TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Espectroscopia de absorção atômica

Por:   •  7/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

1. Introdução

A espectroscopia de absorção atômica (AAS) é hoje uma técnica largamente difundida e emprega da para determinar quali e quantitativamente a presença de metais nos mais diversos tipos de amostras.

A técnica utiliza basicamente o principio de que átomos livres (estado gasoso) gerados em um atomizador são capazes de absorver radiação de freqüência especifica que é emitida por uma fonte espectral; e esta absorção é dependente da concentração dos mesmos, a quantificação obedece desta forma, os princípios da lei de Beer.

2. Reagentes

• Solução padrão de 100mg/L de Zinco;

• Ácido nítrico concentrado;

• Peróxido de hidrogênio;

• Água desioni zada;

• Solução de ácido nítrico a 50%.

3. Metodologia

3.1-Preparo da amostra

As amostras de castanha do Pará foram primeiramente liofilizadas e trituradas e posteriormente digeridas.

Para digestão das polpas das frutas, foram pesadas0, 4g de cada amostra em replicata e em seguida adicionou-se 3 ml de HNO3 concentrado com 1 mL de H2O2 305 (v/v). As amostras foram digeridas em bloco digestor a 180°C durante 12h. Em seguida os digeridos foram transferidos para frascos volumétricos de 50 ml e aferidos a 50 mL com água desionizada. O branco analítico consistiu da mistura oxidante (HNO3 e H2O2) sem presença de amostra. A acidez final em cada amostra foi de 8% (v/v).

3.2-Preparo da curva de calibração

Para a construção da curva de calibração de Zinco nos valores de 0;0,5;1 e 1,5 mg/L foi calculado os valores de uma solução padrão de 100mg/L de zinco que foram adicionadas a fada balão volumétrico de 50mL.

Foi adicionado 5 ml de uma solução de ácido nítrico a 50% em cada balão volumétrico e completado o volume com água desionizada para que as curvas construídas estejam em meio HNO3 5% (v/v).

3.3-Execução da analise

A análise foi feita aspirando-se a solução amostras da mesma forma como foram feitas pára as soluções padrões da curva de calibração para posterior leitura de suas absorbâncias características que deve estar dentro da área da curva de calibração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com