TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL

Por:   •  13/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

CAMPUS DE JEQUIÉ- DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E EXATAS

DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA III- EXPERIMENTAL

DOCENTE: BRUNO FERREIRA DOS SANTOS

        

        

Titulações Condutimétricas de Neutralização

Carine Souza dos Santos

Vanessa Neres Santana

Setembro de 2015

Jequié - Ba

INTRODUÇÃO

As análises condutométricas baseiam-se na medida da condutância elétrica das soluções iônicas, onde monitora-se a capacidade do analito em conduzir uma corrente elétrica. A medida direta da condutância é de aplicação limitada em virtude do caráter não seletivo desta propriedade, já que é diretamente proporcional ao número de íons presentes na solução. O tamanho dos íons é importante por determinar a velocidade com que estes podem propagar-se através da solução. Os íons menores movem-se mais rapidamente do que os maiores. A carga é significante por determinar a força da atração eletrostática entre o eletrodo e os íons. A aplicação mais ampla da titulação condutométrica, é onde as medidas de condutância são usadas para a localização do ponto final. Em soluções líquidas, a corrente é conduzida entre os eletrodos pelos íons dissolvidos.

A condutância específica de uma solução de um eletrólito depende dos íons presentes, variando a sua concentração. Quando se dilui a solução de um eletrólito, a condutância específica diminui, pois há menos íons por mL de solução para conduzir a corrente. Se a solução se coloca entre dois eletrodos separados e suficientemente grandes como para conter totalmente a solução, a condutância aumenta à medida que a solução se dilui. Isto se deve principalmente a uma diminuição das ações interiônicas dos eletrólitos fortes e a um aumento na grade de dissociação dos eletrólitos fracos. Se existe um equivalente grama do soluto, a condutância dessa solução se denomina condutância equivalente. Para eletrólitos fortes, a condutância equivalente aumenta à medida que a concentração diminui e se aproxima de um valor limite, denominado condutância equivalente à diluição infinita. A quantidade dessa condutância equivalente pode ser determinada por extrapolação. Já para os eletrólitos fracos, não se pode empregar o mesmo método, mas pode-se calcular através da condutância equivalente, a diluição infinita dos respectivos íons de acordo com a Lei de migração independente dos íons.

A titulação condutométrica requer uma célula apropriada para a condução da titulação e a medida da condutância. Como a titulação não requer medidas absolutas da condutância, a célula não precisa ser calibrada, bastando que os eletrodos sejam mantidos em posições fixas durante a titulação. Na titulação condutométrica, a solução padrão é adicionada de uma bureta em sucessivos incrementos. Após a adição de cada incremento, é medida a condutância da solução. A adição da solução padrão ocasiona um certo aumento de volume e, portanto, um certo efeito de diluição que afeta a medida da condutância. O efeito de diluição pode ser grandemente diminuído com o uso de uma solução padrão 10 a 20 vezes, pelo menos, mais concentrada do que a solução em estudo.

 

OBJETIVOS

  • Aprender a realizar titulações condutimétricas para determinação do teor de uma substancia em uma amostra;
  • Aprender a fazer gráficos de titulação condutimétrica para localização do ponto final usando-se uma planilha eletrônica;
  • Determinar a concentração de uma solução de ácido clorídrico usando-se titulação condutimétrica de neutralização;
  • Determinar a quantidade de ácido acetilsalicílico em comprimidos de um fármaco usando-se titulação condutimétrica de neutralização.

MATERIAIS

(Vide roteiro de aulas práticas de Química analítica III- Prática 1)

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

(Vide roteiro de aulas práticas de Química analítica III- Prática 1)

RESULTADOS E DISCUSSÃO

  1. TITULAÇÃO CONDUTIMÉTRICA DE HCL COM NAOH

Inicialmente calibrou-se a célula de condutividade com solução padrão de KCl 0,1000 mol/L, afim de minimizar erros durante a titulação, e montou-se o sistema de titulação, transferindo 50,0 mL de ácido clorídrico para um béquer de 250,0 mL e diluir com 150,0 mL de água ultrapura sobre agitador magnético. Em seguida adicionou-se incrementos de 0,5 mL do titulante (NaOH 0,05342 mol/L) até perto de 4,5 mL, após esse volume adicionou-se incrementos de 0,20 mL até ponto final após ponto final voltou-se a incrementar 0,5 mL, anotando-se sempre os valores de condutância após a adição do titulante, como mostrado na tabela 1.

        As titulações condutimétricas baseiam-se na medição da condutividade de uma solução em função do volume de titulante adicionado, e estas podem ser reações ácido-base ou de precipitação. Quando se titula um ácido forte com uma base forte, como representado pela equação 1, têm-se que até o ponde de equivalência o resultado desta reação é a substituição de H+ por M+ do qual resulta uma diminuição da condutividade pois a condutividade do H+ é muito maior do que a condutividade de qualquer outro cátion e depois do ponto de equivalência adiciona-se um excesso de M+ e OH- e a condutividade começa de novo a aumentar, conforme figura 1.

 Eq1.

[pic 1]

Tabela 1: Titulação condutimétrica de HCl.

Volume (mL)

Condutância (μS/cm)

0,0

629,7

1,0

509.1

2,0

398,9

3,0

282,5

4,0

184,1

4,2

179,3

4,4

186,1

4,6

192,0

4,8

196,7

5,0

214,1

6,0

261,8

Em seguida montamos o gráfico 1 da curva de titulação e podemos observar que o ponto de equivalência é no segundo ponto, referente a adição de 1,0 mL do titulante. Assim foi possível calcular a concentração de HCl que foi de 0,01068 mol L-1.

Gráfico 1: Titulação condutimétrica de HCl[pic 2]

Para uma maior exatidão na localização do ponto de equivalência, é desejável que os dois ramos da curva de condutância x volume forme um ângulo agudo. Para um ângulo obtuso, uma pequena diferença na medida da condutância acarreta um erro considerável na localização do ponto final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (205.8 Kb)   docx (615.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com