TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLARIDADE E SOLUBILIDADE DE SUBSTÂNCIAS

Por:   •  6/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.522 Palavras (7 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

1.1 VERIFICAÇÃO DA AÇÃO DE UM CAMPO ELÉTRICO.

Os corpos eletrizados por uma corrente elétrica atraem e repelem outros corpos mesmo sem tocá-los, criando em torno dele um campo magnético.

Qualquer corpo material é composto de uma quantidade muito grande de átomos constituídos por partículas subatômicas denominados prótons, elétrons e nêutrons. Na perda ou aquisição de cargas um átomo ou molécula em situação de neutralidade. Como são os elétrons que podem se locomover de um átomo para outro, um corpo só fica eletrizado se ganhar ou perder elétrons. A carga elétrica do corpo como um todo relaciona-se ao excesso de elétrons, quando carregado negativamente, ou ao excesso de prótons, quando carregado positivamente.

FIGURA 1 – Eletrização na água.

A eletrização de um corpo pode ser conseguida por atrito, contato ou indução. No caso, atrito, os corpos são mutuamente esfregados para que haja a transferência de elétrons de um para o outro e assim provocar uma eletrização dos dois corpos com cargas de sinais opostos. Na eletrização por contato, um corpo previamente carregado entra em contato com outro eletricamente neutro. Parte da carga do primeiro é transferida para este último que passa assim a ficar eletrizado com carga de mesmo sinal que aquela.

1.2 SOLUBILIDADE X POLARIDADE

A solubilidade pode ser definida como a máxima quantidade possível de um soluto que pode ser dissolvida em certa quantidade de solvente a uma dada temperatura. Essa quantidade máxima que pode ser dissolvida é também conhecida coeficiente de solubilidade ou grau de solubilidade. Mas, a solubilidade de qualquer substância, entre outras coisas, do tipo do solvente no qual o soluto está disperso.

Um dos fatores é a polaridade dos compostos envolvidos. Muitas propriedades físicas das substâncias podem ser explicadas a partir da polaridade de suas moléculas. Uma delas é a solubilidade: similar dissolve similar (semelhante dissolve semelhante).

Substância polar tende a dissolver substância polar.

Substância apolar tende a dissolver substância apolar.

Substância polar não tende a dissolver substância apolar e vice-versa.

1.2.1 SOLVENTE

FIGURA 2 – Álcool Etílico Puro

O álcool etílico, mais conhecido como etanol, é obtido através da fermentação de açúcares, que pode ser encontrado em bebidas como cerveja, vinho, aguardente e indústria de perfumaria. Apresenta fórmula molecular CH3CH2OH e apresenta polaridade da substância polar.

FIGURA 3–Hexano

Hexano é um hidrocarboneto alcano que possiu fórmula molecular CH3(CH2)4CH3, utilizado em reações orgânicas e em combustíveis como a gasolina, apresenta polaridade da substância apolar.

FIGURA 4– Àgua

A água é uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio, aágua apresenta sua forma mais comum o estado líquido, mas a substância também possui um estado sólido, o gelo, e um estado gasoso, designado vapor de água. Apresenta fórmula molecular H2O e apresenta polaridade da substância polar.

FIGURA 5 – Acetona (Fonte: Wikipedia)

A acetona, utilizada em industria de produção química, alguns de seus maiores usos são em fabricação de remédio, aplicações farmacológicas e solvente em esmalte, tinta e vernizes.Apresenta fórmula molecular CH3(CO)CH3 e apresenta polaridade da substância polar.

1.2.2 SOLUTO

FIGURA 6–Óleo Comestível (ácido graxo)

A maior parte do óleo de soja é composto por gordura insaturada. Ácidos graxos e ômega-3 são nutrientes essenciais para os seres humanos (dentre outros) e podem ajudar a reduzir os riscos tanto de doenças do coração quanto de câncer.Apresenta fórmula molecular CH3(CH2)16COOH e apresenta polaridade na cadeia carbônica apolar e na cadeia da ponta polar.

FIGURA 7 – Sacarose

A sacarose, mais conhecida como açúcar de mesa, é formado por uma molécula de glicose e uma de frutose produzida pela planta ao realizar o processo de fotossíntese. Apresenta fórmula molecular C12H22O11e apresenta polaridade da substância polar.

FIGURA 8– Naftalina

O naftaleno, obtido primeiramente a partir do petróleo, que atualmente vem sendo obtido através da destilação do alcatrão da hulha, possui uma substância cristalina branca e de odor desagradável. Apresenta fórmula molecular C10H8.

FIGURA 9 – Cloreto de Sódio

O cloreto de sódio, mais conhecido como sal de cozinha, é obtido através de mares, rios e lagos, onde maior concentração de sais. Utilizado em inúmeras funções, o cloreto de sódio é designado essencial para a vida dos animais, do ser humano e conservante de alimento. Apresenta sua fórmula molecular NaCl.

FIGURA 10 – Iodo

Iodo, descoberto na França e cientificamente chamado de oligoelemento. Seu uso é empregado na medicina, fotografias e utilizado como corante. Apresenta sua fórmula molecular I2.

FIGURA 11 – Uréia (Fonte: Mundo Tie-Dye)

Utilizada na manufatura de plásticos, fabricação de fertilizantes agrícolas, alimentação de ruminantes, a Uréia nos seres humanos é encontrada principalmente no fígado, onde é filtrada pelos rins. Apresenta sua fórmula molecular CH4N2O.

2. OBJETIVO

O objetivo do trabalho é observar as características de substância polares e apolares através do campo magnético e a influência na solubilidade em determinados solventes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com