TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questoes De 1 A 8 Referentes A Unidade 5 Filisofia Politica Capitulo 21

Exames: Questoes De 1 A 8 Referentes A Unidade 5 Filisofia Politica Capitulo 21. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  1.213 Visualizações

Página 1 de 2

1- A política trata das relações de poder. Poder é a capacidade ou a possibilidade de agir e influenciar outras pessoas. O poder supõe dois pólos: de quem exerce o poder e daquele sobre o qual o poder é exercido. Para que alguém exerça o poder é preciso ter força, entendida como instrumento para o exercício do poder. Quando falamos em força, pensamos logo em força física, coerção, violência. Na verdade, este é apenas um dos tipos de força.

2- ¬¬¬¬ Estados Teocráticos: Vontade de Deus

 Monarquia Hereditária: Poder passa de geração em geração e mantido pela força da tradição.

 Governos Aristocráticos: O melhor detém o poder exercendo funções de mando.

 Democracia: O poder legítimo nasce da vontade do povo, poder nasce do povo.

3- Conflito: O conflito carrega um sentido pejorativo, como algo que devesse ser evitado a qualquer custo. Ao contrario, divergir, é inerente à sociedade pluralista. Se a democracia respeita o pensamento divergente, isto é, os múltiplos discursos, ela também admite uma heterogeneidade essencial; portanto o conflito de poderes é inevitável. Na sociedade democrática, o conflito e trabalhado pela discussão e pelo confronto; é assim que a historia se faz, nessa aventura que o cidadão se lança em busca do possível, a partir de dificuldades e imprevistos.

4-  O totalitarismo, fenômeno político do século XX, mobilizou o modo surpreendente grandes segmentos da sociedade de diversos países.  Os regimes autoritários costumam ser identificados indevidamente com os governos totalitários. O que há de comum entre eles é que ambos cerceiam as liberdades individuais em nome da segurança nacional,recorrem à maciça propaganda política, exercem a censura e dispõem de aparelho repressivo.

...

Baixar como  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »