TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SATURADOS E INSATURADOS

Exames: SATURADOS E INSATURADOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  1.653 Palavras (7 Páginas)  •  1.792 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Os lipídios formam juntamente com os carboidratos e as proteínas, o grupo de compostos mais importante em alimentos e mais frequentemente encontrado na natureza, tanto em vegetais como em animais.

Os lipídios abrangem um número muito vasto de substâncias, razão pela qual não é possível define-los exatamente. De uma maneira geral são considerados

compostos encontrados nos organismos vivos, geralmente insolúveis em água, mas solúveis em solventes orgânicos.

Todos os lipídios contêm na molécula carbono, hidrogênio e oxigênio; em algumas classes são encontrados fósforo, nitrogênio, e às vezes enxofre.

Ocorrem em quase todas as células animais e vegetais e podem ser facilmente extraídos com solventes orgânicos de baixa polaridade.

A saturação é uma propriedade das soluções que indica a capacidade das mesmas em suportar quantidades crescentes de solutos, mantendo-se homogêneas. Uma solução é dita insatura se ainda tem capacidade de diluir soluto, sem precipitar excessos. A solução saturada é aquela em que o soluto chegou à quantidade máxima: qualquer adição de soluto vai ser precipitada, não dissolvida.

Saturação (química)

Ácidos graxos saturados : São normalmente encontrados na forma sólida (gordura) e em produtos de origem animal como leite integral, manteiga, creme de leite, chantilly, queijos gordurosos (provolone, parmesão, mussarela), banha, bacon, sebo, toucinho, gordura das carnes, pele das aves e dos peixes. A exceção é feita para a gordura do coco, que é rica em ácidos graxos saturados, apesar de ser um alimento de origem vegetal. O consumo de alimentos contendo ácidos graxos saturados, além da quantidade desejada, é prejudicial, pois contribui para o aumento das taxas de colesterol no sangue.

Saturação tem cinco significados diferentes, todos baseados em chegar-se a uma capacidade máxima:

• Em físico-química, saturação é o ponto em que uma solução de uma substância não pode dissolver mais quantidade da substância e os montantes adicionais vão fazendo surgir um precipitado. Este ponto de máxima concentração, o ponto de saturação, depende da temperatura do líquido, bem como da natureza química das substâncias envolvidas. Isso pode ser usado no processo de recristalização para purificar uma substância química: é dissolvida ao ponto de saturação em um solvente quente, então, como o solvente esfria e diminui a solubilidade (normalmamente), o excesso de soluto precipita. Impurezas, estando presente em concentração muito baixa, não saturam o solvente e assim permanecem dissolvidas no líquido. Se a alteração das condições (de esfriamento, por exemplo) significam que a concentração é na verdade maior que o ponto de saturação, a solução se tornou supersaturada.

• Em físico-química, quando se refere a processos de superfície, a saturação indica o grau de que um local de ligação é totalmente ocupado. Por exemplo, saturação básica refere-se a fração de cátions trocáveis que são cátions básicos. Da mesma forma, em ciência ambiental do solo, saturação de nitrogênio significa que um ecossistema, como um solo, não pode armazenar mais nitrogênio.

• Em química orgânica, um composto saturado não tem ligações duplas ou triplas. Nos hidrocarbonetos saturados lineares, cada átomo de carbono está ligado a dois átomos de hidrogênio, exceto aquelas nas extremidades da cadeia, que suportará três átomos de hidrogênio. No caso dos composto saturado metano, quatro átomos de hidrogênio estão ligados ao único átomo de carbono, central. Dos hidrocarbonetos simples, alcanos são saturados, e alcenos são insaturados. O grau de insaturação especifica a quantidade de hidrogênio que um composto pode vincular. O termo é aplicado de forma semelhante ao ácidos graxos constituintes de lipídios, onde a gordura é descrita como saturados ou insaturados, dependendo dos ácidos graxos constituintes se contem ligações carbono-carbono duplas. Insaturados é usado quando toda a estrutura de carbono contém ligações duplas ou triplas ocasionalmente. Muitos óleos vegetais contêm ácidos graxos com uma ligação dupla (monoinsaturados) ou mais ligações duplas (polinsaturados) em suas estruturas. O número de bromo é um índice de insaturação.

• Em química de organometálicos, um complexo insaturado tem menos de 18 elétrons de valência e, portanto, é suscetível a adição oxidativa ou coordenação de um ligante adicional. Insaturação é característica de muitos catalisadores porque geralmente é um requisito para a ativação do substrato.

• Em bioquímica, o termo saturação refere-se a fração de sítios de ligação de proteína totais que são ocupados, em determinado momento.

Ácidos graxos essenciais: São poli-insaturados não sintetizados pelas células do organismo, portanto, devem ser adquiridos através da alimentação. Existem dois ácidos graxos essenciais, são eles: ômega-3 (ácido linolênico) e ômega-6 (ácido linoleico). O ácido graxo ômega-3 é encontrado principalmente nos peixes e óleos de peixe. Por outro lado, as melhores fontes alimentares de ácido graxo ômega-6 são os óleos vegetais (girassol, milho, soja, algodão).

Composto insaturado

Em química orgânica, um composto insaturado (mais raramente, em insaturação) é um composto químico que contém ligações pi carbono-carbono tais como um alqueno ou um alquino e seus derivados. Em um composto saturado estas ligações pi são removidas pela adição de hidrogênio e não existem mais ligações múltiplas.

Neste sentido ácidos graxos e seus derivados, como os lipídios, por exemplo, são classificados como saturados ou insaturados, de acordo com seu "número de iodo".

A insaturação permite, por exemplo, que alquenos recebam a adição de determinadas espécies químicas reagentes com facilidade em suas moléculas, diversamente dos alcanos, como por exemplo por halogenação, como pelo cloro em reação de adição [1]:

H2C=CH2 + 2 Cl2 → H2(Cl)C-C(Cl)H2

Acidos graxos insaturados : São normalmente encontrados na forma líquida (óleo) e em produtos de origem vegetal, exceto para os óleos de peixe, que também são ricos em ácidos graxos insaturados, apesar de serem produtos de origem animal. Contêm uma ou mais ligações duplas na cadeia. Quando os hidrogênios se encontram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com