TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dureza de Metais

Por:   •  13/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.312 Palavras (6 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 6

Dureza

A dureza é uma medida da resistência de um material a uma deformação plástica localizada (por exemplo, uma pequena impressão ou um risco). A dureza de um material é a medida que calcula o quanto um material sólido resiste quando uma força é aplicada sobre ele. No caso da dureza de metais, usamos três escalas para medição, que são: a escala de dureza Brinell, a escala Rockwell e a escala de microdureza de Knoop e de Vickers.

Técnicas quantitativas para a determinação da dureza foram desenvolvidas ao longo dos anos, nas quais um pequeno penetrador é forçado contra a superfície de um material a ser testado, sob condições controladas de carga e taxa de aplicação. O método mais comum de obtenção do valor de dureza é medir a profundidade ou área deixada por um instrumento de endentação de formato específico sobre o material, usando-se para tal uma força definida, aplicada durante um tempo específico. A medida da profundidade ou do tamanho da impressão resultante é relacionada a um número índice de dureza; quanto mais macio o material, maior e mais profunda é a impressão e menor é o número do índice de dureza. As medidas são apenas relativas (e não absolutas) e deve-se tomar cuidado ao se comparar valores determinados segundo técnicas diferentes.

        Ensaios de dureza são realizados com mais frequência do que os outros, e alguns dos motivos para isso, são:

• Ensaios mais simples e baratos;

• Rapidez na execução;

• Ensaio não destrutivo;

• Outras propriedades mecânicas podem ser estimadas a partir de dados obtidos para ensaios de dureza, como limite de resistência e tração.

Dureza de Rockwell

        O método mais utilizado para medir a dureza, é o ensaio de dureza de Rockwell, devido a sua rapidez e facilidade de execução, além de não sofrer interferências por erro humano e pela facilidade em detectar pequenas diferenças de durezas em pequenos tamanhos de impressão. Este método permite avaliar a dureza de metais diversos, desde os mais moles até os mais duros. Os penetradores incluem bolas de aço esféricas e endurecidas, com diâmetros de 1/16, 1/8, 1/4 e 1/2 polegada, e um penetrador cônico de diamante (brale), que é usado para os materiais mais duros. Neste sistema, o número do índice de dureza é determinado pela diferença na profundidade de penetração, o que resulta da aplicação de uma carga inicial menor seguida por uma carga principal maior, ou seja, a carga é aplicada em etapas: primeiro se aplica uma pré-carga, garantindo um contato firme entre o penetrador e o material a ser analisado, e somente depois é feita a aplicação da carga do ensaio propriamente dita. Nesses casos, a carga menor é de 10kg, enquanto as cargas principais são de 60, 100 e 150 kg. Já nos ensaios superficiais, que são realizados com frequência para os corpos de prova mais finos, a carga menor é de 3 kg, e os valores possíveis para a carga principal são de 15, 30 e 45 kg.

O grau de dureza é apresentado num mostrador acoplado à máquina de ensaio, de acordo com a escala pré-determinada e adequada à faixa de dureza do material. O valor indicado na escala do mostrador é o valor da dureza Rockwell. Este valor corresponde à profundidade alcançada pelo penetrador, subtraídas a recuperação elástica do material, após a retirada da carga maior, e a profundidade decorrente da aplicação da pré-carga.

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

Os penetradores utilizados na máquina de ensaio de dureza Rockwell são do tipo esférico (de aço temperado) ou cônico (diamante com 120º de conicidade). Quando se utiliza o penetrador cônico de diamante, deve-se fazer a leitura do resultado na escala externa do mostrador, de cor preta. Ao se usar o penetrador esférico, faz-se a leitura do resultado na escala vermelha. Nos equipamentos com mostrador digital, uma vez fixada a escala a ser usada, o valor é dado diretamente na escala determinada.

[pic 4]

        O número de dureza Rockwell deve ser seguido pelo símbolo HR, com um sufixo que indique a escala utilizada. Por exemplo, a interpretação do resultado 64HRC:

• 64 é o valor de dureza obtido no ensaio;

• HR indica que se trata de ensaio de dureza Rockwell;

• a última letra, no exemplo C, indica qual a escala empregada.

Para cada escala, a dureza pode variar até 130; contudo à medida que os valores de dureza se encontram acima de 100 ou caem abaixo de 20 em qualquer escala, eles se tornam muito imprecisos.

A profundidade que o penetrador vai atingir durante o ensaio é importante para definir a espessura mínima do corpo de prova. De modo geral, a espessura mínima do corpo de prova deve ser 17 vezes a profundidade atingida pelo penetrador. Entretanto, não há meios de medir a profundidade exata atingida pelo penetrador no ensaio de dureza Rockwell.

A seguir, representação esquemática da profundidade produzida por um penetrador cônico de diamante.

[pic 5]

Dureza de Brinell

        Nos ensaios de dureza de Brinell, um penetrador esférico e duro é forçado contra a superfície do metal a ser testado. O ensaio não deve ser realizado em superfícies cilíndricas com raio de curvatura menor que 5 vezes o diâmetro da esfera utilizada, pois haveria escoamento lateral do material e a dureza seria menor que a real. O diâmetro do penetrador de aço endurecido (ou carbeto de tunsgênio) é de 10 mm, e as cargas padrões variam entre 500 e 3000 kg, em incrementos de 500 kg. Durante um ensaio, a carga é mantida constante por um tempo específico, que pode variar entre 10 e 30 s. O índice de dureza Brinell é indicado pelas letras HB, e é uma função tanto da magnitude da carga como do diâmetro da impressão resultante, que é medido com um microscópio especial, utilizando uma escala que está gravada na sua ocular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (313 Kb)   docx (222.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com