TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Extração com Solventes

Por:   •  25/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE VILA VELHA - UVV

ENGENHARIA MECÂNICA NOTURNO

BRENO POLINI CASTAGNA TEIXEIRA DA ROCHA

DANIEL ALVARENGA CAETANO VITORINO

JOÃO VICTOR CAMARGOS

LUANY CELESTINA DOS SANTOS

Prática n° 12 (04/11/2019)

EXTRAÇÃO COM SOLVENTES

Disciplina: Química Experimental

Professor(a): Luciana Brunhara Biazati

VILA VELHA

11/11/2019

INTRODUÇÃO

Na química, muitas vezes precisamos estudar substâncias específicas que se encontram em misturas. Para isso, fazemos a extração de tal substância.

A extração pode ser definida como a transferência de um soluto de um solvente para outro, considerando suas respectivas solubilidades. Tem como finalidade isolar a substância que se deseja estudar.

Existe a extração simples, que consta com uma só etapa. O volume do solvente de extração é determinado e o soluto é extraído de uma vez só. Temos também a extração múltipla, que consiste em extrações simples consecutivas.

Para executar esse processo, usamos diversas vidrarias. Algumas delas são: pipeta volumétrica, bureta, funil de separação, béquer, erlenmeyer.

No uso do funil de separação, é preciso tomar alguns cuidados. Primeiro, testar para vazamento usando água. Durante o processo, a mistura deve ser agitada com cuidado e, de tempos em tempos, é necessário abrir a válvula para aliviar a pressão na parte interna da vidraria. Feito isso tudo, a solução deve ser deixada em repouso por alguns minutos para que as fases fiquem bem visíveis.

A extração é utilizado geralmente após as reações, durante o processo de purificação, este processo oferece grande quantidade de pureza nos resultados, porém não pode ser realizado em ácidos ou bases similares.

Como exemplo a adição de um ácido em uma solução de ácido orgânico com uma base, resultará na formação de ligações através de seus H+ e se o ácido orgânico for forte o suficiente sua ionização será reprimida.

 Já se a adição for de uma base numa mistura de ácido orgânico com uma base, ocorrera a quebra de ligações H+  e o ácido orgânico formará um sal.

                               

QUESTIONÁRIO

1- A extração simples e múltipla são técnicas eficientes de separação. Elas podem ser utilizadas na separação do NaCl (cloreto de sódio) presente na água do mar? Justifique.

R: Não, porque  cloreto  de  sódio  com  a  água  são  duas  substâncias  que  quando misturadas,  são  totalmente  solúveis,  porque  de  acordo  com  o  conceito  de extração  simples  que  diz  que  primeiro  solvente  tem  que  ser  imiscível  com   o segundo.    

2- Calcule a massa de ácido propiônico presente nos 10 mL de solução aquosa titulada no tópico 2.1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (236.4 Kb)   docx (526.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com