TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção do HCl O que é?

Por:   •  2/11/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 3

Produção do HCl

O que é?

Existe uma relação muito próxima do ser humano e do Ácido Clorídrico, isso se deve a presença do ácido no estômago, que auxilia no equilíbrio do pH (percentual Hidrogeniônico) desse órgão e na digestão de proteínas.

Além disso o Ácido Clorídrico possui de alto potencial ácido, altamente corrosivo e tóxico. Utilizado em muitos processos industriais, como: a produção de produtos de limpeza, produção de farmacêuticos, indústria alimentícia e em processos siderúrgicos. O Ácido Clorídrico possui somente um H (Hidrogênio) ionizável, sendo um ácido forte, substância molecular com alto potencial de ionização.

Uso para produção de produtos de limpeza

Está presente no processo de reagentes inorgânicos para tratamentos de águas, sendo nas produções de Cloreto de Ferro III e Cloreto de Alumínio. Vendido também como Ácido Muriático (10% de concentração) usado nas áreas de construção civil, uso doméstico e ferramentas e maquinário.

Uso na indústria farmacêutica

Utilizado como cloridrato solúvel na fabricação de fármacos, como Cloridrato de Doxiciclina, para tratamento de febre Tifoide e Varíola

Uso na indústria alimentícia

Utilizado na fabricação de conservantes, xaropes e refrigerantes.

Uso na indústria siderúrgica e correlacionadas

Muito utilizado para a limpeza de oxidação em metais e outras impurezas que podem atrapalhar o processo de fabricação de ferramentas, moldes, etc. Usado em galvanização de metais, curtimento de couro e em processos de extração de petróleo como solvente de rochas para facilitar a chegada no petróleo à superfície.


Propriedades do Ácido Clorídrico

Formula: HCl

Ponto de ebulição: 48ºC (baseado em concentração de 38%)

Ponto de fusão: -26ºC (baseado em concentração de 38%)

Solução de 10% pH: -0,5                Grau industrial a 38%: -1,1

Polaridade: polar

Densidade: 1,18g/cm³

Massa molar: 36,46g/mol

Perigos do Ácido Clorídrico

É um ácido muito corrosivo, tóxico e irritante, podendo causar queimaduras e irritação na pele, nos olhos pode causar cegueira, as vias aéreas causa irritação e ferimentos, se houver ingestão causa corrosão de todo sistema bocal e trato gastrointestinal, causando hemorragias, vômitos, desinterias e problemas de circulação podendo levar à morte. A sua exposição contínua em graus menores pode causar dermatites, conjuntivite, sangramento de gengivas, gastrite e sangramento nasal.

Soluções acima de 38% possui pontos de ebulições muito baixos e necessitam de pressurização e resfriamento para manuseio e armazenagem, precauções extras são necessárias.


Obtenção do HCl

REAÇÃO DO PROCESSO MANNHEIM

2NaCl(aq)

+

H2SO4(aq)

Na2SO4(s)

+

2HCl(g)

2NaCl(aq)

+

H2SO4(aq)

Na2HSO4(s)

+

HCl(g)

O ácido sulfúrico e o cloreto de sódio são aquecidos num forno, para formar o cloreto de hidrogênio e o sulfato de sódio. O HCl quente, contaminado por gotículas de H2SO4 e partículas de sulfato, é resfriado ao passar por resfriadores arrefecidos externamente com água. O gás resfriado sobe por uma torre de coque, para eliminação das partículas em suspensão. O HCl purificado que eflui do topo da torre de coque é absorvido em água num absorvedor de tântalo ou de Karbate. O ácido clorídrico acabado é retirado pelo fundo do absorvedor; qualquer traço de gás não dissolvido que saia pelo topo do absorvedor é lavado com água numa torre de absorção recheada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com