TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Densidade do álcool e ferro

Por:   •  2/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A densidade é a relação entre a massa (m) e o volume (v). Geralmente a densidade é expressa em gramas por mililitro, mas também pode ser expressa em outras unidades como: g/L, g/cm3, kg/L. Quando se diz que uma solução possui, por exemplo, densidade igual a 0,8 g/mL, isso pode significar também que cada 1 mL da solução tem massa igual a 0,8 g.

Para se medir líquidos são empregados diferentes recipientes, desde provetas e béquers, considerados de baixa precisão, a balões, buretas e pipetas tidas como de maior exatidão. A precisão de uma medida se refere à concordância entre diferentes cálculos de uma mesma medida, exatidão é a concordância entre o valor experimental e o real.

Erros nas medidas geralmente são causados por calibração imperfeita nos aparelhos, ação da tensão superficial sobre as superfícies liquida, dilatações e contrações provocadas pela variação de temperatura, e também pela linha de visão do observador não estar na altura do menisco (erros de paralaxe), entre outros.

MATERIAIS E REAGENTES

• Béquer 100 mL

• Proveta 100 mL

• Conta gotas

• Balança

• Água

• Álcool etilico

• Amomostra solida de ferro

PROCEDIMENTOS

Experimento 1:

Primeiro, pessou-se a proveta de 100 mL na balança analitica, na qual obteve-se 35,83 g na sua massa, logo após, com o auxilio do béquer e do conta gotas colocou- se 50 mL de alcool na proveta, o alcool teve seu menisco côncavo onde consederou-se a parte inferior para leitura de medida. Logo após, pessou-se novamente a proveta contendo 50 mL de alcool, onde obteve-se 78,79 g em sua massa total. Então anotou-se os dados e iniciou-se os cálculos do experimento para encontrar os valores de densidade e seu erro (para cálculo do erro utlizou-se o valor de 0,79 g/mL para seu valor teórico), em seguida subtraindo o pesso total da proveta com alcool pelo peso dela vazia (76,79 – 35,83 = 40,96), aplicou-se os valores nas formulas para chegar aos resuldados. Nesse caso por se tratar de liquido, o resuldado final deve ser representar por g/mL

Experimento 2:

Usou-se uma amostra sólida de ferro que pesada, concluiu-se ter 42,00 g. Com auxílio do béquer e do conta gotas, transferiu-se 40 mL de água para a proveta, onde logo em seguida colocou-se a barra de ferro dentro da proveta com as 40 mL de água, com isso o nivel da água elevou-se para 45 mL, então, subtraiu-se a quantidade final da água ( depois de colocada a barra de ferro) pela quantidade inicial, o resultado deve ser representado em cm³, isso represeta o volume do ferro ( 45 mL – 40 mL = 5 cm³), então, anotou-se e iniciou-se o calculo para densidade e seu erro ( utilizou-se 7.9 g/cm³ para o valor teorico do ferro).

Formula densidade:

d m

v

formula erro%:

v. teorico – v. experimental x 100

Valor teorico

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Experimento 1 ( alcool etilico ):

• Proveta = 35,83 g

• Alcool = 50 mL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com