TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADSORÇÃO DE CAFEÍNA E PARACETAMOL EM CARVÃO ATIVADO FUNCIONALIZADO

Por:   •  12/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  11.292 Palavras (46 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 46

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ[pic 1]

CENTRO DE TECNOLOGIA 

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA

ADSORÇÃO DE CAFEÍNA E PARACETAMOL EM CARVÃO ATIVADO FUNCIONALIZADO

Juliana

[pic 2]

CAPÍTULO 1

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

1.1.        Paracetamol

O paracetamol, ou acetaminofeno, apresentado na Figura 1.1, tem como nome IUPAC (N–(4 hidroxifenil)acetamida) e é um fármaco com propriedades analgésicas mas sem propriedades anti-inflamatórias clinicamente significativas. Ele é comercializado na forma de cápsulas, comprimidos, gotas, xaropes e injetáveis (KOLPIN et al., 2002).

[pic 3]

Figura 1.1. Estrutura do paracetamol

Fonte: (LORPHENSRI et al., 2006)

O paracetamol foi inicialmente empregado na medicina em 1893 por VON MERING, O paracetamol é um pó cristalino branco, inodoro e amargo. Ele é solúvel em éter, acetona, pouco solúvel em benzeno e altamente solúvel em água (KUMMER, 2005), apresentando grande estabilidade em solução aquosa em pH 6-7 (CONNORS et al., 1986). mas só se tornou popular a partir de 1949, quando foi reconhecido como principal metabólito ativo tanto da acetanilida quanto da fenacetina (GILMAN et al., 1991).

As propriedades físico-químicas do paracetamol são apresentados na Tabela 1.1.

Tabela 1.1. Propriedades do Paracetamol

PARACETAMOL

Nomes genéricos

Acetamida

N-(4-hidroxifenil)

N-acetil-p-aminophenol, pacetamidofenol

acetaminofen.

Nomes comerciais / Companhia / País

Paracetamol Basics® / Bayer / Alemanha

Aceta® / Century / Estados Unidos

Acetofen® / Medley / Brasil

Atralidon® /Atral / Portugal

Fórmula Molar

C8H9NO2

Número CAS

103-92-2

Massa Molar (g/mol)

151,17

Ponto de Fusão (oC)

169-171

Ponto de Ebulição (oC)

> 500

Solubilidade em água (g/L)

14

Tempo de meia-vida (h)

1 – 4

Densidade (g/cm3)21 ºC

1,293

pKa

9,71-9,84

Metabólitos

N-acetil-p-benzoquinona

3-metoxiglucoronato

Fonte: (ROMERO & RHODES, 1993; MARTINDALE, 2002)

A ação do paracetamol é similar à da aspirina, além de ser uma alternativa apropriada para pacientes que são sensíveis ao ácido acetilsalicílico (QUINTINO et al., 2002). Comparando seus efeitos tóxicos com os de outros analgésicos, como o ácido acetilsalicílico, admite-se que o paracetamol seja a melhor alternativa, particularmente na terapêutica infantil (CLISSOLD, 1986). Atualmente é um dos analgésicos mais utilizados por ser bastante seguro e não interagir com a maioria dos medicamentos. Este fármaco é metabolizado principalmente no fígado, onde grande quantidade desta substância se converte em composto inativo, sendo posteriormente excretado pelos rins (KOLPIN et al., 2002).

A ingestão de doses excessivas deste fármaco pode levar à acumulação de metabólitos tóxicos nos quais podem causar severas e algumas vezes hepatoxicidade letal e nefrotoxicidade (MARTIN et al., 1998; MUGFORD & TARLOFF, 1997).

No mercado nacional, o paracetamol encontra-se sob várias apresentações como soluções, elixires, comprimidos (revestidos ou não), cápsulas e supositórios. Apesar de ser estável em soluções (CORREA, 1991) a maior parte das formas farmacêuticas contendo paracetamol no Brasil é de comprimidos (DEF, 2003;2004). Além disso, pode ser adquirido no comércio sem prescrição médica, o que o torna um fármaco de crescente uso doméstico, favorecendo a automedicação. Esta é, de fato, uma das principais preocupações da ANVISA (2012).

O paracetamol é classificado como anti-inflamatório não esteroidal, porém não apresenta atividade anti-inflamatória, talvez pela sua dose-resposta com relação à prostaglandina envolvida nos diferentes processos de febre, dor e inflamação (GOODMAN et al., 2003). Este fármaco é capaz de aliviar dores de intensidade leve a moderada, bem como abaixar a febre por meio de efeitos diretos ao nível dos centros termorreguladores. Alguns autores admitem que as atividades analgésicas e antitérmicas do paracetamol são resultantes de sua habilidade de inibir a biossíntese de prostaglandinas (CLISSOLD, 1986).

Katzung (2003) descreve o paracetamol como um inibidor fraco das prostaglandinas nos tecidos periféricos, que não possui nenhum efeito anti-inflamatório significativo. A atividade antitérmica do paracetamol deve-se à estrutura aminobenzênica, sendo que a introdução de outros radicais na hidroxila fenólica do p-aminofenol e nos grupos amino livres da anilina reduz a toxicidade sem perda da ação farmacológica (GOODMAN et al., 2003). O efeito antipirético é produzido pela ativação do centro regulador da febre no hipotálamo (REMINGTON, 2000).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (77.5 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com