TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR E SPIN ELETRÔNICO

Por:   •  12/10/2022  •  Monografia  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACID WYDEN

CURSO: BACHAREL EM FARMACIA

DISCIPLINA: QUÍMICA BIOLÓGICA

ESTUDO DIRIGIDO – TEMA: RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR E SPIN ELETRÔNICO

PROF: DR. JARDES FIGUERÊDO

ALUNO: MARCOS BENEVIDES ALVES 

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR E SPIN

Parte introdutória .

     Vamos entender os princípios básicos . Até a parte avançada da física da ressonância magnética (RM) , hoje a ressonância magnética e utilizada em todas as partes do corpo  , desde o crânio entre outras parte , onde o diagnostico e mais preciso também no estudo na por parte de neuro radiologista onde vem tendo uma crescente. e muito importante no estudo da medicina interna do estudo vascular que não precisa de contraste e isso e um grande avanço no diagnostico.

    Abordando a intensidade dos sinais provenientes  dos núcleos dos prótons de hidrogênio.

[pic 1]

     O corpo humano e mais 70% composto de água. E a agua tem 2 prótons de hidrogênio e 1 oxigênio (H2O)Na ressonância magnética não e utilizada  radiação, mas sim campos magnéticos e ondas de radio frequência .quando o corpo e exposto a esta energia com o auxilio de antenas especiais para obtermos imagens.

Os únicos prótons que contribuem para o sinal da ressonância magnética(RM) são os núcleos de átomos de hidrogênio em moléculas de agua presente no nosso corpo , quanto maior o grupo de prótons ocorre um sinal mais forte.

Hidrogênio diferentes dos demais elementos da tabela periódica tem penas 1 próton no seu núcleo e esse próton gira entorno do seu próprio eixo , nome desse movimento SPIN nuclear.

EX: a terra gira em seu próprio eixo que possui carga positiva , e o próton também e uma carga positiva,

Segundo a Lei de Faraday se tenho uma carga em movimento eu tenho magnetismo ou seja que meu próton de hidrogênio e um pequeno ima pôs se tenho magnetismo e tenho um campo magnético gravitacional.

(nosso corpo tem cerca de milhões e milhões de prótons de hidrogênio , nosso corpo tem 70% de agua teoricamente nosso corpo esta cheio de pequenos imas)

so que quando tenho imas eu tenho a direção do campo magnético  e essa direção e dada pelo vetor de magnetização onde eu tenho o movimento da carga nesse vetor ou seja nosso corpo esta cheio de vetores apontando pra varias direções aleatórias motivo pra serem aleatórios e devido ao campo magnético da terra ela não tem fluxo suficiente para alinhar esses vetores de magnetização.

devido esses vetores estarem a pontando para sentidos aleatório ocorre o cancelamento multo de magnetização dos prótons de hidrogênios(ou seja vetor positivo e negativo eles se cancelam por soma vetorial)

EX: quando pego um paciente e coloco na presença de um campo magnético dentro de um  equipamento onde a medida e maior que campo magnético que a da terra acontece o alimento dos vetores de magnetização do eixo paralelo e ante-paralelo ao campo de magnetização do equipamento, quando temos a interação com campo magnético externo com os pequenos campos magnéticos de hidrogênio nos temos spin up( são aquelas que são paralelos ao campo magnético principal)spin Down são paralelos sentido contrario.

       onde os spins UP e DOWN de acordo com a soma vetorial de cargas  (positiva)+ e -(negativa) as cargas positivas anulando as negativas , que vai sobrar prótons bons que vai contribuir para para um novo vetor que vai contribuir para os sinais em ressonância /// novo vetor VME (vetor de magnetização efetiva) e a soma vetorial que e  a resultante VME. onde vamos começar a trabalha nosso pulso de radio frequência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (435.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com