TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química da Piscina

Por:   •  26/9/2021  •  Resenha  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 4

A Química das piscinas

Existem vários processos químicos associados à qualidade da água das piscinas, mas o mais importante é, sem qualquer dúvida, a desinfeção com compostos de cloro.

O “cloro das piscinas” é um desinfetante químico com uma injusta má reputação. Um amigo mal compreendido, muitas vezes ligado ao cheiro desagradável, à irritação da pele e aos olhos vermelhos!

Na verdade, a presença de um desinfetante é essencial, uma vez que as piscinas são excelentes meios de cultura de micro-organismos patogénicos. E uma piscina mal desinfetada expõe-nos a diversos perigos originados por vírus, fungos e bactérias.

Por exemplo: dermatites, pé de atleta, infeções de ouvidos e de pele, doença do Legionário, gastroenterites e muitas outras desagradáveis maleitas!

É aqui que entra a química! Numa piscina corretamente desinfetada, a maioria destes micro-organismos patogénicos não sobrevive mais de 30 segundos!

Os desinfetantes de piscina mais comuns são o hipoclorito de cálcio e os derivados clorados do ácido isocianúrico. Em contacto com a água, estes desinfetantes formam substâncias altamente agressivas para estes micro-organismos, destruindo-os!

quando o composto clorado é adicionado à água, ou hipoclorito reage com a água para formar várias espécies químicas, mas notadamente o ácido hipocloroso

[pic 1]

O ácido hipocloroso mata de bactérias e outros patógenos, atacando os lipídios da parede celular, e destrói as enzimas e estruturas dentro da célula através de uma reação de oxidação .

Um problema com Ácido hipocloroso é o fato de não ser particularmente estável podemos degradar quando expostos à luz ultravioleta do Sol e se combinar com outros elementos químicos para formar novos compostos

 cloradores que piscina frequentemente inclui um agente estabilizador, como ácido cianúrico, que reage com compostos de cloro para formar um composto mais estável que não se degradam facilmente quando exposto à luz dos violentos

 o ácido hipocloroso por exemplo pode combinar-se com amônia encontrado na urina entre outras substâncias para produzir várias Cloraminas

 As cloraminas não são somente desinfetantes fracos Mas podem irritar a pele e os olhos e deixar um forte odor de cloro na piscina o cheiro característico de agitação nos olhos Associados piscina e se devem as cloraminas, não ao aço e produzo comum um cheiro forte geralmente significa que a pouco cloro Livre

 a formação de cloramina está relacionada ao segundo maior elemento da composição química da piscina, o PH.

E nem é preciso uma grande quantidade de desinfetante: quatro partes por milhão, qualquer coisa como uma colher de chá por mil litros de água!

Não é fácil manter os níveis adequados destas substâncias na água da piscina. Elas são instáveis e degradam-se até por exposição à luz!

Mas o que torna tudo pior são mesmo os banhistas! Os desinfetantes clorados reagem também com as gorduras e proteínas transportadas no corpo dos utilizadores das piscinas: transpiração, cosméticos, protetores solares, óleos e loções. E até células de pele mortas dispersam-se pela água e reagem com os desinfetantes, reduzindo assim a sua concentração e o seu efeito protetor.

E se o nível de desinfetantes baixar demasiado, estas reações vão começar a produzir compostos químicos nocivos, as “cloraminas”, esses sim responsáveis pela irritação dos olhos e da pele e pelo chamado “cheiro a piscina”.

Este desagradável odor (também conhecido por “cheiro a cloro”) é na verdade o cheiro a cloraminas e indica uma piscina em más condições sanitárias, imagine, por falta de cloro!

 

 nível do PH

 o PH da água é uma medida do seu Equilíbrio Total ( ácido- base),  ou seja, a proporção relativa de substâncias ácidas e básicas na água .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com