TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Qualitativa e Quantitativa: Lados de uma Mesma Moeda

Por:   •  14/9/2018  •  Resenha  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

Pesquisa qualitativa e quantitativa: Lados de uma mesma moeda

CARDOSO, Caroline R. . Pesquisa quantitativa e qualitativa em Sociolinguística: dadaísmo metodológico?. CADERNOS DE LETRAS DA UFF , v. 23, p. 143-156, 2013

A disputa entre as correntes: qualitativa e quantitativa não são recentes, mas perduram até os dias atuais, uma vez que antigamente havia mais relevância na investigação quantitativa por acreditar que a mesma é mais científica e específica, além de apresentar resultados com dados matemáticos, ao longo do tempo a pesquisa qualitativa foi “ ganhando” credibilidade e contribui para somar com a pesquisa quantitativa, já que ambas se completam e podem ser conjugadas nas pesquisas. Nessa perspectiva, para se realizar uma pesquisa de relevância, é preciso analisar o objeto de estudo a ser investigado, para então definir qual o tipo de pesquisa a ser utilizado.

        A pesquisa qualitativa apresenta uma análise subjetiva, com coletas de dados amparadas em estudo de caso; o objeto de estudo é avaliado em sua totalidade, levando em considerações fatores externos, além de generalizar o “todo” a partir de um único dado. Em relação ao pesquisador, na pesquisa, pode haver influência de valores e crenças do mesmo. Já na pesquisa quantitativa, os fenômenos são analisados isoladamente, de forma específica e numericamente, os métodos e pesquisas são padronizados, além de priorizar o que os “ números” dizem. Vale ressaltar ainda que a influência do pesquisador é mínima.

De acordo com Cardoso ( p.148) Há bastante perigo em ser subjetivo ou objetivo em demasia. O pesquisador precisa ter o cuidado de saber balancear sua postura metodológica ao investigar um assunto. Dessa forma, o fenômeno que está sendo estudado é de grande relevância, pois norteará o pesquisador a saber qual método utilizar e dependendo da pesquisa, ambos podem ser utilizados em conjunto, como diz, Luciano Amaral Oliveira, doutor em letras pela, UFBA, à respeito das correntes Formalistas e Funcionalistas, a pesquisa quantitativa e qualitativa “ são fatias de uma mesma torta” , pois não devem ser visto de maneira isolada, mas como complemento um do outro.

         Como já dito anteriormente a pesquisa qualitativa e quantitativa, embora  apresentem características diferentes, não significa dizer que uma é “ melhor” que a outra, pois apesar de analisar o mesmo objeto de estudo, a pesquisa, cada vertente o vê de forma distinta. Sendo assim, ambas possuem aspectos relevantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com