TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reatividade de Compostos Saturados e Insaturados

Por:   •  3/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 3

2022

TEMA DO EXPERIMENTO

Reatividade de compostos saturados e insaturados

OBJETIVOS

Trabalhar com a identificação da reatividade em compostos saturados e insaturados.

INTRODUÇÃO TÉORICA

O teste de reatividade é um método visual que se pode observar a saturação de compostos trabalhados. O processo ocorre quando dois solutos diferentes recebem uma certa quantidade de um reagente e apresenta alteração de descoloração ou até opacidade quando misturados ou fervido.

MATERIAIS E REAGENTES

MATERIAIS

⦁ Becker de vidro

⦁ Tripé

⦁ Tela de amianto

⦁ Isqueiro

⦁ Bico de Bunsen

⦁ Fita Crepe

⦁ Pinça de madeira

⦁ Funil

⦁ 2 Tubos de ensaio

⦁ Pipeta

⦁ Caneta esferográfica

REAGENTES

⦁ Água destilada

⦁ Lugol

⦁ Óleo de soja

⦁ Banha de porco

⦁ Solução de amido 1%

DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO

Reatividade de compostos saturados e insaturados

Acendeu-se o bico de Bunsen e colocou sob o tripé com a tabela de amianto acima do tripé. Encheu-se o Becker com 150ml de água destilada e colocou-a para aquecer por 5 minutos na tela de amianto. Com a fita crepe e a caneta enumerou-se os tubos de ensaio. No tubo 1 colocou-se 5 ml óleo de soja e no tubo 2 colocou 5 ml de banha. Colocou-se o tubo 2 dentro do Becker com a agua fervendo por 1 minuto para realizar o derretimento da banha. Com a banha derretida retirou o tubo do Becker deixando-a esfriar por 3 minutos. Colocou-se o 5 gotas de lugol nos tubos de ensaio 1 e 2. Levou-se os tubos de ensaio para o banho-maria. Após a evaporação da solução de lugol retire os tubos de ensaio do banho-maria com o auxílio da pinça de madeira para deixarem esfriar. Após resfriarem coloque 3 gota da solução de amido em ambos os tubos de ensaio e espere reagir por 2 minutos. Após passar o tempo adicione mais 2 gotas de lugol e agite a solução nos tubos.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

No experimento foi observado que na primeira adição de lugol nos reagentes não ouve alteração da coloração amarelada opaca no primeiro minuto. Em 1min25seg após colocar para reaquecer, a solução com banha e de óleo a coloração da solução alterou para uma amarelada translucida.

Após 3 minutos de aquecimento do reagente de banha alterou para coloração avermelhada. Apenas após 11min50seg o lugol começou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (552.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com