TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obtenção, Dosagem E Solubilidade Do Iodo

Exames: Obtenção, Dosagem E Solubilidade Do Iodo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2014  •  2.646 Palavras (11 Páginas)  •  948 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO VILA VELHA – UVV

ENGENHARIA QUÍMICA – EQ2N

GEISY BUCTKE

GENIANA TONON

LUIZ PAULO SCALZER

NAIRA FERNANDES BITENCOURT

NARA RAMIRO DE ASSIS

Pratica nº 03 (07/03/2013):

OBTENÇÃO, DOSAGEM E SOLUBILIDADE DO IODO

Disciplina: Laboratório de Química Geral e Inorgânica II

Professora: Dione da Conceição Miranda

VILA VELHA

MARÇO – 2013

SUMÁRIO

1. Introdução 3

2. Objetivos 4

3. Parte Experimental 4

3.1 Materiais 4

3.2 Reagentes e Indicadores 4

4. Procedimentos 4

5. Resultados e Discussões 6

6. Conclusão 9

7. Referências Bibliográficas 9

8. Anexos 10

1. INTRODUÇÃO

O Iodo foi descoberto em 1811 pelo francês químico Bernad Courtois. É um não metal dos grupos halogênios, um sólido altamente volátil, de aspecto cristalino e coloração quase negra, com leve brilho metálico, que sublima em condições normais. O Iodo é encontrado em larga escala e em vários lugares distribuídos em nosso Planeta, embora que nunca se encontra livre, ocorrendo desde em vestígios em rochas, nos solos, até seres vivos, na forma de iodetos ou iodatos. O iodo ocorre naturalmente nos oceanos como o íon iodeto. Pode ser encontrado principalmente em algas. Quando sólido, o iodo apresenta coloração cinzenta com um brilho semi metálico e, quando em vapor, possui coloração violeta escuro, cor que é reforçada nas suas soluções em solventes não polares como CCl4 e CS2. O Iodo apresenta uma solubilidade limitada em água, mas é muito mais solúvel em soluções contendo o íon iodeto. Este fato é atribuído à formação do íon castanho de tri-iodeto I3-. De acordo com a equação da reação abaixo:

I2(s) + I -(aq) → I3-(aq) O Iodo é praticamente insolúvel em solvente polares, mas é solúvel em solventes apolares com o hexano. Apresenta uma alta pressão de sublimação à temperatura ambiente; o odor de seu vapor pode ser facilmente percebido. O I2 tem um ponto de fusão normal de 114ºC e o ponto de ebulição normal de 183ºC. O Iodo é muito utilizado como regulador da tireóide, era usado como anti-séptico até que se descobriu que retardava o restabelecimento dos tecidos. Diversos sais de Iodo são empregados no tratamento de afecções como arteriosclerose, hipertensão arterial, sífilis, micose, enfisemas, bronquite crônica e algumas formas de artrite. Na indústria, o Iodo é componente de películas fotográficas, corantes, reagentes e produtos intermediários usados na síntese de compostos orgânicos e em laboratórios de análise. Nesta aula prática veremos os métodos e procedimentos realizados no laboratório para a obtenção, dosagem e solubilidade do iodo.

2. OBJETIVOS

O objetivo deste experimento consiste na realização do processo de sublimação do iodo para que assim, haja a obtenção do mesmo, a fim de testar a sua solubilidade com diferentes soluções e fazer dosagens.

3. PARTE EXPERIMENTAL

3.1 MATERIAIS

• Balão de Destilação 250 mL; Balão de Fundo Redondo 250 mL; Balão Volumétrico 250 mL; Béquer 100 mL e de 50 mL; Bureta de 25 mL; Erlenmeyer 250 mL; Pipeta volumétrica de 20 mL; proveta de 5 mL; Funil comum de colo longo; Funil comum de colo curto; Proveta de 100 mL; Suporte metálico; Anel; Garra; Tubo de borracha; tripé; Tela de amianto;Bico de gás; Balança; Papel impermeável; Rolha de Borracha; Rolha de Borracha Furada; Tubo de Ensaio; Funil de decantação de 250 mL.

3.2 REAGENTES E INDICADORES

• Dióxido de manganês (0,35 g); solução 1,000x10-2 mol L-1 de Na2S2O3 (padrão) (75 mL); Iodeto de potássio (1,5 g); Dispersão de amido (6 mL); Ácido sulfúrico concentrado (2,5 mL); Iodo metálico (0,1 g); Etanol (2 mL); Hexano (4 mL); Acetona (2 mL).

4. PROCEDIMENTOS

Obtenção do Iodo

Balão A: Em um gral triturou-se e misturou 0,5 g de Kl e 0,35 g de dióxido de manganês (MnO2), em seguida, colocou-se essa mistura no balão A. Em um béquer de 50 mL preparou-se 5,0 mL de H2SO4 1:1 – mediu-se o volume de 2,5 mL de água em uma proveta e colocou-se no béquer novamente; mediu-se em seguida 2,5 mL de ácido concentrado em uma proveta e adicionou-se lentamente e sob resfriamento o ácido sobre a água.

Balão B: Ao balão B adicionaram-se 50 mL de água. Em seguida, aqueceu-se suavemente o balão A, acoplado ao Balão B. Colocou-se um pouco de algodão na entrada no balão para evitar a saída do gás. Depois de decorrido um tempo aumentou-se o aquecimento do balão e observou-se a sublimação do iodo, a cor de seus vapores e a cor do iodo sólido. Ao término da reação, aguardou-se o resfriamento por completo e desmontou-se o sistema de destilação.

Solubilidade do Iodo

Adicionou-se ao balão B 1,0 g Kl, agitou-se o mesmo e observou-se a reação. Transferiu-se a solução do balão B para um balão volumétrico de 250 mL, para não se perder nada, lavou-se o balão B com água transferindo novamente para o balão volumétrico de 250 mL, e em seguida completou-se seu volume com água destilada. Homogeneizou-se a solução e transferiram-se aproximadamente 2,0 mL da solução de iodo para um tubo de ensaio. Neste tubo de ensaio adicionou-se a mesma quantidade de hexano, após isso, agitou-se intensamente o tubo, anotaram-se os resultados e deixou-se a solução em repouso. Adicionou-se um pequeno cristal de iodo em um tubo de ensaio e colocou-se aproximadamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com