TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Licenciatura em Engenharia Geológica

Por:   •  8/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 4

 

Edmilson Fernando Armando

Valden Castigo Inácio Lizai

Ligação Covalente

Licenciatura em Engenharia Geológica

Universidade Lúrio

Pemba, Marco de 2020

Edmilson Fernando Armando

Valden Castigo Inácio Lizai

Ligação Covalente

Trabalho de Química Geral elaborado para fins avaliativos.[pic 1]

Classificação׃

Docente׃

Saide Rafael

Universidade Lúrio

Pemba, Março de 2020

Índice

Introdução        4

1.        Ligação covalente        4

Percentagem de carácter iónico.        5

1.1.        Tipos de ligação covalente.        4

1.1.1.        Ligação covalente normal        4

1.1.2.        Ligacao covalente Dativa        4

Bibliografia        5

Introdução

O presente trabalho visa abordar assuntos relacionados com o tema ligações covalentes. Muitas vezes, as diferenças de electronegatividade entre as moléculas não são tão grandes e, assim, a formação de iões não é mais tão favorecida. As interacções electrostáticas entre partículas carregadas são as forcas responsáveis por todas as ligações iónicas enquanto as ligações covalentes acontecem entre átomos neutros.

Temos como objectivo geral explicar alguns conteúdos acerca do tem ligações químicas. Para esta explicação tomaremos em conta alguns objectivos específicos tais como, estudar as moléculas homo, heteronucleares e politónicas assim como o momento dipolar e fazer estudos da percentagem de carácter iónico.

Na elaboração do trabalho foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica e o método de experiencia.

  1. Ligação covalente

(Russel & Guimaraes, Quimica Geral, 1999, p. 381) A ligação covalente ocorre quando os dois átomos têm a mesma tendência de ganhar e perder electrões. Sob essas condições, a transferência total de um electrão não acontece. Em vez disso, os electrões ficam compartilhados entre os átomos.

(Usberco & Salvador, 2006, p. 201) A ligação covalente ou molecular ocorre quando os átomos envolvidos tendem a receber electrões. Como não é possível que todos átomos recebam electrões sem ceder nenhum, eles compartilham seus electrões, formando pares electrónicos. Cada par electrónico é constituído por um electrão de cada átomo e pertence simultaneamente a dois átomos. Como não ocorre ganho nem perda de electrões, formam-se estruturas electricamente neutras, de grandeza limitada, denominada molécula. Por esse motivo a ligação covalente é também chamada ligação molecular.

(Feltre, 2004) Ligação covalente ou covalência é a união entre átomos estabelecida por pares de electrões.

Consideremos, como exemplo a união entre dois átomos do elemento hidrogénio (H2

H + H           H2[pic 2]

verificamos que há dois átomos de hidrogénio que reagem com um electrão cada átomo para formar uma molécula de hidrogeno com os dois electrões compartilhado. Ou podemos ter abreviadamente׃

 [pic 3]

Nesta ultima representação, o traço (―) está indicando o par de electrões que dois átomos de hidrogénio passam a compartilhar. Assim, por comodidade, costuma-se representar uma ligação cova lente normal por um traço.

Percentagem de carácter iónico.

(PMT3100-Exercicios, 2017, p. 4)A maioria das moléculas que tem ligações covalentes também apresenta um carácter iónico em sua ligação, o mesmo também é verdade no sentido inverso. O carácter principalmente iónico das ligações covalentes pode ser explicado com base na escala de electronegatividade de Pauling(apresenta a seguir na forma de tabela periódica). Quanto maior é o carácter iónico da ligação.

[pic 4]

(fonte: )

Pauling Propôs a equação a seguir para calcular a percentagem de carácter iónico de uma ligação em um composto AB, onde XB e XA são as electronegatividades dos elementos do composto (sendo A o elemento mais electronegativo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (168.2 Kb)   docx (582.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com