TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALIMENTOS E AMBIENTE: FACES DA MESMA MOEDA

Por:   •  13/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.777 Palavras (8 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 8

LIGAÇÕES QUÍMICAS – TEMA EM FOCO: PRODUÇÃO DE

ALIMENTOS E AMBIENTE: FACES DA MESMA MOEDA

Daniela Medeiros Ferreira

Hemiriele Regina de Souza

Marcus Vinicius Anjos

Otavio Gonçalves Santos

RESUMO

O presente artigo busca relacionar a química com a produção alimentícia e o meio ambiente, apresentando aos leitores uma visão de cada conteúdo presente na relação dos três temas, na química será apresentado à ligação química, na produção apresentará o uso dos produtos químicos sendo eles agrotóxicos e outros, e no meio ambiente o impacto ambiental causado pelo mau uso dos produtos químicos na produção agrícola. Com o objetivo do trabalho é correlacionar a química com os alimentos e o meio ambiente, em uma perspectiva voltada a produção de alimentos e preservação do meio ambiente.

Palavras-chaves: Química, Produção de alimentos, Meio ambiente.

1 INTRODUÇÃO

A Química é a ciência da matéria e das mudanças que ela sofre. O mundo da química inclui, portanto, todo material que nos rodeia, ou seja, comida que você se alimenta, o chão que você pisa, o ar que você respira, dentre outras.

O conhecimento dos tópicos da química está diretamente ligado aos alimentos e ao meio ambiente, uma ligação entre os fatores são os “agrotóxicos, defensivos agrícolas, pesticidas, praguicidas, são produtos químicos utilizados na produção (PERES E MOREIRA, 2003) ”. Em um estudo feito mostra que o Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos e ainda se estipula que cada um ingerem uma média de 5,2 litros de venenos por anos em saber, o equivalente a duas garrafas e meia de refrigerante, ou a 14 latas de cerveja. E muitos dos venenos utilizados por aqui já foram proibidos em outros países por conta do mal que causam.

Por tanto, o uso dos produtos químicos, não se deu pela procura dos produtores rurais por estarem perdendo a produtividade em suas lavouras, mais sim por estratégia das indústrias químicas estrangeiras que desejavam alimentar seus mercados pós-guerra, ao qual o governo brasileiro deu apoio, que adotou os agrotóxicos aos financiamentos agrícolas, juntamente com os fertilizantes químicos, o mercado de maquinas e o de sementes. (MATA, FERREIRA, 2013, p. 7)

Na escolha do conteúdo decidimos por ligações química com foco na produção de alimento e ambiente, por terem ligação de certo modo natural agindo em processo união entre eles.         

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Ligação química

A química tem como uma de suas importantes funções estudarem a natureza e, as propriedades, a composição e as transformações da matéria, a química abrange uma área tão grande que se correlaciona com as outras ciências no decorrer de seus estudos, como: geoquímica, astroquímica, e a físico-química. (Referência é o livro de geral 1, o Russel)

Vendo um pouco da evolução da química, existe os experimento s os modelos atômicos onde a cada pesquisador, e descoberta ouve um avanço considerável, começando por Dalton que com seu modelo atômico dizia que o átomo era esférico e indivisível, anos após ele ter feito esse conclusão Thompson com seus estudos conseguiu ver que o átomo possuía divisão, o seu modelo ficou conhecido como pudim de passas, por ter uma massa e seus elétrons  encrustados  nela  , mas não parou por ai veio o Rutherford dizendo que o átomo existia núcleo e os elétrons  ficavam ao redor e sua maior massa era no núcleo , e diante disso alguns questionamentos  que fizeram com que Bohr fizesse experimentos com outros cientistas e chegaram à conclusão que o átomo possuía eletrosferas com energias quantizadas.

 O estudo da química evoluiu de uma maneira que temos hoje em dia muitos avanços tecnológicos ligados diretamente a estudos feitos na área da química, temos como exemplo de evolução tecnológica a criação das armas químicas utilizadas em guerras dando ainda mais forças aos países que as utilizaram. Temos também como grande evolução na área cientifica voltada a química a grande auxilio que a química tem na produção de alimentos, transformando os alimentos mais duradouros em relação aos naturais sem os usos dos auxílios químicos (agrotóxicos).

2.2 Produções de alimentos

O presente artigo relata sobre as diversas mudanças que produção agrícola tem sofrido e seus avanços tecnológicos, e o quanto o homem contribui para que isso acontecesse pensando no desenvolvimento de diversas culturas onde as pragas afetavam fazendo com que a produção fosse prejudicada cogitando na possibilidade de melhorar a produção agrícola criaram os agrotóxicos para o combate das mesmas.

O homem impulsionado pelo anseio em melhoras as condições de vida, fez com que o uso de agrotóxicos na produção vem sendo cada vez maior na busca por aumentar a produção dos alimentos. Desde do início o da civilização o homem é o principal responsável pela transformação da natureza em relação da evolução de sua espécie e na constante busca por alimento e espaço no planeta.

De acordo com Food and Agriculture Organization (FAO) (Peres e Moreira, 2003), substâncias ou misturas que destroem, previnem ou controlam qualquer praga é considerada como agrotóxico, isso incluindo espécies de plantas e animais indesejados na produção, processamento, estocagem, transporte ou distribuição dos alimentos.

Agrotóxico é o termo que remete a inseticidas, fungicidas, herbicidas, além de controladores de crescimento, desfolhantes e dissecantes (BAIRD, 2006; SILVA E FAY, 2004).

Estudo feito mostra que o Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos e ainda se estipula cada um ingira uma média de 5,2 litros de venenos por anos em saber, o equivalente a duas garrafas e meia de refrigerante, ou a 14 latas de cerveja. E muitos dos venenos utilizados por aqui já foram proibidos em outros países por conta do mal que causam.

2.3 Meio ambiente

A gradativa preocupação com a produção agrícola e com uso indiscriminado de agrotóxico vem aumentando, em virtude da grande demanda de consumo de defensivos agrícolas para o aumento da produção dessa forma não se teria prejuízos, mas o uso de agrotóxicos causou muitas mortes por intoxicação até que veio a ser proibido seu uso e gerando processos contra as indústrias produtoras um exemplo a MONSANTO, até hoje se faz uso de vários tipos de defensivos agrícolas, mas ainda devemos tomar devidas precauções pois existem produtos contrabandeados o que dificulta o controle total dos órgãos responsáveis por essa fiscalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (136.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com