TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO PRÁTICA REFERENTE AS UNIDADES “2”

Por:   •  19/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Estudo de caso experimental individual

APLICAÇÃO PRÁTICA REFERENTE AS UNIDADES “2”

Curso : Química      DisciplinasIEN240 e IEN029  

Professor: Ângela Pereira Accioly

Semestre: 2020_2

Aluno/matrícula (a):

Para que ocorra uma reação química entre diferentes reagentes, é necessário que eles tenham afinidade química. Afinidade química é a tendência de as substâncias reagirem entre si. Para que duas moléculas reajam, é necessário que ocorram colisões (choques) entre elas. Essas colisões devem acontecer com uma energia maior que um valor mínimo e com orientação adequada. Nessas condições, as duas moléculas rompem suas ligações químicas originais, que prendem seus átomos e, em seguida, elas se rearranjam, formando novas ligações e dando origem a moléculas que compõem os produtos da reação. Alguns fatores alteram a quantidade de colisões entre as moléculas dos reagentes em uma reação química, fazendo com que haja aumento ou diminuição da velocidade com que elas ocorrem.

É necessário que se faça os experimentos e relacione o tipo de comprimido com o tempo para a sua decomposição em relação à sua massa.

Para que ocorra uma reação química, é preciso que ocorram condições específicas, como o contato entre os reagentes, afinidades entre os reagentes, colisões eficazes entre as partículas envolvidas na reação e energia de ativação. A velocidade de uma reação química, de modo simples, é a velocidade com que os reagentes desaparecem para formar um ou mais produtos. Essa velocidade é medida pela quantidade de reagentes consumidos ou pela quantidade de produtos formados em um determinado intervalo de tempo. Existem fatores importantes que podem influenciar a velocidade de uma reação química, tais como: concentração dos reagentes, temperatura, natureza química dos reagentes, uso de catalisadores etc. Esses importantes fatores qualitativos podem ser medidos de forma quantitativa. De um modo geral, a velocidade de reação química não é constante durante todo o processo, mas muda à medida que os reagentes são consumidos; isso é facilmente explicado pela concentração dos reagentes. Para entender melhor o assunto, faça os experimentos:

  Experimento 1

 

Pegue dois comprimidos efervescentes de um antiácido ou ácido ascórbico (vitamina C). Triture muito bem um dos comprimidos. Em dois copos pequenos coloque volumes iguais de água em temperatura ambiente. Em um copo, coloque o comprimido bem triturado e no outro, o comprimido não triturado. Com um cronômetro, anote a velocidade de reação de cada comprimido.

   Experimento 2

Pegue dois comprimidos efervescentes de um antiácido ou ácido ascórbico (vitamina C). Não triture os comprimidos. Em dois copos pequenos, coloque volumes iguais de água, um em temperatura ambiente, e o outro perto da temperatura de ebulição. Com um cronômetro, anote a velocidade de reação de cada comprimido.

 

Agora que você fez esses simples experimentos, responda:

No experimento 1, em qual dos copos a reação do comprimido com a água ocorreu mais rapidamente? Explique a sua resposta.

 

No experimento 2, em qual dos copos a reação do comprimido com a água ocorreu mais rapidamente? Explique a sua resposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com