TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Dúvidas Referentes à Unidade

Por:   •  20/8/2019  •  Artigo  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  1.103 Visualizações

Página 1 de 5

"Um vilarejo perdido na Amazônia boliviana ficou famoso após um israelense se perder na selva, e hoje recebe hordas de mochileiros em busca de uma aventura parecida. Uma turista que vai a um vilarejo do Mali com uma visão romântica da África dos filmes de Hollywood se surpreende ao deparar-se com a realidade extremamente pobre do lugar. Por meio de exemplos práticos como esses, um novo documentário americano lança luz sobre um tema que poucas vezes passa na cabeça de quem viaja de férias: o impacto nem sempre positivo que o turismo provoca no meio ambiente, na economia e na cultura de localidades no mundo todo, especialmente em países pobres e emergentes".

 

MANTOVANI, F. Pesquisadora levanta efeitos negativos do turismo pelo mundo. Portal G1 - Turismo e Viagem, 31 jan. 2014. Disponível em: <http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2014/01/pesquisadora-levanta-efeitos-negativos-do-turismo-pelo-mundo.html>. Acesso em: 03 abr. 2019.

 

Compreendemos que a atividade turística engloba diversos setores e gera impactos tanto positivos quanto, muitas vezes, negativos em determinados destinos.

Conforme ilustrado anteriormente no trecho da reportagem do Portal G1, responda: quais são os impactos do turismo aos quais a reportagem se refere acima? Descreva cada um dos impactos ilustrando cada um com exemplos no Brasil.

O turismo, é de fato, uma atividade na qual movimenta economias, cria nova tendências, costumes e estilos.  Emuitas dessas motivações dadas pelo turismo, são provenientes de um modismo, ou uma nova tendência que surgiu e tem-se um novo porquê da motivação em visitar aquele novo destino.

Na reportagem acima, o primeiro item a ser citado, foi a passagem que um turista israelense havia se perdido no meio da selva amazônica boliviana, e assim, teve de encontrar meios para sair desta em segurança, com este acontecimento, muitos outros turistas, principalmente aqueles que possuem "fome" de turismo de aventura, passaram a ver aquilo não como uma experiência perigosa, mas sim, como uma experiência única, e assim, também motivando-os a "se  perderem" no meio da floresta na bolívia para poder vivênciar as mesmas experiências tidas pelo turista israelense, embora, tal atividade pode ser muito arriscada quando se não é bem planejado ou feito com guias expecializados haja vista que por se tratar de um ambiente de selva, os turistas ficarão sucetíveis a ataques de animais selvagens, riscos por desidratação dado pela falta de água tratada, bem como a falta de acessibidlidade à um atendimento médico. Esse tipo de turismo, quando não controlado e supervisionado não é apenas prejudicial e arriscado ao turista, mas também, caso esta atividade começe a ser frequente e saia do controle, isto coloca em risco também toda a fauna e flora ali existente, já que uma vez que o turismo começa a dar certo em um determinado local, ele começa a ser cada vez mais explorado visando o lucro, assim, sabemos que grandes empresas abrirão novas filiais de seus empreendimento hoteleiros no local, novas massas de transporte para o local, bem como o grande número de turistas de uma forma descontrolada, assim gerando o chamado turismo de massa que pode acabar destruindo todos os aspectos naturais de um determinado destino, como reportado na reportagem em questão.

Em uma segunda passagem na reportagem, a autora conta sobre a falsa visão que podemos ter de determados destinos à partir do que vemos nos filmes e mídias digitais, e isto é de fato mais comum do que podemos imaginar, já que há diversos destinos nos quais são mostrados como países ricos em belezas naturais, entretanto a verdadeira face destes pode ser de um país que esteja em situações de extrema pobreza ou em estados de calamidades sociais como guerras civís, conflitos políticos ou até mesmo falta de uma infraestrutura básica para se receber o turista.

Aqui, no Brasil, não estamos muito longe desta triste realidade mostrada pela autora do texto, podemos equiparar o primeiro fato reportado do turista israelense, pelos diversos danos causados pelo turismo de massa em áreas naturais, que  são mostrados como destinos paradisíacos que hoje estão sofrendo com estes problemas. Um dos principais exemplos disto são as praias do Rio de Janeiro, que são mostradas como um dos principais atrativos do Brasil, o que de fato são, embora em sua real imagem elas estão sempre cheias de lixos tanto na areia quanto na água deixados pelos turistas que ali visitam, e também uma grande falta de segurança para aqueles que ali estão, já que é muito frequente vermos em noticiários reportagens sobre arrastões ou assaltos na praia em plena a luz do dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com