TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Destilação simples e fracionada

Por:   •  23/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.018 Palavras (9 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

Curso: Engenharia Química

Valor do Relatório: 10,0 Pontos

Disciplina: Química Orgânica

Datas dos Experimentos: 16/04/2018

 e 15/05/2018

Professor(a): Flávia Alexandra

Recebido em:  21/05/2018

Alunos(as):

Amanda Telles Macedo

Larissa de Lima Izidorio

Tássia Regina Lopes da Motta

Matrículas:

5900955

5900926

5900938

Experimentos N0 04 e 05: Destilação simples e fracionada

  • Objetivo
  • Simples: Separação de um líquido de uma substância não volátil ou de dois líquidos que possuem uma diferença no ponto de ebulição maior do que 80°C.

  • Fracionada: Separação de dois líquidos onde a diferença entre os pontos de ebulição é menor do que 80°C.
  • Fundamento Teórico
  • Simples: É usada na purificação de líquidos através de vaporização de um líquido por aquecimento seguido da condensação do vapor formado. É um método rápido de destilação, e deve ser usado sempre que possível - é uma técnica rápida, fácil e, se respeitado seus limites, eficaz.

Quando uma substância pura é destilada à pressão constante, a temperatura do vapor permanece constante durante toda a destilação. O mesmo é observado com as misturas contendo um líquido e uma impureza não volátil, uma vez que o material condensado não está contaminado pela impureza.

No caso de misturas líquidas homogêneas (soluções ideais), a pressão total do vapor, a uma determinada temperatura, é igual à soma das pressões parciais de todos os componentes. A pressão parcial de cada componente é dada pela lei de Raoult:

Onde P0A é a pressão de vapor do componente A puro e XA é a fração molar de A na mistura. A composição de vapor da mistura em relação a cada componente depende também das pressões parciais, segundo a lei de Dalton:

Onde XA é a fração molar do componente A na fase vapor. A combinação das leis de Dalton e Raoult revela que, para uma mistura ideal, o componente mais volátil tem maior fração molar na fase vapor do que na fase líquida em qualquer temperatura.

Um salto brusco na temperatura indicada no termômetro marca o fim da destilação daquele líquido e o início da do seguinte. É possível, desta maneira, recolher separadamente os constituintes da mistura original, substituindo os balões de recolhimento, conforme as indicações do termômetro.

  • Fracionada: É usada para purificar misturas em que a composição do vapor é cada vez mais rica no componente mais volátil. Neste caso, é necessário um aparelho mais sofisticado e um pouco mais de tempo. A principal diferença no aparelho de destilação fracionada é a presença de uma coluna de fracionamento.

O princípio básico é fazer com que os vapores percorram o trajeto mais difícil e longo possível. Dessa maneira, o vapor do líquido menos volátil condensa-se com maior facilidade em contato com as paredes frias da coluna, retornando ao balão. Ao mesmo tempo, o líquido mais volátil é completamente destilado.

Na realidade, a função da coluna é possibilitar uma série de evaporações e condensações sucessivas, em operações que são favorecidas pela troca de calor entre o vapor quente que sobe e o líquido mais frio que desce. Uma coluna será tanto mais eficiente quanto maior a superfície interna de contato que oferecer entre líquido e vapor. Quanto menor a diferença entre os pontos de ebulição dos líquidos, maior deverá ser a altura coluna ou a área de contato. Com esta finalidade existe a coluna de Vigreux, constituído por um tubo de vidro com reentrâncias. Existem vários tipos de coluna de fracionamento, as mais comuns são: Vigreux e Hempel.

  • Materiais e Reagentes

  • Simples:

Reagentes

Materiais

Solução de cloreto de sódio (NaCl)

Balão de fundo redondo

Solução de nitrato de prata (AgNO3)

Cabeça de destilação

Condensador

Funil de vidro

Garras e mufas

Mangueira de latéx

Manta aquecedora

Pérolas de vidro

Proveta

Suporte universal

Termômetro

Unha de destilação

  • Fracionada:

Reagentes

Materiais

Solução de Butanol/Etanol 1:1

Balão de destilação

Cabeça de destilação

Coluna de fracionamento de Vigreux

Condensador

Funil de vidro

Garras e mufas

Mangueira de latéx

Manta aquecedora

Pérolas de vidro

Proveta

Suporte universal

Termômetro

Unha de destilação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (319.7 Kb)   docx (177.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com