TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Destilação de Etanol

Por:   •  28/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

A etapa de destilação precisa ser feita pois após a fermentação obtém-se um vinho fermentado que contém apenas 10% do álcool, o restante basicamente é composto de água, sendo assim precisa ser destilado para que a separação seja realizada. Sucintamente a etapa da destilação é realizada para a separação de substâncias voláteis e condensáveis. As substâncias desse vinho apresentam diferentes grais de volatidade como a água, o etanol, metanol e álcool superiores, ácido acéticos, estéres e gás carbônico. Para que o processo destilação aconteça são separados em três grupos, a cabeça, que contém os componentes com maior índice de volatidade, o coração que basicamente é constituído do etanol e a cauda, que é constituída de agentes menos voláteis. O vinho que vem da fermentação é colocado em colunas, onde o líquido é aquecido até evaporar, o líquido possui em sua composição real de 7° a 10°GL de álcool, no restante encontramos componentes como a água onde seu teor ocupa 89% a 93% do total, glicerol, furfural,, aldeído acético, ácidos succínio e acéticos representam o restante da composição do vinho.

O álcool presente no vinho é recuperado através da destilação, utilizando de diferentes pontos de ebulição das substâncias voláteis para que as mesmas sejam separadas devidamente. O processo é realizado através de sete colunas, que são distribuídas em quatro troncos, sendo: a destilação, a retificação, a desidratação e recuperação de desidratante. No processo da destilação, o líquido é colocado em três colunas, sendo A, A1 e D, nesse momento o etanol é separado do restante, eliminando impurezas. O líquido é alimentado pela coluna A1, onde sofre a epuração, sendo a flegma retirada no fundo desta e enviada à coluna B. Os voláteis, são concentrados na coluna D e retirados no seu topo, sendo condensados em dois condensadores o R e R1 onde uma fração deste líquido (90% a 95%) retorna ao topo da coluna D e a outra é retirada como álcool de 2ª, com graduação de aproximadamente 92°GL, ou retornado à dorna volante.

Uma das colunas utilizadas precisa esgotar o máximo de álcool do produto, gerando a substância conhecida como vinhaça, que é retirada aproximadamente 13 litros para cada 1 litro de álcool que foi produzido, sua composição basicamente é água, sais sólidos em suspensão e solúveis. O aquecimento da coluna B é realizado através da injeção de vapor no fundo dessa coluna, sua finalidade é a concentração da flegma a uma graduação de aproximadamente 96°GL e a purificação do líquido, sendo retirada como álcool já hidratado que é o processo final da destilação e da retificação, porém contém ainda em sua composição á água, atingindo um teor da ordem de 96°GL.

O álcool passara ainda por um processo de desidratação, para retirada da água. Nesse momento será utilizado uma coluna para desidratação, no topo teremos o ciclohexano a ser alimentado e o álcool desidratado a um terço abaixo do topo da coluna. Neste processo , o ciclohexano com a água forma uma mistura ternária com um ponto de ebulição de 63°C. Este menor ponto de ebulição da mistura comparado ao do álcool, faz com que a água seja retirada e o líquido passe a ter um teor alcoólico de 99,3% p/p.

6

Para a produção do etanol hidratado é necessário um conjunto de três

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com