TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LICENCIATURA EM ENGENHARIA E DE GESTÃO TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Por:   •  2/5/2019  •  Monografia  •  5.382 Palavras (22 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

UNIVERSIDADE TÉCNICA DE MOÇAMBIQUE

ÁREA DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS

LICENCIATURA EM ENGENHARIA E DE GESTÃO TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

        

Sistema de Informação e Gestão Penitenciário Baseado a Web

Estudo de Caso: Controle de Cadastrados e Registo Criminal de cidadãos em Moçambique

Monografia apresentada em cumprimento dos requisitos exigidos para obtenção do grau de Licenciatura em Ciências Tecnológicas com orientação em Engenharia em Gestão de Tecnologias de Informação e Comunicação na Universidade Técnica de Moçambique

Neolidio Antonio Monjane

Maputo. 2019


SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO PENITENCIÁRIO BASEADO A WEB

Estudo de Caso: Controle de Cadastrados e Registo Criminal de cidadãos Em Moçambique

Monografia apresentada em cumprimento dos requisitos exigidos para obtenção do grau de Licenciatura em Ciências Tecnológicas com orientação em Engenharia em Gestão de Tecnologias de Informação e Comunicação na Universidade Técnica de Moçambique

Neolidio Antonio Monjane

LICENCIATURA EM ENGENHARIA E GESTÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

AREA DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS TECNOLOGICAS

UNIVERSIDADE TECNICA DE MOÇAMBIQUE

Tutor: Engo. Manuel Gerson Salvador Mafumo

                                                                                                           Maputo. Fevereiro de 2019

O JÚRI:

  O presidente                      O Tutor                      O Arguente                          Data

.........................               .........................           .........................             ......../......../.........

                

        


        

DECLARAÇÃO DE HONRA

Declaro que este Trabalho de Diploma nunca foi apresentado na sua essência para obtenção de qualquer grau académico e ele constitui o resultado de minha pesquisa pessoal.

__________________________________

(Neolidio António Monjane)

Maputo, 11 de Fevereiro de 2019


DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho de final de Curso a minha família, meus pais, Irmãos e Namorada pelo apoio condicional e incondicional, porque foi pelo incentivo deles que cá cheguei.


AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus em Primeiro Lugar pelo contributo Divino, porque foi graças a sua contribuição divina que cá cheguei.

Aos Meus Pais António Ernesto Monjane , Rosa Elisio Baraça, e Irmãos Elisio Orson Nhabinde e António Ernesto Monjane Jr,  Minha Namorada Sheila Jessica Massango, minha Avo Virgineta Taela Chambe e a toda Familia Monjane em particular pelo apoio incondicional na minha carreira estudantil e profissional, por estarem sempre presentes em todos os momentos da minha vida.

Ao Meu Supervisor, Eng. Manuel Gerson pela confiança, orientação, críticas e pelas excelentes sugestões durante a realização do presente trabalho e a todos os meus colegas da turma Tics 141, intitulada pelos colegas “Tics da boa Cena” em especial, meu colega Engo Alvaro, pelo apoio, convivência e amizade.

E por fim, a todo o corpo de docentes e funcionários da Universidade Técnica de Moçambique pelo apoio, ensinamento e por terem contribuído para a minha formação.


LISTA DE ACRÓNOMOS & ABREVIATURAS

DNS

Domain Name Server

HTML

Hyper Text Markup Language

HTTP

Hyper Text Transfer Protocol

IP

Internet Protocol

MINT

Ministerio do Interior

PRM

Polícia da República de Moçambique.

PPM

Polícia Popular de Moçambique.

SERNIC

Serviço Nacional de Investigação Criminal

TCP

Transmission Control Protocol

URL

USB

Uniform Resource Locator

Universal Serial Bus

XML

Extensible Markup Language


GLOSSÁRIO DE TERMOS

Tecnologias de Informação- é o conjunto de actividades e soluções providas por recursos de computação que visam produzir, armazenar, transmitir, aceder informação ou recursos informáticos;

Tecnologias Web- é o conjunto de actividades e soluções providas por recursos de computação que visam produzir, armazenar, transmitir, aceder informação baseada na internet;

Web- rede que conecta dispositivos por todo mundo;

Aplicação - Termo utilizado para designar de forma geral, sistemas informáticos projectados para utilização tanta em ambiente desktop, como em ambiente web.

Framework – é um conjunto de conceitos, metodologias, ferramentas utilizadas para resolver um determinado problema de domínio específico.

MySQL- Sistema de gestão de base de dados que utiliza a linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada) como interface.

PHP – Linguagem interpretada livre, usada originalmente apenas para o desenvolvimento de aplicações capazes de gerar conteúdo dinâmico na World Wide Web.


LISTA DE TABELAS

Tabela 1-Estrutura do Trabalho        5


LISTA DE FIGURAS


RESUMO

A forma usada até a presente data e sem perspectiva de soluções até então, ocasiona um alto grau de morosidade bem como a insatisfação de alguns funcionários que trabalham em Esquadras e Penitenciarias. O processo virtual é uma realidade. É um novo tipo de realidade, outro eixo de existência que impõe a toda sociedade um novo ritmo, uma nova realidade e sobremaneira, exige uma nova tomada de postura dos policias Em Moçambique. já que esse início de século traz inequívocas amostras da revolução que a tecnologia impõe ao Ministerio do interior, no que diz respeito a PRM, é de suma importância e de necessidade vital a mudança na forma de administrar alguns processos que tange a fácil acesso e controle de registos dos cadastrados em Moçambique, através da adopção de novas formas de gestão processual. O presente Trabalho de Diploma, intitulado Sistema de informação e Gestão penitenciário baseado a web, cingiu-se em encontrar uma saída para implementar a informatização dos processos, transformando-os em processos electrónicos, com a certeza de que tal sistema dará uma agilidade na distribuição dos processos, aumentando a segurança e fácil acesso da informação. Para tal, foi formulada a seguinte pergunta de pesquisa: Como melhorar a tramitação processual de cadastrados nas esquadras e penitenciarias de Moçambique, por forma a responder com maior eficácia a demanda processual apresentada pelos recorrentes, ao pedir registos criminais para vários fins? Para responder a questão, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa. para a recolha de dados elaborou-se uma ficha de observação directa, cujo objectivo é descrever o processo actual de lançamento manual de processo nos livros nas esquadras. Com a pesquisa concluiu-se que com a implementação do sistema proposto vai aumentar a dinâmica da interoperabilidade processual.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)   pdf (320.7 Kb)   docx (44.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com