TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Determinação de Ácido Acético

Por:   •  22/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.420 Palavras (6 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Ministério da Educação

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ
















Determinação de Ácido Acético em Vinagre




Relatório apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Química Analítica Experimental II, no Curso de Licenciatura em Química, no Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Duque de Caxias.

                                                                         Prof. Fernanda Faria Martins












Curso de licenciatura em Química 

Alunos (as): Anne Elouize e Michelle Duarte

                 


Sumário

Introdução        5

Objetivo        6

Materiais e reagentes        6

Procedimentos        6

Discussão        7

Conclusão        10

Bibliografia        11


Introdução

O vinagre é considerado um condimento que tem como principal finalidade atribuir gosto e aroma aos alimentos, também é utilizado para conservar alimentos como, vegetais e outras substâncias, atribuindo-lhes gosto agradável, apresentando utilidade como amaciante de carnes temperadas e legumes em conservas (BORTOLINI et al., 2001).

O grau alcoólico do vinagre representa o resíduo do processo de acetificação. Todo vinagre deve ter um pouco de álcool, caso contrário as bactérias acéticas, na ausência de um substrato alcoólico, podem degradar o ácido acético produzido com prejuízo para o próprio vinagre. A legislação brasileira estabelece em 1,0% v/v o teor alcoólico máximo para o vinagre.     

Sua acidez volátil corresponde ao teor de ácido acético que é o componente mais importante do vinagre. Ele é obtido basicamente pelos processos de oxidação do etanol (sinteticamente) ou de fermentação (biologicamente). No entanto, a fonte de etanol pode vir de várias origens, como cana de açúcar, uva, mel, laranja, maça entre outras.

O ácido acético do vinagre é, entre os ácidos orgânicos, o mais dissociável, de onde resulta sua ação favorável à digestão. Devido ao baixo peso molecular do ácido acético, o vinagre é considerado um produto superior em relação aos outros alimentos ácidos cuja molécula apresenta maior complexidade estrutural e, assim sendo, de mais difícil solubilidade e absorção.

De acordo com a legislação brasileira 745, de 24 de outubro de 1977, o vinagre para consumo deve ter um teor mínimo 4% e no máximo de 6% de ácido acético. Além desses parâmetros analíticos, a legislação brasileira estabelece que o vinagre de vinho deve apresentar-se límpido e com características sensoriais próprias.

É proibido pela legislação brasileira utilizar ácido acético de síntese para elaboração de vinagre, assim como a designação de vinagre de vinho para fermentados acéticos de outras frutas. O enquadramento analítico do vinagre de vinho, aos padrões estabelecidos pela legislação brasileira, é facilmente obtido, pois os limites são amplos(EMBRAPA,2006).

Objetivo

Calcular a acidez do vinagre em termos de %m/m de ácido acético e comparar com a acidez informada no rótulo do produto.  

Materiais e reagentes

Argola 

Béquer

Funil 

Balança analítica 

Garra para bureta

Água deionizada

Suporte vertical

Balão volumétrico

Proveta de 15 mL

Bureta de 25,00 mL

Frasco plástico de 1L

Solução de NaOH  aprox. 0,1 N

Pipeta volumétrica de 15 ml

Vinagre

Pera

Fenolftaleína

Bastão de vidro

Procedimentos

  1. Preparo da amostra de Vinagre

Em uma proveta de 50 mL, previamente rinsada com a amostra, foram transferidos 50ml de vinagre. Em um béquer, foi pesado por adição, os 50mL de vinagre que estavam na proveta. Em seguida a amostra foi transferida quantitativamente para um balão volumétrico de 250 mL, com o auxílio de um funil e um bastão de vidro.  

O balão volumétrico foi avolumado com água deionizada, separado e devidamente identificado.  

 

  1. Titulação da amostra com hidróxido de sódio.

Um béquer foi rinsado três vezes com a solução de vinagre preparada e em seguida uma certa quantidade da solução foi adicionada ao béquer. Foi retirado do béquer através de uma pipeta volumétrica 15,00 mL, também previamente rinsada 3 vezes com a solução, e foi aferida. Os 15,00 mL da solução presentes na pipeta foram adicionados a um erlenmeyer, acrescentado água deionizada até cerca de 100mL e adicionado 5 gotas de fenolftaleina.    

Uma bureta de 25,00 mL foi rinsada com a solução de hidróxido de sódio e preenchida até um pouco acima do zero e em seguida foi zerada. Foi observado se houve formação de bolhas de ar ou possíveis vazamentos.

A bureta foi colocada em um suporte universal, O erlenmeyer foi colocado abaixo da bureta. Em seguida a torneira da bureta foi aberta aos poucos com o erlenmeyer sendo agitado até o ponto final da titulação. A leitura do volume gasto na bureta foi realizada. A titulação foi realizada em triplicata e foi realizado também o ensaio em branco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (168.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com