TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DETERMINAÇÃO DO TEOR DE VITAMINA C

Por:   •  18/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

BARBARA CORREA DE SOUSA

GABRIEL SERPA JACINTO

LARISSA DA ROCHA

DETERMINAÇÃO DO TEOR DE VITAMINA C

Itajaí

2018

BARBARA CORREA DE SOUSA

GABRIEL SERPA JACINTO

LARISSA DA ROCHA

DETERMINAÇÃO DO TEOR DE VITAMINA C

Relatório apresentado como requisito parcial para obtenção da M3, da disciplina de Biotecnologia do curso de Engenharia Química, pela Universidade do Vale do Itajaí, Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar.

Professor: Pablo A. S. Podlech.

Itajaí

2018

RESUMO

A análise foi realizada nesta prática com a finalidade de determinar o teor de vitamina C no suco de caju. Diante disto, este relatório rediz o procedimento feito, juntamente com os cálculos e resultados obtidos. A vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, ajuda a manter a pele, o tecido conjuntivo e estimula a absorção de ferro no intestino. 

Palavras-chave: Ascórbico. Vitamina. Caju.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

2 OBJETIVOS        6

2.1 Objetivo geral        6

2.2 Objetivos específicos        6

3 PARTE EXPERIMENTAL        7

3.1 Materiais e reagentes        7

3.2 Procedimento experimental        7

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES        9

5 CONCLUSÃO        11

6 REFERÊNCIAS        12


1 INTRODUÇÃO

        A maioria das vitaminas não pode ser fabricada pelo corpo, por isso é necessário obtê-las a partir dos alimentos. Elas dividem-se em dois grupos: solúveis em água (hidrossolúveis) e solúveis em gordura (lipossolúveis). As vitaminas solúveis em água são encontradas em alimentos não gordurosos e ricos em água como frutas e vegetais e as vitaminas solúveis em gordura são encontradas em alimentos gordurosos. Algumas vitaminas, particularmente as vitaminas solúveis em água são perdidas com o passar do tempo. Por esta razão, os alimentos frescos e pouco cozidos têm melhor suprimento de vitaminas. A vitamina C, por exemplo, é destruída pelo calor. 

A vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, ajuda a manter a pele, o tecido conjuntivo e estimula a absorção de ferro no intestino. Os indivíduos que não ingerem vitamina C suficiente desenvolvem o escorbuto que causa fadiga, sangramento e má cicatrização.

A vitamina C tem importante participação na síntese das proteínas, colágeno e elastina. O consumo de alimentos ricos em vitamina C combate a ação dos radicais livres responsáveis pela oxidação das células (oxidação é uma reação química que ocorre quando o oxigênio é utilizado por essas reações químicas em seu corpo, produzindo como subproduto, substâncias potencialmente prejudiciais chamadas radicais livres) evitando rugas, clareando e firmando a pele, previne gripes e resfriados por agir no sistema imunológico e ajuda na absorção de ferro e cálcio pelo organismo.

Ela é solúvel em água e qualquer excesso é excretado pela urina. É encontrada em frutas e vegetais, especialmente em frutas cítricas, tomates, espinafre, batatas e brócolis. Ela é facilmente destruída por calor e luz, portanto esses alimentos devem ser armazenados em local fresco e escuro e preparados de maneira mais rápida possível.

Também é um agente antioxidante natural (substâncias que previnem ou impedem que óleos e gorduras se tornem rançosos) usado em cervejas, bebidas não alcoólicas, leite em pó, frutas e derivados de carne.


2 OBJETIVOS

Neste tópico será apresentado o objetivo geral e os objetivos específicos.

2.1 Objetivo geral

Determinar o teor de vitamina C em alguns produtos alimentícios utilizando a técnica e titulação.

2.2 Objetivos específicos

  • Aplicar os conceitos de estequiometria de reação na resolução de um problema real;
  • Resolver problemas numéricos sobre os aspectos quantitativos das transformações da matéria envolvendo volume, massa e concentração;
  • Calcular o teor de vitamina C do suco de caju.

3 PARTE EXPERIMENTAL

3.1 Materiais e reagentes

        Para realizar a prática, foram utilizados os materiais e reagentes listados abaixo.

  • Solução comercial de iodo 2% m/v;
  • Álcool 96ºGL;
  • Suco de caju;
  • Solução de amido;
  • Balão volumétrico;
  • Proveta de 50 mL;
  • Bureta de 25 mL;
  • Pipeta;
  • Béquer de 50 mL;
  • Erlenmeyer de 125 mL;
  • Solução padrão vitamina C;
  • Solução de amido 1% m/v;
  • Solução de iodo 1% m/v.

3.2 Procedimento experimental

        Inicialmente a bureta foi preenchida com a solução alcoólica de iodo 1% já preparada previamente. Subsequente, a torneira da mesma foi aberta de modo com que a parte de baixo da torneira também haja a solução. Tal método foi realizado colocando um erlenmeyer embaixo da bureta a fim de coletar o resíduo. É importante salientar que não deve haver bolhas no interior da bureta, se isso acontecer, retirá-las batendo lentamente na abertura superior da bureta que deve estar inclinada com a torneira aberta e a solução de iodo sendo recolhida em um recipiente. Por fim, preencher a bureta de maneira que a solução atinja a marca de 0 mL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (150.6 Kb)   docx (599.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com