TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TABELA CRONOLOGICA E OS PRINCIPAIS AGENTES DO PROCESSO DA HISTORIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.639 Palavras (15 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 15

Etapa 1 – Passo 2

PEDAGOGIA - 4º SEMESTRE – ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

           "TABELA CRONOLOGICA E OS PRINCIPAIS AGENTES DO PROCESSO DA HISTORIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL"

Principais Agentes

Conceitos

Contribuições para a Educação e  Desenvolvimento para as Crianças.

Constance Kamii

[pic 1]

   

         Nasceu em Genebra, na Suíça. É psicóloga nipo-americana, filha de pai francês e mãe canadense. Viveu no Japão até os 18 anos,

Transferindo-se para os Estados Unidos, onde se formou em Bacharel em Sociologia, em 1955.

      Mestra em Educação e Doutora em Educação e Psicologia pela Universidade de Michigan em Estados Unidos, Constance Kamii foi aluna e colaboradora de Jean Piaget, tendo feito diversos cursos de Pós-Doutorado nas Universidades d Genebra e Michigan, relacionados com a epistemologia genética e com outras áreas educacionais tanto à teoria piagetiana como de outros pesquisadores.

      Atualmente é professora da Universidade do Alabama.

        Kamii na verdade fez uma reflexão sobre as relações da criança com o número e, por fim, faz uma apreciação de quais os procedimentos didáticos os professores que podem utilizar  para ajudar as crianças a desenvolver o conceito de número.

ALGUNS DOS LIVROS PUBLICADOS:

  • Aritmética-Novas-Perspectivas: Implicações de Teoria de Piaget”
  • “Conhecimento Físico da Educação Pré-Escolar”
  • “A Criança e o Número”
  • “Crianças Pequenas Reinventando a Aritmética”
  • “Piaget para a Educação Pré-Escolar”
  • “Jogos em grupos na Educação infantil implicações da teoria de Piaget”

Etapa 1 – Passo 2

PEDAGOGIA - 4º SEMESTRE – ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Principais Agentes

Conceitos

Contribuições para a Educação e  Desenvolvimento para as Crianças.

Jean-Jacques Rousseau

[pic 2]

Nascido em Genebra28 de Junho de 1712 — foi um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata suíço. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo.

Jean-Jacques Rousseau não conheceu a mãe, pois ela morreu de infecção puerperal nove dias depois do parto, acontecimento que seria por ele descrito como "a primeira das minhas desventuras”. Foi criado pelo pai, Isaac Rousseau, um relojoeiro calvinista, cujo avô fora um huguenote fugido da França. Aos 10 anos teve de afastar-se do pai, mas continuaram mantendo contato.

Na adolescência, foi estudar numa rígida escola religiosa sendo aluno do pastor Lambercier.  Rousseau morreu em  Ermenonville2 de Julho de 1778

No ano de 1762, Rousseau começou a ser perseguido na França, pois suas obras foram consideradas uma afronta aos costumes morais e religiosos. Refugiou-se na cidade suíça de Neuchâtel. Escreveu, além de estudos políticos, romances e ensaios sobre educação, religião e literatura. Sua obra principal é Do Contrato Social. Nesta obra, defende a ideia de que o ser humano nasce bom, porém a sociedade o conduz a degeneração. Afirma também que a sociedade funciona como um pacto social, onde os indivíduos, organizados em sociedade, concedem alguns direitos ao Estado em troca de proteção e organização.

 Obras principais

- Discurso Sobre as Ciências e as Artes

- Discurso Sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens

- Do Contrato Social

- Emílio, ou da Educação

- Os Devaneios de um Caminhante Solitário

Principais Agentes

Conceitos

Contribuições para a Educação e  Desenvolvimento para as Crianças.

HENRI WALLON

[pic 3]

Nasceu em Paris no ano de 1879;Era graduado em Medicina, Psicologia e Filosofia; Na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) ajudou a cuidar de pessoas com distúrbios psiquiátricos;

Em 1925 criou um laboratório do qual atuou como médico psiquiatria e  dedicou seu tempo ao atendimento das crianças que na época eram ditas como deficientes;Em sua vida se dedicou a conhecer a infância e os caminhos de inteligência da criança;

No ano de 1947 propôs  mudanças no sistema educacional francês, a construção de uma educação justa pra uma sociedade justa;Em 1948, lançou a revista Enfance, que serviria de plataforma de novas ideias no mundo da educação - e que rapidamente se transformou numa espécie de bíblia para pesquisadores e professores.  Morreu no ano de 1962 aos 83 anos na  França;

Ele foi o primeiro a levar pra sala de aula as emoções das crianças; Fundamentou-se em quatros elementos que se comunicam a todo o tempo: afetividade, movimento, inteligência e a formação do eu como pessoa;

Para Wallon a evolução  não depende somente da capacidade intelectual, mas também do meio ambiente que vai condicionar o desenvolvimento, permitindo ou impedindo que determinadas potencialidades sejam desenvolvidas; Diferentemente dos métodos tradicionais (que priorizam a inteligência e o desempenho em sala de aula), a proposta de Wallon põe o desenvolvimento intelectual dentro de uma cultura mais humanizada. A abordagem é sempre a de considerar a pessoa como um todo.

Principais Agentes

Conceitos

Contribuições para a Educação e  Desenvolvimento para as Crianças.

Célestin Freinet

[pic 4]

 Nasceu em uma cidadezinha chamada Gars, que fica situada no sul da França, no dia 15 de outubro de 1896. Ainda adolescente mudou-se para a cidade de Nice, onde começou a cursar o Magistério. Em 1920 iniciou seu trabalho como professor de escola primária, antes mesmo de concluir o curso normal.

Foi quando Freinet começou a desenvolver seus métodos de ensino. Ele atuou como professor-adjunto em Le Bar-sur-Loup e docente em Saint-Paul. Em 1924, Freinet criou uma cooperativa de trabalho com professores de sua aldeia, esta cooperativa suscitou o movimento da Escola Moderna na França. Neste mesmo ano inicia as primeiras correspondências escolares. Na década de 1930, a escola de Freinet é oficialmente aberta, e, juntamente com Romain Rolland, ele lança o projeto Frente da Infância. Célestin Freinet morreu em Vence, na França, no dia 8 de outubro de 1966.

Para Freinet, a educação deveria proporcionar ao aluno a realização de um trabalho real. Sua carreira docente teve início construindo os princípios educativos de sua prática. Ele propunha uma mudança da escola, pois a considerava teórica e, portanto desligada da vida. Suas propostas de ensino estão baseadas em investigações a respeito da maneira de pensar da criança e de como ela construía seu conhecimento. Através da observação constante ele percebia onde e quando tinha que intervir e como despertar a vontade de aprender do aluno. De acordo com Freinet, a aprendizagem através da experiência seria mais eficaz, porque se o aluno fizer um experimento e der certo, ele o repetirá e avançará no procedimento; porém não avançará sozinho, precisará da cooperação do professor. Na proposta pedagógica de Freinet,a interação professor-aluno é essencial para a aprendizagem. Estar em contato com a realidade em que vive o aluno é fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (422.7 Kb)   docx (929.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com