TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Grecia e Crise

Por:   •  25/10/2015  •  Resenha  •  1.306 Palavras (6 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 6

1.Explique o grande impasse entre União Europeia e a Grécia sobre a dívida do país.

A Grécia elegeu um novo governo onde vai-se abandonar a austeridade (cortes de gastos) impostas pela União Europeia, no acordo de resgate do FMI.

A Grécia tenta trocar um acordo de resgate por mais um empréstimo, fazendo assim que não seguissem as regras que existem no regaste mas afundaria a economia grega levando a falência do país em Março e podendo abandonar a zona do Euro. Países como Alemanha querem que a Grécia siga as regras do resgate mas a Grécia acha que se abandonar a austeridade vai ajudar a reerguer a economia. “Atualmente, a dívida grega é de cerca de 320 bilhões de euros (em torno de R$ 1 trilhão) e supera, em muito, o limite de 60% do PIB estabelecido pelo pacto assinado pelo país para fazer parte do euro.” Site G1 explica exatamente como a Grécia se encontra hoje em dia e os motivos da UE não querer fazer empréstimos e sim resgates pois os países acreditam que os empréstimos só levaram o país mais ainda a falência.

2. Quais as prováveis consequências para a Grécia, se ela deixasse a Zona do Euro?

Caso ocorresse o abandono da Zona do Euro seria uma grande novidade e ninguém saberia como reagir. Também cairia o padrão de vida da população grega, seria impossível pedir empréstimos, fazendo com que não conseguissem pagar as dívidas. Para pagar a população, pagariam com notas promissoras até ter uma moeda estabilizada e fixa, fazendo com que a dívida aumentasse ainda mais. O governo bloquearia as contas, fazendo com que seu dinheiro variasse de acordo com a variação da nova moeda, podendo a população ganhar ou perder dinheiro e com a quase certeza que a nova moeda seria menos valorizada que o Euro. Além que a fabricação de uma nova moeda seria caro e teria que aumentar a arrecadação de impostos e por ultimo faria com que correntistas fugissem do país e das localidades próximas para não perder e ser contagiado pela crise, agravando ainda mais a situação da Grécia.

3. Qual a atuação do Banco Central em relação a Grécia?

O Banco Central Europeu tem atuado para preservar a zona do euro. Em janeiro, anunciou um plano de estímulo à economia do bloco, que consiste em comprar, a cada mês, € 60 bilhões em títulos públicos e privados.

A medida ajudou a acalmar os mercados financeiros da zona do euro. O plano não tem como alvo países financeiramente vulneráveis, mas a expectativa já reduziu os custos de empréstimos de governos, que permaneceram baixos para todos os países da zona do euro, à exceção da Grécia.

Apesar de tudo isso, se a Grécia realmente deixar a zona do euro, o contágio financeiro não pode ser descartado para as outras economias do bloco.

4. Como estar a vida dos gregos, principalmente dos mais jovens?

“Os termos incluem aumento de impostos e cortes de gastos, apesar do governo do partido Syriza ter chegado ao poder prometendo dar fim à "humilhação e dor" causada pelas políticas de austeridade.”

Apesar das promessas do novo governo isso não ocorreu, a populção grega vem cada vez mais sendo afetada pela crise. A crise no país começou bem pequena em 1930 durante a Grande Depressão e tudo foi como uma grande bola de neve que saiu arrastando toda a economia chegando a essa grande crise que estar hoje.

Graças a crise estar grande a dificuldade em encontrar empregos e os jovens são os mais afetados por isso, por causa da sua inexperiencia fazendo com que o mercado de trabalho prefiram os mais velhos aos mais jovens. Mais de 60% dos jovens gregos estão desempregados a mais de 2 anos e isso traz graves consequências pois quanto mais tempo desempregado mais difícil fica de entra ou reengressar no mercado de trabalho. Após dois anos de desemprego o governo para de pagar o seguro à saúde, piorando mais ainda a situação dos jovens gregos.

Os gregos andam cada vez mais se tornando cada vez menos consumistas e isso impulsiona ainda mais a crise. Eles vem se tornando cada vez menos consumistas pois seus salários estão caindo , como se estivesse “descendo ladeira a baixo” tornando cada vez mais dificil se viver na Grécia. O Governo se atolando cada vez mais em dívidas e para pagar algumas delas tiveram que fazer cortes na saúde e nos beneficios dados a todos os cidadãos da Grécia e os gregos acabam tendo cada vez menos beneficios e ajudas do governo trazendo a queda de nível de muitos setores, como a saúde

5. E com o Brasil, em que interferiu na crise grega?

A crise grega pode interferir na recuperação da economia do Brasil. Por o Brasil ser um país que tem dívidas investidores começam a temer o país pois tem medo que se torne igual a Grécia. Afetando a exportação do país,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com