TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Destilação do vinho

Por:   •  22/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.629 Palavras (7 Páginas)  •  739 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade do Estado do Amazonas

Escola Superior de Tecnologia

Curso de Bacharelado em Química

Ponto de Ebulição: Destilação do Vinho

Aluno: José Julian Alves Bremgartner

Professora: Cláudia Cândida Silva

Manaus-AM

2015

1. Introdução

Abordar-se-á neste relatório sobre um dos conceitos mais utilizados nos laboratórios de Química, o ponto de ebulição. Além de apresentar um procedimento que envolve o ponto de ebulição, a destilação, cujo processo é muito utilizado nas indústrias, como por exemplo, na indústria petroquímica, para obter os derivados do petróleo, entre outros produtos.

Segundo Kotz (2010), o ponto de ebulição de um líquido é a temperatura na qual a pressão do vapor é equivalente à pressão externa, por acaso se essa pressão for de 760 mm de Hg, a temperatura é denominada ponto de ebulição normal. O ponto de ebulição da água é de 100º C, onde em alguns lugares do Brasil, a água ferve nesta temperatura ou próximo a ela.

Segundo Kotz (2010), em alguns lugares onde a pressão barométrica é menor do que 760 mm de Hg, a água irá ferver a uma temperatura mais baixa. Os pontos de ebulição variam muito, como exemplo temos alguns compostos: o etanol (CH3-OH) possui um ponto de ebulição próximo a 78, 37º C. O ponto de ebulição do metano (CH4) é de -161, 5º C e o do ácido clorídrico (HCl) é de -84, 8º C.

Segundo Alfonso-Goldfarb (1987), a destilação é um processo na qual sua referência é o ponto de ebulição dos compostos químicos, é adequadamente explicada pela ideia de que a matéria é formada por partículas que se movimentam e interagem. O fracionamento do petróleo, a obtenção de álcoois e a extração de essências são apenas alguns exemplos de processos em que a destilação é empregada na indústria.

Segundo Alfonso-Goldfarb (1987), a destilação nem sempre foi considerada uma operação de grandes proporções. Desde suas origens e durante um longo período, a destilação estaria relacionada somente para a preparação de líquidos milagrosos e à obtenção da pedra filosofal, onde os alquimistas acreditavam obter o elixir que promoveria a cura de todas as doenças, além de transformar os metais em ouro. Seria também por meio da destilação que os alquimistas extrairiam as essências de vegetais, minerais e partes de animais, obtendo-se dessa forma puríssimos e poderosos medicamentos.

De acordo com Brewster (1970), a destilação é um processo na qual um líquido é aquecido à ebulição com o auxílio de um equipamento adequado, onde seus vapores são resfriados e recolhidos. Este procedimento é utilizado para separar misturas de líquidos, líquidos de sólidos, e, mais raramente, sólidos de sólidos. Com a evaporação do líquido, surge uma pressão de vapor, dependendo tipo de substância e da temperatura.

De acordo com Brewster (1970), substâncias com uma determinada diferença de pontos de ebulição, que deve ser superior a 80º C podem ser separados eficientemente por meio de uma destilação simples. Quando a diferença for menor que 80º C, utiliza-se a destilação fracionada. A destilação simples consiste em separar misturas homogêneas, e é utilizada quando há interesse nos dois compostos que são submetidos a tal processo.

Segundo Stefani (1976), a destilação simples, geralmente, consiste em separar um sólido e um líquido de uma mistura homogênea. O líquido é aquecido, até que esteja na forma de vapor, e o mesmo é condensado, pelo condensador. A destilação fracionada consiste no aquecimento de uma mistura de dois ou mais líquidos. A solução é aquecida e separa-se primeiramente o líquido com o ponto de ebulição menor, em seguida separa-se o líquido com o ponto de ebulição maior.

Segundo Stefani (1976), misturas azeotrópicas são sistemas que se comportam como líquidos puros, ou seja, apresentam ponto de ebulição constante. O ponto de ebulição pode estar abaixo ou acima do ponto de ebulição dos componentes. Os componentes dessas misturas não podem ser separados por destilação, pois o vapor e o líquido em equilíbrio apresentam a mesma composição.

Segundo Solomons (2000), misturas eutéticas são sistemas de compostos ou elementos químicos, na qual o ponto de fusão é o mais baixo possível, ou seja, durante um resfriamento, uma fase líquida se transforma em, pelo menos, duas fases sólidas, uma conhecida como matéria eutética e temperatura, chamada de temperatura eutética.

De acordo com Stefani (1976), misturas de líquidos com pontos de ebulição entre 40-150º C são destilados, geralmente, em aparelhagem para destilação simples, desde que a diferença entre seus pontos de ebulição sejam maiores sejam maiores que 80º C. O vapor que é gerado no aquecimento envolve o termômetro, passa para o condensador, cuja função é condensar o vapor proveniente do balão, e é recolhido pela vidraria que coleta o líquido destilado. O bulbo do termômetro deve estar em contato com a saída do vapor. O preenchimento do condensador é feito pela parte inferior, para que haja um total preenchimento e assim um resfriamento uniforme por todo o condensador, mantendo constante o fluxo de água.

De acordo com Stefani (1976), para evitar que o líquido no balão sofra um aquecimento bastante elevado, são adicionadas pérolas de vidro, cujas superfícies porosas proporcionam uma ebulição controlada. A velocidade da destilação deve ser de aproximadamente 1 a 3 gotas de condensado por segundo, para manter-se uma boa temperatura de equilíbrio líquido-vapor.

De acordo com Stefani (1976), a destilação muito rápida ocasiona um aquecimento muito elevado do vapor e erro na leitura do ponto de ebulição. Para obtenção de um produto mais puro, descarta-se uma pequena quantidade da fração inicial e final do condensado e destila-se até que a leitura do ponto de ebulição aumente 2-3º C acima do valor constante observado.

2. Objetivos

Objetivo Geral:

- Compreender o funcionamento do processo de destilação simples.

Objetivos específicos:

- Executar a separação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com