TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A natrureza eletrica dos atomos

Por:   •  13/7/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 6

E.E.E.P José Maria Falcão

Feira de Ciência

   Eletricidade e Ondas Sonoras.  

Pacajus-ce

2015

        

“O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.”

(Isaac Newton)

RESUMO

Palavra-chave:.

ABSTRACT

Keyword:

        INTRODUÇÃO

Esse Trabalho trata de aspectos relevantes sobre o projeto e implementação de um eletroscópio de folha, Maquina de choque e um instrumento que visualiza a voz, de emprego pratico em situações que envolvem presença de cargas elétricas e ondas sonoras.

Ao retirarmos uma blusa de lã, em dias secos, ouvimos pequenos estalos e, se estivermos no escuro, vemos pequenas faíscas de eletricidade saltando da blusa para o corpo. Certos materiais plásticos, quando atritados, ficam carregados eletricamente, passando a atrair pedacinhos de madeira, tecido, papel, fatos observados desde a antiga Grécia. Esses fatos são conhecidos como fenômeno eletrostático, ocasionado por cargas elétricas em repouso.

Desde que o homem observou o mar e o movimento de vaivém de suas ondas, ou quando, ao atirar a isca para pescar num lago tranquilo, via os círculos concêntricos que se formavam no ponto onde caiu a isca irem aumentando ate desaparecerem, talvez perguntasse a si mesmo como eles eram formados.

Hoje conhecemos expressões como ondas sonoras ou ondas de rádio, alem de utilizarmos aparelhos no nosso cotidiano que utilizam ondas em seu funcionamento, tais como o forno de micro-ondas e as transmissões de TV via satélite, e na Medicina o ultrassom e os raios X, entre muitas coisas que usamos todos os dias.

DESENVOLVIMENTO

  1. Funcionamento do Eletroscópio de Folha

O Eletroscópio é um dispositivo utilizado na detecção e avaliação de cargas elétricas em excesso/falta num dado corpo, eles diferenciam se um corpo está eletrizado ou não.

Se estiveram eletrizados, tais cargas em excesso ou falta criam potenciais elétricos em relação à terra, desse modo, podem também detectar e avaliar potenciais elétricos, a ideia é fazer com que cargas elétricas em excesso no seu interior sejam divididas em duas quantidades iguais, quando se aproxima um corpo eletrizado da esfera condutora, as lâminas de ouro ou alumínio do eletroscópio se abrem, pois o corpo eletrizado induz na esfera condutora, cargas de sinal contrario as dela, produzindo assim repulsão entre as folhas.

[pic 1]

  1. Funcionamento da Maquina de choque

Na eletricidade por indução, o induzido eletriza-se com carga de sinal contrario à do indutor. Ao aproximarmos um corpo positivamente eletrizado num outro eletricamente neutro, os elétrons livres do ultimo serão atraídos pelo corpo positivo, acumulando-se na região mais próxima possível. Já na região mais afastada ficam os excessos de cargas positivas. Esse fenômeno é denominado indução eletrostática.

[pic 2]

  1. Funcionamento de como visualizar sua voz.

Ondas Sonoras.

Acústica estuda as propriedades das ondas sonoras, que são ondas de pressão formadas a partir de áreas de compressão e rarefação do meio onde se propagam. As ondas sonoras são produzidas a partir de um elemento vibrador, por exemplo, um instrumento musical, ou pelas nossas cordas vocais que permitem a nossa comunicação por meio da fala. Todos os elementos citados causam pressão sobre as moléculas do meio ao seu redor, propagando ondas de pressão, as ondas sonoras são ondas mecânicas longitudinais, não podendo, portanto, propagar-se no vácuo.

OBJETIVO

Os experimentos visa à verificação da existência de cargas, por um tipo de instrumento e sua interação por meio de processo conhecido como eletrização, o segundo instrumento é por meio do conhecimento de indução e o terceiro por meio de ondas sonoras.

Neste processo utilizamos conceitos já conhecidos no âmago da física, como o principio da conservação de cargas, a existência de materiais condutores e dielétricos e também as propriedades que as cargas têm de atração e repulsão.

Nosso objetivo é construir um Eletroscópio simples e mostrar a existência de cargas elétricas e suas propriedades, analisar o funcionamento de um Eletroscópio de Folhas, bem como comprovar os conceitos de Eletrização por contato e por indução.

Por serem instrumentos caseiros de fácil acesso para todos, e para tornar a aula mais dinâmica saindo um pouco da teoria trazendo para a pratica para os alunos despertarem seu interesse, e sair da aula monotoma.

A influencia da eletricidade em nosso cotidiano é tal que fica difícil imaginar como era viver em uma época sem comodidades de hoje.

Alem de verificar a altura, que permite diferenciar um som grave de um agudo, intensidade, que diferencia um som forte a um som fraco.

CONLUSÃO

O trabalho apresentado demonstra a possibilidade de desenvolvimento de circuitos de grande utilidade pratica, com bons recursos de sensibilidade de forma simples e de baixo custo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (230.6 Kb)   docx (240.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com