TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Licenciatura em Engenharia Florestal

Por:   •  2/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Faculdade de Ciências Agrárias

Licenciatura em Engenharia Florestal

4° Ano. I Semestre.

Cadeira de Comercialização e Marketing

 

TEMA: RESUMO SOBRE(CONTEXESTO EM QUE AS EMPRESAS OPERAM E EMPRESA E SUAS COMPLEXIDADES)

                                                       Discente:

Solange Da Conceição Jacinto

                  Docente:

                                                                                          Msc Luis Matavela

Wannango, Abril de 2020

CONTEXESTO EM QUE AS EMPRESAS OPERAM

O ambiente das empresas (Objectivos) - analisar o meio ambiente onde as empresas vivem, e como elas o percebeme o interpretam, Proporcionar uma visao do ambiente geal e o ambiente de tarefa das empresas, bem como de sua dinamica e seu comportamento, Verificar com as empresas a analise ambiental, Discutir o imperativo ambiental. Para conhecer uma empresa e preciso  conhecer o contexto na qual ela opera. O ambiente e todo universo que envolve externamente a empresa.

E todo fora dela é a propria sociedade- outras empresas e organizacoes, clientes, fornecedores, concorentes e agencias reguladoras. Etc, Nao vivem no vacuo, nao estao isoladas, nao sao totalmente auto-sufucientes. Funcionam dentro de um contexto do qual dependem para sobreviver e crescer. Obter recursos e informacoes para subcistencia e funcionamento, colocam os resultados  de sua operacoes o ambiente muda, mudam as operacoes das empresas, o porque... Constituem aorganizacoes inventadas pelo homem para se adaptarem constantimente para as mudancas ambientais e alcancar objectivos, a empresa e eficaz, sobrevive ecresce, quando consegue se adaptar as mudancas ambientaias e alcanca seus objectivos, o resultado dos produtos ou servicos devem ser maior do que o valor gasto na obtencao e aplicacao dos recursos e competencias.

Caracteristicas das empresas bem sucedidas (Lucrativas)- geram riqueza,Longevidade- duram muito tempo, Saudaveis- nao tem comflitos duradouros, Inovadoras- imaginacao e creatividade, Flexiveis- capacidade de ajustamento, Adimiradas- inspiram outas empresas,  Indentidade propria- cultura especial, Sao os melhores lugares para trabalhar, e Produzem retornos para os STAKEHOLDERS 

Mapeamento Ambiental (Ambiente)- vasto e complexo , empresas-nao podem absoever, interpretar e reconhecer o ambiente na totalidade e complexidade( precisa reduzir a incerteza ao seu respeito e precisa mapear o seu espaco com frequencia).

Tres dificuldade para o mapeamento ambiental (Selecao, Percepcao e Limites)

Selecao Ambiental-as empresas nao podem visualizar, entender, prever,ou controlar todas as condicoes variaveis e mutaveis do ambiente de uma so vez, portanto, uma pequena porcao das inumeras variaveis participa do conhecimento, compreencao e esperiencia da empresa. reducionismo permite compreender uma pequena amostra, do ambiente capaz interpretado.

Percepcao Ambiental- espectativas, esperiencia, desafios, convincoes e motivacoes. E uma construcao, um conjunto de informacoes selecionadas e estruturadas em funcao da esperiencias anterior, das necessidas e intencoes, da empresa em uma dada situacao.

Quem percebe e seleciona- Nao sao as empresas sao as pessoa quem seleciona e percebem os ambientes, funcao dessas pessoas, dirigentes altos executivos. Missao, interligar as actividades empresarias e o contexto ambiental.

Consonancia e disonancia (Consonancia)- quando as pesuncoes da empresa a respeito do seu ambinte sao confirmadas na pratica e no cotidiano. E consonancia-com o ambiente, coerencia- com seu comportamento, o processo de reducao da disonancia e a tentativa de restabelecer a consonancia.

Empresa e Sociedade- Empresas sao partes constituintes do ambiente, de outras empresas e unidades da sociedade, oambiente e formado por prssoas, grupo, empresas, organizacoes e pela sociedade em geral. Cada empresa faz parte do ambiente de outras entidades, e detem influencia ou podes sobre as demais entidades ao mesmo tempo recebe influencia dessas entidades.

 Limitacoes e fronteiras Podem ser definidos em: TERMO DE ESPAÇO- predios, edificios, instalacoes, areas fisicas e terrenos, DE TEMPO- horario de trabalho, turno de actividade, DE VALORES E ATITUDES- quando ha identificacao com as regras e regulamentos interno, EM TERMOS LEGAIS- propriedade da empresa ou nao, e EM TERMOS FISCAIS- territorio da empresa ou fora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (114.7 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com