TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Destilação Simples e Fracionada

Por:   •  14/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.978 Palavras (8 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO[pic 1]

CURSO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS

DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA I

Relatório de aula prática

Prática nº 01: Destilação Simples e Fracionada

Alunos: Adrielly Caroline Alves Soares Freire

             Daniela Pereira Rodrigues Lima

             Ingrid de Fátima Franco Pereira

             Roger Victor Batista da Silva

   

Prof. Diesley Martins

Ituiutaba-MG

04/10/2018


ADRIELLY CAROLINE ALVES SOARES FREIRE

DANIELA PEREIRA RODRIGUES LIMA

INGRID DE FÁTIMA FRANCO PEREIRA

ROGER VICTOR BATISTA DA SILVA

Relatório de aula prática

Prática nº 01: Destilação Simples e Fracionada

Relatório de aula pratica nº 01 apresentado à disciplina de Química Orgânica I do Curso de Tecnologia em Processos Químicos, do Instituto Tecnológico Federal do Triangulo Mineiro – Campus Ituiutaba.

Prof. Diesley Martins

Ituiutaba-MG

04/10/2018


Sumário

1. OBJETIVOS        4

2. INTRODUÇÃO        4

3. MATERIAIS        6

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        7

5. RESULTADOS E DISCUSSÕES        8

6. COLNCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10


  1. OBJETIVOS

Obter experiência no procedimento de destilação simples e fracionada.

Destilar uma solução homogenia de água e álcool, observando as principais diferenças entre os processos de destilação simples e fracionada.

  1. INTRODUÇÃO

Destilação é um dos processos de separação de componentes de uma solução mais utilizados tanto a nível laboratorial quanto industrial, e serve para purificar as correntes dos processos. A destilação pode ser classificada em destilação simples ou destilação fracionada.

Solução é uma mistura formada por duas ou mais substâncias, chamadas de componentes, em que encontra-se o componente soluto e o componente solvente. Soluto é a substância que pode ser dissolvida enquanto o solvente é a substância que permite a dispersão de outra substância, no caso o soluto. As soluções podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas se dá pelo fato da solução homogênea apresentara apenas uma única fase enquanto a solução heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. Fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme.

A destilação simples é uma das operações de uso mais comum na purificação de líquidos e consiste, basicamente, na vaporização de um líquido por aquecimento, seguida da condensação do vapor formado. Quando uma substância pura é destilada à pressão constante, a temperatura do vapor permanece constante durante toda a destilação. O mesmo comportamento é observado em misturas contendo um líquido e uma impureza não volátil, uma vez que o material condensado não está contaminado pela impureza. A destilação simples só deve ser usada na purificação de misturas líquidas onde somente um dos componentes seja volátil, ou a diferença entre os pontos de ebulição das substâncias seja maior que 30ºC. De forma geral a destilação simples é mais utilizada na separação de líquidos e substâncias sólidas.


Figura 1 – Sistema de destilação simples

[pic 2]

A destilação fracionada é o método de separação utilizado para separar um componente líquido dissolvido em outro líquido. Durante o processo, ambos os materiais líquidos passam para o estado gasoso. A separação é possível porque um gás sempre apresenta densidade diferente em relação ao outro.

Figura 2 – Sistema de destilação fracionada

[pic 3]

A separação dos componentes de uma substância por meio da destilação só é possível se os diferentes componentes possuírem volatilidade diferentes ou seja, pontos de ebulição diferentes. Estas diferenças estão necessariamente relacionadas com diferenças nas forças intermoleculares de cada componente, dependentes das respectivas estruturas moleculares, o que conduz a pressão de vapor diferentes para vários componentes da mistura. Pressão de vapor é uma medida da volatilidade de uma substância. Substâncias com alta pressão de vapor são mais voláteis, enquanto que substância com baixa pressão de vapor são substância pouco voláteis. A volatilidade por sua vez depende da natureza química da substância e está intimamente relacionada com as forças que mantêm as moléculas unidas, forças de Van der Waals

A destilação é uma operação de separação que consiste na produção de vapores através da adição de calor a uma corrente alimentada ao processo e tem sua força motriz de separação baseada na diferença da volatilidades relativas dos componentes da mistura a ser separada.

A destilação baseia-se no fato de que quando se processa a vaporização parcial de uma mistura (aquecendo-a até á ebulição), produz-se um vapor mais rico nos componentes de menor ponto de ebulição do que a mistura inicial, enquanto o liquido que em cada instante ainda se mantém no recipiente, vai ficando cada vez mais rico nos componentes menos voláteis, de maior ponto de ebulição. Utiliza-se pedaços de porcelana para diminuir os efeitos da ebulição. O vapor produzido é normalmente condensado, obtendo-se assim dois líquidos: o que está no balão (resíduo), ricos em componentes menos voláteis, e o condensado (destilado), rico em componentes mais voláteis da mistura inicial.

  1. MATERIAIS E REAGENTES
  • Béquer;
  • Cabeça de destilação, coluna de destilação fracionada, condensador;
  • Balão de destilação;
  • Manta térmica;
  • Suporte universal, garra, tripé;
  • Mangueiras, rolhas;
  • Termômetro
  • Álcool etílico 99,5%
  • Água destilada.

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
  • Destilação simples

 Adicionou-se ao balão de destilação as pedras de ebulição e a mistura (40 mL de água e 40 mL de álcool) a ser destilada, depois foi montado um sistema de destilação simples, e se iniciou o aquecimento do sistema.

 Durante o aquecimento foi observado que a temperatura ficou constante, anotou-se essa temperatura e logo em seguida quando a temperatura começou subir rapidamente trocou-se o béquer. Isso indica que o primeiro componente da mistura foi coletado.  A fração a ser recolhida no segundo processo contém uma mistura dos dois líquidos. Quando a temperatura estabilizou de novo, trocamos novamente o béquer e recolhemos o segundo líquido; anotou-se a temperatura. Em seguida foram realizados testes para avaliar se a destilação foi bem sucedida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (315.1 Kb)   docx (211.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com