TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Descoberta Dos Elementos

Resenha: A Descoberta Dos Elementos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Resenha  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

O conceito atual de elemento químico, que é o de uma substância simples formada por somente um tipo de átomo (o que engloba todos os átomos de mesmo número atômico, mas de massas diferentes conhecidos como isótopos) passou por uma grande evolução ao longo de 2.500 anos.

Os próprios Gregos tinham diferentes pontos de vista sobre a constituição da matéria e diferentes filosofias foram desenvolvidas, para explicar a constituição de nosso mundo material. Filosofias porque eram oriundas do pensamento humano e deduzidas a partir de observações subjetivas. A Ciência no sentido como conhecemos hoje, não existia nesta época e acreditava-se que todo o conhecimento do mundo poderia ser desvendado aplicando-se a lógica do pensamento.

Ao mesmo tempo que se acreditava na Grécia que a matéria podia ser infinitamente dividida e constituída de elementos simples como a água, o ar, a terra e o fogo, outros pensadores como Leucipo no século V a.C. e seu discípulo Demócrito (460 a.C- 370 a.C.) acreditavam que a matéria era constituída de partícula muito pequenas e indivisíveis que chamaram de “Átomos”, significando em grego “sem partes”. Estes mesmos filósofos também acreditavam na existência de diversos tipos de átomos, com formas e tamanhos diversos, todos sem cheiro, sabor e cor. Além disso estes átomos podiam se combinar fortemente formando os corpos sólidos; serem constituídos de partículas redondas e com isso formariam os líquidos; ou no caso dos gases, os átomos estariam bastante separados um dos outros, o que permitia moverem no espaço vazio. Apesar deste conceito ser bastante coerente com os fatos observados, foi esquecido por diversos séculos e somente em 1661 o filósofo natural Robert Boyle (1627-1691) publicou em seu livro “Químico Cético” a possibilidade da matéria ser constituída de corpúsculos ou átomos e estes formarem os elementos simples e compostos que conhecemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com