TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Qualidade da madeira para produção de celulose e papel

Por:   •  28/9/2015  •  Artigo  •  6.453 Palavras (26 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 26

QUALIDADE DA MADEIRA PARA A PRODUÇÃO DE CELULOSE E PAPEL: UMA REVISÃO

Oriane Avancini Dias1; George Simonelli2

1. Graduanda em Engenharia Química das Faculdades Integradas de Aracruz (oriane.avancinidias@yahoo.com.br) – Aracruz, Brasil.

2. Docente dos Cursos de Engenharia Química, Engenharia de Produção e Engenharia Civil das Faculdades Integradas de Aracruz.

RESUMO

As indústrias que utilizam a madeira do eucalipto como matéria-prima para a produção de celulose, buscam aumentos na produção volumétrica por área plantada e a máxima eficiência na obtenção do produto. O Eucalyptus é o gênero mais utilizado devido a sua adaptabilidade a diferentes condições climáticas e regionais, resistência ao déficit hídrico, resistência a doenças, além do tempo de crescimento menor quando comparado com outros gêneros. Os investimentos na indústria e o desenvolvimento econômico do Brasil impactaram positivamente na produção de celulose e papel na última década. Além de auxiliar o processo produtivo, os estudos no ramo da qualidade da madeira, incluindo os fatores físicos, químicos e anatômicos, auxiliaram na minimização do uso de florestas nativas como fonte de matéria-prima. Contudo, o levantamento de informações a respeito das principais características da madeira de eucalipto para a produção de celulose e papel é uma tarefa importante.

 

PALAVRAS-CHAVE: Eucalipto. Indústria química. Eficiência.

WOOD’S QUALITY FOR PRODUCTION OF PULP AND PAPER: A REVIEW

ABSTRACT

The industries that use eucalyptus wood as raw material for pulp production, seek increases in volume production by acreage and maximum efficiency in obtaining the product. The genus Eucalyptus is the most widely used because of its adaptability to different climatic and regional conditions, resistance to drought, disease resistance, and the growth time less when compared with other genus. Investment in industry and economic development of Brazil had a positive impact on the production of pulp and paper in the last decade. Besides helping the production process, studies in the field of quality wood, including physical, chemical and anatomical factors, helped minimize the use of native forests as a source of raw material. However, collecting information about the main characteristics of eucalyptus wood for pulp and paper is an important task.

KEYWORDS: Eucalyptus. Chemical industry. Efficiency.

1 INTRODUÇÃO

Entre os materiais de origem biológica, a madeira é o mais utilizado como matéria-prima em quase todos os campos da tecnologia. Sua condição de matéria-prima renovável a torna um bem valorizado pela sociedade e sua origem natural a faz retornar ao ciclo natural após ter cumprido sua função, sendo degradada a seus elementos básicos, o que explica o porquê de poucas evidências da utilização ancestral da madeira terem sobrevivido. Por outro lado, a madeira é uma matéria-prima moderna, prova disso é o fato de estar sendo utilizada para móveis e revestimentos de utilidade e beleza (ANDRADE et al., 2005).

As fibras utilizadas na fabricação de celulose e papel são obtidas, quase que exclusivamente, a partir de matérias-primas vegetais. Inicialmente, foram utilizadas fibras que requeriam menor processamento, como as fibras proveniente de linho e de algodão, contudo o aumento do consumo de papel ao longo dos anos levou à busca por novas fontes de fibras vegetais, encontrando-se na madeira uma excelente matéria-prima, pois proporciona as características desejadas, está disponível em grande quantidade, é uma matéria-prima renovável e de fácil exploração econômica (BETINI; GALATTI, 1995). O uso de madeira como fonte de fibras para a fabricação de papel foi sugerida pelo francês Réaumur em 1719 (OLIVETTI NETO, 2002).

As indústrias que utilizam a madeira do eucalipto como matéria-prima buscam aumentos significativos na produção volumétrica de madeira por área plantada (FERREIRA; KAGEYAMA, 1978).  Além disso, buscam a máxima eficiência no processo de produção, ou seja, menores custos, melhor qualidade do produto final, mínimo impacto ambiental, harmonia com a sociedade e retorno financeiro. Autores afirmam que a competitividade do setor, que evoluiu a partir da década de 90 é devido ao avanço tecnológico florestal, desenvolvimento do processo e capacitação profissional (DEMUNER, 2011). Diferente do que acontecia antes, em que o único aspecto importante era a obtenção de florestas altamente produtivas (BALLONI; JACOB, 1978). Diante disso a busca por informações a respeito das principais características da madeira de eucalipto que influenciam na produção de celulose, incluindo os principais aspectos a serem considerados no caminho da madeira de eucalipto até a produção de celulose e papel se torna importante, pois a tentativa de melhorar processos produtivos traz consigo a necessidade de um conhecimento mais aprofundado dos fatores ligados à atividade (BITTENCOURT, 2004). FERRAZ; TOMAZELLO FILHO, 1978 consideram como regra, que para a correta utilização de um material é necessário ter conhecimento de suas características, estendendo esta afirmação para a utilização da madeira.

O melhoramento genético de espécies florestais é fundamental na obtenção de florestas homogêneas e produtivas. Segundo GOMIDE, 2010 apud SILVA, 2011, a produtividade das florestas no Brasil aumentou de 15 para 45 m3/ha·ano de 1970 a 2010 e além do aumento na produtividade, outras características também foram modificadas, influenciando em melhores resultados no processo produtivo. A literatura indica que a região sudeste do Brasil, principalmente o estado de São Paulo, apresenta a mais elevada taxa de crescimento da produtividade de eucalipto do mundo (OLIVETTI NETO, 2002). De acordo com CARDOSO, 2002, o Brasil é o maior produtor mundial de celulose de eucalipto.

Entre as diversas variáveis que afetam o processo de produção de celulose, destaca-se a qualidade da matéria-prima utilizada, pelo fato da madeira representar o maior custo na produção, na faixa de 50 a 60% do custo total, motivo pelo qual investimentos tecnológicos estão sendo direcionados para a minimização do consumo específico da madeira (DEMUNER, 2011).

 A produção de polpa celulósica brasileira está baseada na utilização de madeira proveniente de florestas plantadas principalmente do gênero Eucalyptus (pertencente à família Myrtaceae), que representa 81,6% da produção total (SILVA, 2011). O Eucalyptus é o gênero mais utilizado devido a sua adaptabilidade a diferentes condições climáticas e regionais, resistência ao déficit hídrico, boa resistência a doenças, além do tempo de crescimento menor quando comparado com outras espécies (SOUZA, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.4 Kb)   pdf (297.8 Kb)   docx (85.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com