TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Destilação Simples

Por:   •  15/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

DESTILAÇÃO SIMPLES

  1. INTRODUÇÃO

A destilação simples é um dos procedimentos mais comum na purificação de líquidos e consiste, basicamente, na vaporização de um líquido por aquecimento, seguida da condensação do vapor e recolhimento do condensado em um frasco apropriado. O mesmo comportamento é observado com misturas contendo um líquido e uma impureza não-volátil, uma vez que o material condensado não se encontra contaminado com a impureza.
        A função do condensador é de extrema magnitude para realização do procedimento, devido o mesmo permita que a mistura seja aquecida na temperatura de ebulição do solvente sem que esta seja perdida para a atmosfera. O ponto de ebulição é a temperatura em que o vapor e o líquido estão em equilíbrio a uma dada pressão, onde as misturas varia dentro de um intervalo de temperatura que depende da natureza e das proporções dos seus constituintes. Ao passar do estado líquido para o estado gasoso, as moléculas individuais (ou íons) da substância devem separar.
        Em alguns compostos, onde em sua estrutura existe átomos de hidrogênio ligado a um átomo pequeno e extremamente eletronegativo (O, N, ou F) e pares de elétrons não ligantes em outros átomos eletronegativos, formam interações dipolo-dipolo muito forte, onde é conhecida como ligações de hidrogênio, fazendo com que muitos compostos têm pontos de ebulição muito elevados quando consideramos compostos com massa semelhante, isto devido as ligações de hidrogênio serem extremamente forte, necessitando assim, de uma quantidade de energia térmica maior, para o rompimento da interação dipolo-dipolo.
        Quando trabalhos com compostos onde tem apenas interações de Van der Waals, se consideramos uma substância como o hexano, onde as partículas são moléculas não polares, descobrimos no procedimento que tem um ponto de ebulição muito baixo, 67°C. Isto é explicado pelo fenômeno da distribuição de carga em uma molécula não polar, onde, devido ao movimento dos elétrons, a carga não pode ser uniformemente distribuída, ou seja, os elétrons podem, em um instante, estar ligeiramente concentrados em uma parte da molécula e como consequência, um pequeno momento dipolo ocorrerá.
        Os compostos orgânicos nem sempre são obtidos na sua forma pura, com isto, na maioria das vezes são acompanhados de impurezas. Um dos processos utilizados para purificação de compostos orgânicos líquidos é a destilação. O procedimento baseia-se nas diferenças entre temperaturas de ebulição das substâncias envolvidas no processo de destilação, em que para a purificação de compostos, onde apresente mais de um volátil, se faz a necessidade da destilação fracionada, onde para a simples, apenas um composto deve ser volátil.

  1. OBJETIVO

Identificar o composto que foi escolhido aleatoriamente a partir do ponto de ebulição.

  1. MATÉRIAIS E MÉTODOS
  2. PROCEDIMENTO

  1. RESULTADOS E DISCURÇÕES

A temperatura do em que o líquido, o hexano, começou a ser destilado foi 67° C.

SUBSTÂNCIA                        PONTO DE EBULIÇÃO

 HEXANO (CH3(CH2)4CH3)                67°C

  1. CONCLUÇÃO

Portanto, pode-se verificar a eficácia da destilação simples e também o quão o procedimento é descomplicado para a realização de purificação de compostos orgânicos, identificação de compostos, separação de compostos e dentre outros meios que podem ser utilizados. Neste procedimento, identificamos o composto hexano, a partir do seu ponto de ebulição, onde obtivermos 67°C.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com