TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Extração Contínua

Por:   •  12/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DE PRÁTICA: “extração contínua”

 [pic 1]

  1. INTRODUÇÃO

A extração contínua consiste em extrair de um produto sólido natural, usando de base um solvente que, seletivamente, dissolve o composto desejado, separando-o do indesejado.

A eficiência do método depende das propriedades e natureza do material a ser extraído, polaridade do solvente, ligação dos materiais de interesse com outros componentes, circulação do solvente através da amostra, tamanho das partículas, umidade da amostra, velocidade de refluxo e quantidade relativa de solvente. Sendo também comumente utilizada nos casos onde a solubilidade do soluto é baixa, ou quando é necessário maximizar a extração do soluto.

Na prática em questão, utilizou-se o etanol ( figura 1 ) como solvente e, por escolha do grupo, pétalas de flor como amostra a ser extraída.

 

 

[pic 2]

 

 

Figura 1 : Estrutura química do etanol. [1]

 

 

 

  1. OBJETIVO

Realizar a separação do composto orgânico por meio de extração solido-líquido, e extrair o composto orgânico da fase aquosa.

 

  1. RESULTADOS & DISCUSSÃO

 

Para realização do primeiro experimento, referente a parte de extração contínua, separou-se um suporte e, em cima dele, colocou uma manta de aquecimento. Em seguida, pegou-se um balão de destilação, colocou dentro dele 5 bolinhas de vidro ( essas que possuem a função de quebrar a tensão superficial do  líquido e impedir uma possível projeção ), e o encaixou na manta anteriormente posicionada. Posteriormente, pegou-se duas mufas, duas garras e um extrator. Prendeu-se uma garra em cada mufa e as mufas no suporte. Uma das garras ficou responsável por segurar o balão e o outro pelo extrator, que foi encaixado no balão. Paralelamente, pegou-se as pétalas da flor, escolhida anteriormente como amostra pelo grupo, e as colocou dentro de uma bolsinha de filtro. Essa bolsa foi inserida dentro do extrator e impulsionada para baixo com a adição de etanol, esse que também é responsável por atuar como reagente no experimento. Dando continuidade, foi pego um condensador e o prendeu na entrada do extrator. Por fim, pegou-se duas mangueiras para que a água pudesse entrar e sair do sistema, logo, uma foi ligada no extrator e na torneira e a outra foi colocada no condensador e no ralo. Dessa forma, concluiu-se a montagem do sistema de extração de Soxhlet ( figura 2 ). O líquido colocado anteriormente no extrator, desce até o balão de destilação e, lá, é aquecido pelo calor da manta até o refluxo. O vapor gerado pela ebulição do Etanol vai subir pelo braço lateral esquerdo do extrator até o condensador, onde se liquefaz. O condensado ( líquido ) goteja dentro do extrator, onde está contido a amostra, e extrai do sólido ( pétalas ) o composto desejado. Quando o extrator estiver preenchido com o solvente, o braço lateral à direita age como um sifão e o solvente, que agora contem o composto dissolvido, é drenado de volta para o balão de destilação. Esse processo de valorização - condensação - extração - sifonagem pode ser repetir várias vezes, até que se tenha a quantidade necessária do produto desejado. [1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (135.2 Kb)   docx (51.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com