TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A historia da tabela periódica

Por:   •  17/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.128 Palavras (9 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 9
  1. A História da Tabela Periódica

Como houve aumento do número de elementos químicos conhecidos, os cientistas começaram a observar que esses elementos precisavam ser organizados de uma forma que facilitasse o seu estudo. Atualmente, existem cerca de 115 elementos químicos, sendo preciso organizá-los, de forma que se obtenha mais facilmente informações sobre suas propriedades e até mesmo prever seu comportamento.

Até o final do século

Número de Elementos Químicos conhecidos

XVII

14

XVIII

33

XIX

83

XX

112

Em 1817, o cientista alemão Johann W. Dobereiner agrupou alguns elementos químicos conhecidos na época em grupos de três elementos com propriedades semelhantes (tríadas). Exemplo:

Lítio (Li) – Sódio (Na) – Potássio (K)

Em 1862, o cientista francês Alexander B. de Chancourtois imaginou a organização dos elementos químicos sobre um parafuso, na ordem de suas massas atômicas. Assim, ao passarmos por uma certa vertical, acharemos elementos com propriedades semelhantes. Esse arranjo foi denominado Parafuso Telúrico.

Em 1864, o cientista inglês John A.R. Newlands que também era músico, agrupou os elementos químicos em ordem crescente de massas atômicas e percebeu que as propriedades se repetiam a cada oito elementos (excluindo o hidrogênio), como as notas de uma escala musical. Esse arranjo ficou conhecido como Lei das Oitavas.

Em 1869, o cientista alemão Julius L. Meyer e o cientista russo Dimitri I. Mendeleev trabalhando independentemente em suas pesquisas, propuseram tabelas semelhantes para o agrupamento dos elementos químicos. Enquanto Meyer se baseou principalmente em propriedades físicas, Mendeleev baseou-se principalmente em propriedades químicas.

Mendeleev anotava as propriedades dos elementos químicos em fichas e os pregava na parede de seu laboratório. Mudava a posição dessas fichas até obter uma sequência de elementos em que se destacasse a semelhança em suas propriedades. Ao trabalhar com suas fichas Mendeleev percebeu que, organizando os elementos em ordem crescente de massa atômica, determinadas propriedades se repetiam diversas vezes. Eram as propriedades periódicas.

Em uma de suas primeiras tabelas Mendeleev colocou os elementos químicos conhecidos (cerca de 60) em 12 linhas horizontais em ordem crescente de massas atômicas. Elementos com propriedades químicas semelhantes eram colocados na mesma coluna na vertical sendo denominado grupo ou família.

Resumindo as conclusões de Mendeleev pode-se dizer que ele estabeleceu a chamada Lei da Periodicidade: “Muitas propriedades físicas e químicas dos elementos variam periodicamente na sequência de suas massas atômicas”.  

Em 1913, o físico inglês Henry G. J. Moseley estabeleceu o conceito de Número Atômico, verificando que esse valor caracterizava melhor um elemento químico do que sua massa atômica. Isso fez com que a Lei da Periodicidade ganhasse um novo enunciado: “Muitas propriedades físicas e químicas dos elementos variam periodicamente na sequência de seus Números Atômicos”.

  1. A Tabela Periódica Atual

A Tabela Periódica atual está organizada da seguinte forma:

  • Os elementos estão dispostos em ordem crescente de Número Atômico, indo da esquerda para a direita, aumentando uma unidade. Por exemplo: o primeiro elemento que aparece na tabela é o hidrogênio, com número atômico igual a 1. O próximo é o hélio, com número atômico igual a 2, o lítio vem em seguida, com número atômico igual a 3 e assim por diante.

  • Os períodos são numerados de 1 a 7 (linhas horizontais). Os elementos com o mesmo número de camadas eletrônicas ou níveis energéticos estão situados no mesmo período. Dessa forma, todos os elementos do primeiro período possuem apenas uma camada eletrônica (n=1 camada K), todos do segundo período possuem duas camadas eletrônicas e assim sucessivamente. Em cada período existe um determinado número de elementos:

Períodos

Elementos

Camadas

2 elementos (H e He)

K

8 elementos (do Li ao Ne)

K  L

8 elementos (do Na ao Ar)

K  L  M

18 elementos (do K ao Kr)

K  L  M  N

18 elementos (do Rb ao Xe)

K  L  M  N  O

32 elementos (do Cs ao Rn)

K  L  M  N  O  P

25 elementos (do Fr ao Rg)

K  L  M  N  O  P  Q

No 6º período a terceira casa contém 15 elementos (lantânio até lutécio) que estão indicados em uma linha fora e abaixo da tabela formando a série dos lantanídios. O mesmo ocorre no 7º período (actínio até laurêncio) formando a série dos actinídios.

  • Os elementos com o mesmo número de elétrons na última camada eletrônica possuem propriedades químicas e físicas semelhantes e pertencem a uma mesma família ou grupo, estando dispostos em colunas (linhas verticais). Os grupos vão de 1 até 18 (família A e B). As famílias A recebem nomes especiais como mostra a tabela abaixo:

Família ou grupo

Elementos químicos

Número de elétrons na última camada

Nome da Família

1 A (1)

H, Li, Na, K, Rb, Cs, Fr

1

Metais alcalinos

2 A (2)

Be, Mg, Ca, Sr, Ba, Ra

2

Metais alcalino-terrosos

3 A (13)

B, Al, Ga, In, Tl

3

Família do boro

4 A (14)

C, Si, Ge, Sn, Pb

4

Família do carbono

5 A (15)

N, P, As, Sb, Bi

5

Família do nitrogênio

6 A (16)

O, S, Se, Te, Po

6

Calcogênios

7 A (17)

F, Cl, Br, I, At

7

Halogênios

8 A (18)

He, Ne, Ar, Kr, Xe, Rn

8 (exceto hélio que tem 2)

Gases Nobres

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (150.8 Kb)   docx (49.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com