TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Licenciatura em Multimédia Engenharia de Software

Por:   •  6/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  8.967 Palavras (36 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 36

[pic 1]

Multimédia

Ano letivo 2021/2022

Relatório Final

[pic 2]

Licenciatura em Multimédia

Engenharia de Software

Autores

Bárbara Costa – a51011

Ana Moreira – a51898

Filipa Reis  -  a47608

Descrição

A empresa MetalMóvel é um pequeno negócio familiar de produção de mobiliário de escritório que tem como objetivo a expansão. Para atingir esta meta, a empresa necessita de um sistema informático adequado que suporte os aumentos de móveis produzidos e simultaneamente facilite todo o processo de gestão para os vários departamentos da fábrica.

O sistema criado deverá ser utilizado pelos três departamentos de produção da fábrica, portanto, terá de possuir todas as funcionalidades apresentadas no planeamento da produção. Para além destas funções, deverá também garantir que todos os produtos acabados e seus respetivos elementos possuam uma descrição rigorosa.

Índice

Não foi encontrada nenhuma entrada de índice.

Introdução

No âmbito da unidade curricular de Engenharia de Software foi pedido aos alunos que planeassem e criassem um protótipo funcional de uma aplicação.

O desenvolvimento deste projeto envolve um conjunto de passos que em conjunto permitiram a criação com sucesso da aplicação que permitirá a expansão organizada e sem riscos da empresa. No primeiro passo fez-se o levantamento de requisitos, fase extremamente relevante pois permite entender o que é necessário na aplicação, seguida pela especificação de casos de uso, que por sua vez representam os requisitos funcionais. Por sua vez, no segundo passo, dividiu-se o sistema que pretendemos criar nas várias classes que o constituem, os atributos, métodos e as ligações entre estas. Por fim, no ultimo passo, foram desenvolvidos diagramas de estados, de atividades e de sequência que demonstram quais os diversos estados que objetos de uma classe podem possuir, o fluxo de ações de atividades maiores e enquadram-se no âmbito da modelação das interações entre os objetos, respetivamente.

Denota-se que todas as fases envolvidas em cada passo se encontram interligadas e se complementam com a finalidade de constituir um todo.

Requisitos Funcionais

RF1        O Sistema deverá permitir a autentificação dos utilizadores;

  • Descrição: O sistema deve incumbir aos utilizadores no momento de autentificação, campos de preenchimentos, cujo utilizador só conseguirá iniciar sessão caso insira os seus dados corretamente.

RF2        O Sistema deverá permitir criar utilizadores;

  • Descrição: O Sistema possuirá uma funcionalidade cujo Administrador terá acesso para gerar novos utilizadores que terão a partir desse momento permissão de aceder ao Software. O Administrador deverá preencher certos campos com os dados do novo utilizador.

RF3        O Sistema deverá permitir consultar perfil de utilizadores;

  • Descrição: O Sistema deverá conceder tanto ao administrador, como ao responsável, permissão para aceder à funcionalidade de consultar os dados de qualquer utilizador inserido no Sistema.

RF4        O Sistema deverá permitir atualizar perfil de utilizadores;

  • Descrição: O Software deverá proporcionar aos Funcionários uma funcionalidade que lhes permite atualizar a sua própria informação(atributos) para manter os seus dados pessoais atualizados.

RF5        O Sistema deverá permitir apagar utilizadores;

  • Descrição: O Software deverá ter uma funcionalidade que terá como objetivo remover utilizadores do Sistema.

RF6        O Sistema deverá permitir criar relatórios de registo dos utilizadores;

  • Descrição: Existirá uma funcionalidade no Sistema que permitirá a criação de relatórios de registo dos utilizadores, função que será útil após o utilizador estar inserido no Sistema, no qual terá informação relativa ao mesmo.

RF7        O Sistema deverá permitir consultar os relatórios de registo dos utilizadores;

  • Descrição: O Sistema deverá conceder uma funcionalidade de consulta dos relatórios de registo dos utilizadores, que será encontrada no respetivo menu.

Esta função permitirá ler os relatórios para ser possível a retirada de informação necessária.

RF8        O Sistema deverá permitir atualizar relatórios de registo dos utilizadores;

  • Descrição: O Software irá ter uma funcionalidade no menu dos relatórios de registo dos utilizadores cuja função será a modificação/atualização de qualquer campo de dado existente nestes mesmo relatórios.

RF9        O Sistema deverá permitir eliminar relatórios de registo dos utilizadores;

  • Descrição: O Sistema deverá conter uma funcionalidade de eliminação dos relatórios de registo dos utilizadores, para facilitar a gestão dos mesmos. Esta funcionalidade deverá ser encontrada no menu dos relatórios de registo dos utilizadores.

RF10        O Sistema deverá apresentar uma página inicial com um menu de funcionalidades;

  • Descrição: O Software terá um método associado a um menu cujo os utilizadores autentificados poderão ter acesso a um determinado campo de funcionalidades dentro do sistema consoante o seu cargo.

RF11        O Sistema deverá permitir criar encomendas;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (136.7 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com