TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química Geral e Orgânica

Por:   •  6/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1] 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL TRÊS LAGOAS - CURSO DE CIENCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: Química Geral e Orgânica

Profa. Dra. Karina de Oliveira Vasconcelos

 

Aluno(a): _______________________________________________________

 

Avisos: 1 – A resolução da prova deverá necessariamente ser anexada no AVA em pdf dentro do horário estabelecido para que a mesma seja considerada. 2 - Será creditado zero para os alunos que compartilhar com outros colegas a resolução da prova, tal comportamento ficará evidenciado pelos erros e acertos realizados exatamente da mesma maneira. 3 – Todos os cálculos deverão ser demonstrados para que a resolução seja considerada. 4 – Durante as aulas foram disponibilizadas bibliografias e realizadas explicações para o estudo, por isso, responder uma questão realizando a cópia idêntica de materiais disponibilizados na internet comprometerá a avaliação da questão. 5 - As provas devem ser resolvidas de forma manuscrita e a caneta de forma que a fotografia fique suficientemente legível. 6 - Resolução ilegível seja devido a letra ou a nitidez da escrita, será automaticamente creditada zero.

 

PROVA OPTATIVA C – 09/07/2021 

 

  1. (2,0 pontos) Explique como o elemento químico hidrogênio pode adquirir estabilidade com menos de oito elétrons na camada de valência.

 

  1. (2,0 ponto) Tanto o carbono quanto o silício são elementos situados na família XIV da tabela periódica. Explique em função das propriedades periódicas, por que o carbono é o elemento químico central para a formação dos compostos orgânicos (como petróleo, carboidratos, aminoácidos, gorduras), ou seja, possui ligações químicas mais efetivas e não o Si? Dados de número atômico: C = 6 e Si = 14.
  2. (2,0 ponto) Considere a seguinte fórmula molecular, C7H15O2N (a molécula possui dois grupos funcionais diferentes). Escreva quatro formas isoméricas que pode ocorrer, sendo duas delas contendo estruturas do tipo enantiômeros e duas contendo isomeria do tipo constitucional. Mencione o tipo de isomeria que ocorre em cada par de composto representado.

 

  1. (2,0 ponto) O nitrato de amônio (NH4NO3) é uma substância utilizada como fertilizante pois no seu processo de decomposição produz monóxido de dinitrogênio e água (NH4NO3(s) → N2O(g) + H2O(ℓ)). Sabendo que para a fertilização de uma lavoura é necessário a geração de 6,80 kg de N2O para o solo. Calcule:
  1. O número de fórmulas químicas de nitrato de amônio que será necessário e;
  2. O número de mols de moléculas de água produzido.

Dados de massa atômica em g/mol: N = 14,00; O = 16,00 e H = 1,01.

 

  1. O fosfato de cálcio, Ca3(PO4)2, é uma substância utilizada para a produção de ácido fosfórico e fertilizantes. Uma das reações para a produção do fosfato de cálcio é a reação do carbonato de cálcio (CaCO3) com o ácido fosfórico (H3PO4), conforme ilustrado na equação abaixo.  

CaCO3 + H3PO4 → Ca3(PO4)2 + CO2(g) + H2O(l)

Sabendo que 120 g de ácido fosfórico completamente, determine:

  1. O volume de CO2 gerado (na CNTP)
  2. A massa de sulfato de sódio formada.

Dados de massa atômica em g/mol: Ca = 40,08; P = 30,97; O = 16,00 e H = 1,01.

 

Boa Prova!

[pic 2]


[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (616.4 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com