TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução do Modelo Atômico

Por:   •  20/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

        Com a necessidade de explicar a estrutura dos átomos foram surgindo ao longo da História diversos modelos atômicos, aprimorando os conceitos anteriores.

        Segundo a História os primeiros a idealizarem a existência dos átomos foram os filósofos gregos Leucipo e Demócrito. No século V a.C. chamaram a menor parte da matéria de átomo, que vem do grego a (não) e tomo (partes).

        Em 1803, surgiu o modelo atômico de Dalton “Modelo bola de bilhar”, retomando as ideias de Leucipo e Demócrito, Dalton propôs o seguinte:

        “A matéria é formada por átomos, que são partículas minúsculas, maciças, esféricas e indivisíveis.”.         

        Segundo Dalton os átomos eram diferenciados apenas pela massa, tamanho e propriedades.

        Em 1898, surgiu o modelo atômico de Thomson “Modelo pudim de passas”. Ele descobriu que existiam partículas negativas que compunham a matéria, hoje conhecida com elétrons, ou seja, Dalton estava errado pois o átomo é composto de partículas menores, sendo assim divisível.

        A Teoria de J. J. Thomson era: “O átomo é constituído de uma partícula esférica de carga positiva, não maciça, incrustada de elétrons (negativos), de modo que sua carga elétrica total é nula.”

        Em 1911, surgiu o modelo atômico de Rutherford “Modelo nuclear” Rutherford percebeu que havia espaço vazio no átomo contrariando os modelos de Dalton e Thomson que consideravam o átomo maciço.

        A Teoria de Rutherford era: “O átomo é descontínuo e é formado por duas regiões: o núcleo e a eletrosfera. O núcleo é denso e tem carga positiva, ou seja, é constituído de prótons. A eletrosfera é uma grande região vazia onde os elétrons ficam girando ao redor do núcleo.”

        Em 1932, o nêutron foi descoberto pelo cientista Chadwick assim o modelo de Rutherford passou a ter os nêutrons no núcleo junto aos prótons.

        Em 1913 surgiu o modelo atômico de Bohr “Modelo planetário”. Niels Bohr aprimorou o modelo de Rutherford criando diversos postulados.

        A Teoria de Niels Bohr era: “Os elétrons movem-se em órbitas circulares, e cada órbita apresenta uma energia bem definida e constante (nível de energia) para cada elétron de um átomo.”

        Em 1926 surgiu o modelo atômico quântico “Modelo nuvem eletrônica”. O núcleo do átomo é composto por prótons e nêutrons e ao redor do núcleo há uma nuvem de elétrons. Sendo que os elétrons se movimentam em orbitais no espaço tridimensional. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com