TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reação de Neutralização

Por:   •  5/10/2019  •  Tese  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 3

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

As reações de neutralização, são aquelas que ocorrem entre um determinado ácido e uma certa base, formando um sal e água. Tais reações acontecem, geralmente, em meio aquoso, visto que, em decorrência de a água ser um solvente universal, esta dissocia os reagentes, separando-os em íons, de forma que, há a produção de um sal por meio da ligação iônica entre o ânion do ácido e o cátion da base e, através da ligação entre o hidrogênio e hidroxila, tem-se elaborada a água. Como pode ser observado na reação hipotética abaixo:

HA + BOH  BA + H2O

As reações de neutralização também podem ocorrer com o uso de óxidos ou sais, porém a reação depende das características alcalinas e ácidas dos compostos em questão.

Visto isso, todas as reações, independente de sua tipologia, possuem um rendimento, quantidade de produto estimada a ser formada, através da adição de uma determinada quantia de reagentes. O rendimento depende de fatores como a pureza dos compostos utilizados e, também, a concentração dos mesmos.

Para o calculo do rendimento de uma reação, utiliza-se da estequiometria para relacionar a porção de reagentes com formação dos produtos.

Para exemplificar o processo de calculo estequiométrico e de rendimento, será apresentado a reação entre ácido clorídrico e soda caustica, que produz cloreto de sódio e água.

Primeiramente, a equação a ser analisada necessita ser balanceada:

1HCl + 1NaOH  1NaCl + 1H2O

Posterior ao balanceamento, verifica-se as proporções dos reagentes, a fim de tomar consciência se há um limitante (em relativa menor quantidade na reação) e um em excesso (em maior quantidade na reação):

1HCl + 1NaOH  1NaCl + 1H2O

Massa molar 36,46g – 39,99g 58,45g 18g

Excesso Limitante

36,46g – 58,45g 39,99g – 58,45g

2g – xg 2g – yg

x = 3,2062 y = 2,9232

Após efetuada a proporção entre reagente e produto desejado, é calculado o rendimento da reação, neste caso, é levado em considerado a quantidade produzida pelo limitante, visto que somente ele irá reagir totalmente.

Rendimento teórico --------- 100%

Rendimento real --------- x

Fator de correção=(rendimento real)/(rendimento teórico)

REFERÊNCIAS

MAHAN, Bruce M.; MYERS, Rollie J.; Química: um curso universitário, Ed. Edgard Blucher LTDA, São Paulo/SP – 2002.

RUSSELL, John B.; Química Geral vol.1, São Paulo: Pearson

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (116 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com