TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO NA MANIPULAÇÃO DE COSMÉTICOS

Por:   •  15/12/2016  •  Artigo  •  4.599 Palavras (19 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

INSTITUTO VIVER DE ENSINO SAÚDE E PERFORMANCE

PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO EM COSMETOLOGIA

KLAUDYLANNE MEYRE COLARES JERÔNIMO DIAS

IMPORTÂNCIA DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO NA MANIPULAÇÃO DE COSMÉTICOS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Pós-Graduação em Cosmetologia do Instituto Viver de Ensino Saúde e Performance, como requisito parcial à obtenção do grau de Especialista em cosmetologia.

Orientadora: Prof. Ms. Samara Rodrigues Bonfim Damasceno

FORTALEZA-CEARÁ

2016


KLAUDYLANNE MEYRE COLARES JERÔNIMO DIAS

A IMPORTÂNCIA DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO NA MANIPULAÇÃO DE COSMÉTICOS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Pós-Graduação em Cosmetologia do Instituto Viver de Ensino Saúde e Performance, como requisito parcial à obtenção do grau de Especialista em cosmetologia.

Aprovado em: ____ de __________________ de 2016.

BANCA EXAMINADORA

____________________________________________

Prof. Ms. Samara Rodrigues Bonfim Damasceno (Orientadora)

Instituto Viver de Ensino Saúde e Performance

____________________________________________

     Prof. Ms. Juliana Cintra Paz

                                 UniChristus – Centro Universitário Christus

____________________________________________

Prof. Ms. Natália Matos Ribeiro

Instituto Viver de Ensino Saúde e Performance


RESUMO

O crescimento da indústria cosmética e a qualidade dos produtos fornecidos por esta aos seus clientes são assuntos de extrema relevância na sociedade atual, pois estão relacionados à saúde e bem estar do consumidor. Diante disso, este trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica, visando explanar a importância das boas práticas de fabricação na manipulação de cosméticos, tanto para a empresa quanto para o consumidor, destacando a garantia de qualidade dos produtos, biossegurança e higiene pessoal dos funcionários e as boas práticas de laboratório. A metodologia foi desenvolvida por meio da revisão da literatura e de dados secundários para a construção dos itens do instrumento. Como resultado, apresenta-se uma proposta de educação e de conscientização, pois as normas de boas práticas de fabricação são fundamentais, logo precisam ser postas em prática na manipulação dos cosméticos, obtendo-se, assim, a garantia da segurança do produto finalizado e, consequentemente, da saúde do consumidor.

Palavras-chave: Cosméticos. Boas práticas de fabricação. Garantia de qualidade.


ABSTRACT

The growth of the cosmetics industry and the quality of the products supplied by it to its customers are extremely important issues in today's society, as they are related to health and welfare of consumers. Therefore, this work presents a literature search, aiming to explain the importance of good manufacturing practices in handling cosmetics, highlighting the guarantee of product quality and good laboratory practice. The methodology is based on the literature, developed through literature review and secondary data for the construction of instrument items. As a result, it presents a proposal for education and awareness so that the standards of good manufacturing practices are put into practice in the handling of cosmetic, obtaining thus the safety assurance of the finished product and, consequently, health consumer.

Keywords: Cosmetics. Good manufacturing practices. Quality assurance.


  1. INTRODUÇÃO

O setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos cada vez mais se consolida dentro da economia brasileira e seu papel é fundamental nos aspectos econômicos, financeiros, sociais e também na contribuição em iniciativas sustentáveis. O investimento em beleza nos próximos anos tende a dobrar, graças aos números positivos, o aumento de oportunidades do mercado e o crescimento de consumo, mas com isso a concorrência também cresce formando a disputa desse mercado mais instigada.

        As empresas cosméticas são regulamentadas, pela Anvisa, portanto os produtos são considerados passíveis de provocar danos à saúde do consumidor. As exigências do mercado, leis, Portarias e necessidades de aprimoramento constante e intensivo são fatores que mobilizam a equipe de qualidade a terem uma maior efetividade no controle de segurança dos produtos.

        Boas Práticas de Fabricação é a parte da garantia da qualidade que assegura que os produtos sejam fabricados em conformidade e controlados em relação aos padrões de qualidade solicitados pelo registro sanitário do produto. As Boas Práticas de Fabricação de medicamentos estão relacionadas com os procedimentos de fabricação e de controle da qualidade. As Boas Práticas de Fabricação abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias farmacêuticas a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos medicamentos produzidos, em acordo com os regulamentos técnicos.

Diante do quadro atual de grande crescimento da indústria cosmética e a busca incessante de satisfazer a expectativa dos consumidores e produzir um cosmético seguro, esse trabalho explanará sobre a importância das Boas Práticas de Fabricação na manipulação de cosméticos, que visam garantir a segurança do produto e, principalmente, assegurar a saúde do consumidor.

  1. JUSTIFICATIVA

A importância das Boas Práticas de Fabricação está na garantia de uma produção de excelência, tanto para o consumidor, quanto para a empresa, com a intenção de otimizar gastos e reduzir prejuízos através da redução de falhas na cadeia produtiva. É uma prática que se aplica desde a instalação da empresa até o processamento do produto. Com isso, construindo a credibilidade da organização, uma boa reputação aos olhos de quem consome e uma boa produção aos olhos de quem faz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)   pdf (320.7 Kb)   docx (116.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com