TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade da madeira para papel tissue

Por:   •  2/6/2019  •  Monografia  •  3.918 Palavras (16 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

DEPARTAMENTO DE ENGENHERIA FLORESTAL

ENF 653 – QUALIDADE DA MADEIRA

ÍNDICES DE QUALIDADE DA MATÉRIA PRIMA PARA A FABRICAÇÃO DE PAPEL TISSUE

NOVEMBRO 2018

VIÇOSA – MG

SUMARIO

Introdução .............................................................................................. 1

Objetivo Geral ....................................................................................... 2

Objetivo Especifico .............................................................................. 2

Matérias primas fibrosas ........................................................................ 3

Processos produtivos .............................................................................. 5

Fatores que determinam a qualidade de papel Tissue ............................ 6

Algumas variações determinantes referentes à morfologia da fibra para

produção de papeis tissue ................................................................................ 7

Principais propriedades dos papeis tissue ........................................... 12

Conclusão ............................................................................................... 15

Referências Bibliográficas .................................................................... 16

INTRODUÇÃO

A indústria de papel brasilerira ocupa hoje a 11º lugar entre os maiores fabricantes de papel no mundo no ano 2008 (BRACELPA, 2009). Isto é resultado da diversificação que a indústria e o emprego de tecnologia moderna e com amplo potencial de crescimento nacional e internacional.

Quando falamos de papeis englobamos uma ampla gama de produtos, sendo o foco deste trabalho os papeis tissue. Dentro de este tipo de papeis podemos encontrar subdivisões, devido a sua diversa gramatura. Entre os mais comuns são: os papeis higiênicos, toalhas de cozinha, lenços faciais, guardanapos e toalhas de mão.

A produção de papel tissue pode ser feito de celulose de fibra curta e fibra longa. A matéria prima utilizada mais usadas no Brasil para a produção de celulose para papel tissue são fibras curtas como Eucalyptus spp. (saligna, grandeis, urophylla, urograndis, etc.) com comprimento médio de 0,8 mm, coarseness 0,08 mg/m. No caso das fibras longas espécies de Pinus spp. (elliottii, taeda, etc.), com comprimento médio de 2,5 mm, coarseness 0,30 mg/m, são utilizadas também. A madeira de fibra longa lhe proporciona resistência ao papel enquanto as fibras curtas lhe conferem maciez, corpo e otimiza a formação ao ter maior número de fibras por grama

Na produção de papeis devem ser avaliados diferentes fatores para poder obter papeis de alta qualidade como a matéria prima, processo de obtenção da celulose e propriedades desejadas dependendo do tipo de papel. As propriedades do papel estão influenciadas pelas características morfológicas das fibras como comprimento, largura, espessura da parede e diâmetro do lume. Também outro item importante é como ocorre o entrelaçamento das fibras. Para isto existe diversos índices como índice de Runkel (indicativo da flexibilidade das fibras, fornecendo informações sobre a sua capacidade de união relacionando a resistência à tração ao arrebentamento), índice de enfeltramento (relacionada à resistência ao rasgo), coeficiente de flexibilidade (influencia na resistência à tração e estouro do papel) e fração parede (relaciona a espessura da parede e largura da fibra) (Nisgoski et al., 2012)

Para a produção de papeis tissue uma das características mais importantes de qualidade é a macieis e volume do papel, os quais são parâmetros importantes para classificar os papeis da linha higiênica como de elevada qualidade. A anatomia e morfologia dos componentes fibrosos e suas propriedades físico-mecânicas fazem a grande diferença na fabricação do papel, entretanto, a composição e a distribuição química dos componentes nas fibras contribuem fortemente nas propriedades de absorção, maciez e resistência do produto final.

Desta forma existem diversos fatores de produção que afetam a qualidade dos papeis tissue os quais vão desde o tipo de matéria prima, morfologia, constituição química, propriedades físico-mecânicas e processos produtivos. No presente trabalho só serão avaliados os fatores relacionados à matéria prima e sus características anatômicas, químicas e sua influência nas propriedades físicas e mecânicas.

OBJETIVO GENERAL

Analisar os índices de qualidade inerentes à matéria prima mais importantes para a produção de papeis tissue.

OBJETIVO ESPECIFICO

Avaliar a influência das características morfológicas e suas propriedades físico-mecânicas.

Matérias primas fibrosas

Existem diversas matérias primas das quais podemos produzir papeis tissue. Entre elas encontramos a celulose (fibra curtas e fibra longa), pasta de alto rendimento e aparas (papel secundário). Entre as espécies mais utilizadas para celulose encontramos: o Eucalyptus spp. (saligna, grandeis, urophylla, urograndis, etc.) com comprimento médio de 0,8 mm, coarseness 0,08 mg/m. Espécies de Pinus spp. (elliottii, taeda, etc.), com comprimento médio de 2,5 mm, coarseness 0,30 mg/m, são utilizadas também. Espécies de Abeto (spruce), com comprimento médio 3,0 mm e coarseness 0,15 mg/m, utilizados no exterior (EE.UU, Canada e Europa).

As características do papel estão diretamente correlacionadas com o tipo de fibra utilizada em sua fabricação. Cada tipo de fibra (curta, longa e reciclada) possui uma morfologia e uma composição química diferente que contribuirá para uma determinada característica do papel. Desta forma, os atributos do papel podem ser obtidos ou aprimorados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com