TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química Analítica Experimental

Por:   •  3/3/2022  •  Relatório de pesquisa  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA – Química Analítica Experimental II

Determinação da acidez do vinagre comercial.

Química Licenciatura 4 Período.

Beatriz Goncalves da Silva, Sandy Lorrayne da Silva, Selena Maria Queiroz de Jesus.

Cleide Sandra Tavares Araújo. Química Quantitativa Experimental.

Palavras-chave: Volumetria. Neutralização. Vinagre. Concentração.

Introdução

O vinagre é considerado um condimento, pois a sua principal finalidade é atribuir gosto e aroma aos alimentos, também é utilizado para conservar vegetais e outras substâncias, atribuindo-lhes gosto agradável, apresentando também utilidade como amaciante de carnes temperadas e legumes em conservas (BORTOLINI et al., 2001). Além disso, o vinagre pode apresentar propriedades estimulantes e benéficas ao organismo como favorecer a secreção do suco gástrico, aumentando a ação dissolvente e a ação de regulação da glicose sanguínea (JOHNSTON; BULLER, 2005), controle da pressão arterial, estimulante de apetite e promoção da absorção de cálcio.

A acidez volátil corresponde ao teor de ácido acético que é o componente mais importante do vinagre. Ele provém da oxidação do álcool do vinho no processo de acetificação. O vinagre para consumo deve ter entre 4% e 6% de ácido acético. A legislação brasileira 745, de 24 de outubro de 1977. 745, de 24 de outubro de 1977, estabelece em 4% o teor mínimo de ácido acético para vinagre. O grau alcoólico do vinagre representa o resíduo do processo de acetificação. Todo vinagre deve ter um pouco de álcool, caso contrário as bactérias acéticas, na ausência de um substrato alcoólico, podem degradar o ácido acético produzido com prejuízo para o próprio vinagre. A legislação brasileira estabelece em 1,0% v/v o teor alcoólico máximo para o vinagre.

Resultados e Discussão

Para determinar a concentração de ácido acético presente em uma amostra de vinagre comercial, por volumetria de neutralização (ácido-base) e verificar se o produto atente as especificações de quantidade, ou seja, se contém de 4g a 5g de ácido acético em cada 100mL de vinagre. Foram realizados três experimentos usando os respectivos volumes de NaOH, 37,28mL; 38,03mL; 36,55mL. Em seguida, foram feito os cálculos considerando a estequiometria da reação de um para um, ou seja, cada 1 mol de NaOH reage com 1 mol de HAc., e considerando a concentração de NaOH=0,1mol/L. Os resultados encontrados estão representados na tabela abaixo, assim como suas médias.

EExperimentos

Volume de NaOH (mL)

Teor de HAc (%)

1

37,28

0,179

2

38,03

0,183

3

36,55

0,176

Média

37,29

0,179

Ao analisar os valores encontrados nos três experimentos para o teor de ácido acético, fica evidente que eles não atendem as especificações de quantidade, que seria de 4g a 5g de ácido acético em cada 100mL de vinagre. Os valores resultantes dos cálculos são inferiores a 4g a cada 100mL.

Considerações Finais

O acido etanoico sendo um ácido orgânico e um acido carboxílico, saturado de cadeia aberta, conhecido como acido acético CH3COOH popularmente e comercialmente como vinagre. Nas indústrias, laboratórios e utilizado a técnica de volumetria e neutralização para verificar a concentração em cada amostra analisada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (124.8 Kb)   docx (48.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com