TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISES DE SOLUBILIDADE E CONCENTRAÇÃO

Por:   •  21/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 3

Análises de solubilidade e concentração

Danielle dos Santos de Albuquerque Brito

INTRODUÇÃO

Solubilidade consiste em determinar a quantidade de soluto que dissolve em uma determinada quantidade de solvente , sendo um termo quantitativo. Ela é expressa em mols por litro, gramas por litro ou porcentagem de soluto/solvente. Está ligada às naturezas das substâncias analisadas e também à temperatura e pressão as quais o sistema foi submetido, podendo ser utilizada em diversas áreas como : materiais, farmacêutica e ambiental.

A solubilidade está diretamente ligada a estrutura molecular, em especial a polaridade das ligações que é definida como sendo a concentração de cargas na nuvem eletrônica ao redor da molécula , podendo ser polar (quando as cargas elétricas se acumulam em determinado polo, formando polos positivos e negativos) e apolar (ligações que possuem momento dipolo igual a zero) . Geralmente, os compostos apolares ou fracamente polares são solúveis em solventes apolares ou de baixa polaridade, enquanto que compostos de alta polaridade são solúveis em solventes polares.

Portanto, a solubilidade depende das interações intermoleculares, sendo estas classificadas como : dipolo induzido(moléculas ou átomos apolares que não possuem dipolo permanente e em um dado instante surgirão dipolos instantâneos), dipolo permanente( moléculas polares que apresentam permanentemente polos de carga) e ligações de hidrogênio ( são do tipo dipolo permanente porém mais intensas).

Neste trabalho discutiremos a respeito da solubilidade de algumas substâncias em determinados solventes, analisando se os resultados contemplam as informações citadas acima . Também veremos a concentração(relação entre a quantidade de soluto e a quantidade de solvente em uma solução) de álcool presente na gasolina.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Por meio das análises dos experimentos , pôde-se observar os resultados da tabela 1.

TABELA 1 - Análise de solubilidade

ÁGUA SOL. HCl 10% SOL. NaOH 10%

Ácido benzoico

FIGURA 1 insolúvel insolúvel solúvel

m-Nitroanilina

FIGURA 2 insolúvel solúvel insolúvel

Naftalina

FIGURA 3 insolúvel insolúvel insolúvel

Os resultados observados são justificáveis por meio das estruturas, funções e forças atuantes em cada composto .

O ácido benzoico (baixa polaridade) não se solubilizou em água(polar) devido ao fato da cadeia carbônica se tornar a parte mais significativa da molécula. E se solubilizou em solução de NaOH (base forte) por se tratar de uma interação ácido-base e não se solubilizou em solução ácida por se tratar de um ácido forte .

A nitroanilina tem caráter básico e por isso não se solubilizou em solução básica(NaOH) e foi solúvel em solução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com