TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MEDIDAS DE VOLUME APROXIMADAS E PRECISAS

Por:   •  17/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.722 Palavras (7 Páginas)  •  4.104 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

MEDIDAS DE VOLUME APROXIMADAS E PRECISAS

 RJ

2017

  1. Resumo

A medição de volume dos líquidos é feita por vidrarias de precisão, entre elas, estão: Proveta Graduada, Pipetas Volumétrica e Graduadas, Bureta, que são de maior precisão, e o Béquer e Erlenmeyer são de precisão aproximadas. No procedimento executado no dia 10 de outubro de 2017, usou-se no laboratório de química as vidrarias volumétricas em diversos experimentos contendo a água destilada como reagente destes e chegamos as conclusões de que as vidrarias volumétricas são mais precisas do que as graduadas.

Palavras-Chave: Laboratório, Vidrarias, Volume dos Líquidos

  1. Sumário

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 OBJETIVO        4

2 DESENVOLVIMENTO        4

2.1 MATERIAIS, VIDRARIAS E EQUIPAMENTOS:        4

2.2 REAGENTES:        5

2.3 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS        5

2.3.1 Procedimento 1        5

2.3.2 Procedimento 2        5

2.3.3 Procedimento 3        5

2.3.4 Procedimento 4        5

2.3.5 Procedimento 5        6

3 CONCLUSÃO        6

3.1  RESULTADOS E DISCUSSÃO:        6

3.2 CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        8

ANEXO A: Atividade de Verificação        9

ASSINATURA DOS AUTORES DO RELATÓRIO        10

  1. INTRODUÇÃO

                Medir significa determinar, com base em uma escala, a quantidade de alguma grandeza. Para determinarmos volumes, utilizamos vários recipientes que nos ajudam a realizar medidas, também com diferentes níveis de precisão. O resultado de uma determinada depende, muitas vezes, de grau de precisão com que foram realizadas as medidas. Por isso, é importante conhecer os recipientes volumétricos, saber manipulá-los de forma correta, estar ciente dos erros que podem acontecer, e procurar evitá-los. (Segundo Prof. Dr. Anselmo, 2010.)

                De um modo geral, para medidas precisas, usam-se pipetas, buretas e balões volumétricos, que constituem o chamado material volumétrico. Aparelhos volumétricos são calibrados pelo fabricante e a temperatura padrão de calibração é de 20°C. A medida do volume líquido é feita comparando-se o nível do mesmo com os traços marcados na parede do recipiente. A leitura do nível para líquidos transparentes deve ser feita na tangente ao menisco, estando a linha de visão do operador perpendicular à escala graduada, para evitar erro de paralaxe. Com líquidos escuros a leitura é feita na parte superior do menisco. (Segundo CHRISPINO, Alvaro; FARIA, Pedro. Manual de Química Experimental. Campinas: Átomo, 2010.)

   

  1. OBJETIVO

         Conhecer vidrarias e técnicas de medidas de volume em laboratório.

  1. desenvolvimento

  1. MATERIAIS, VIDRARIAS E EQUIPAMENTOS

1 Balança;

1 Béquer de 250 ml com escala;

1 Bureta de 50ml;

1 Erlenmeyer de 250ml com escala;

1 Estante para tubo de ensaio;

1 Pipeta graduada de 10 ml;

1 Pipeta volumétrica de 25 ml;

1 Proveta de 100 ml com escala;

           1 Termômetro;

           7 Tubos de ensaio;[pic 1]

1 Cronômetro;

          1 Garra metálica para bureta;

          1 Pera de sucção;

          1 Suporte universal para bureta;

             1 Pisseta ou Frasco Lavador.

  1. REAGENTES

         Água Destilada - H2O

  1. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

2.3.1  Procedimento 1

Mediu-se a temperatura da água que foi utilizada. Logo após, mediu-se 100 ml de água em um béquer e transferiu-se quantitativamente para o erlenmeyer e verificou-se o erro na escala. Em seguida, transferiu-se para a proveta graduada e foi feito a leitura do volume verificando a precisão.

2.3.2 Procedimento 2

Posteriormente mediu-se 100 ml de água na proveta graduada e transferiu-se para o béquer verificando o erro na escala. Transferiu-se para o erlenmeyer, analisando sua precisão. Colocando estes três aparelhos em ordem crescente de precisão.

2.3.3 Procedimento 3

 Pipetou-se 25 ml de água usando a pipeta volumétrica. Em seguida transferiu-se para a proveta, comparando a precisão das escalas. Mediu-se a massa dos 25 ml de água, calculou e comparou a densidade teórica e prática.

2.3.4 Procedimento 4

Pipetou-se com a pipeta graduada (transferiu-se para diferentes tubos de ensaio): 1 ml; 2 ml; 5 ml; 1,5 ml; 2,7 ml; 3,8 ml e 4,5 ml de água, com a finalidade de treinar o aluno para controlar volumes variáveis numa pipeta graduada.

2.3.5 Procedimento 5

 Encheu-se novamente a bureta, acertando o menisco e escoando para o erlenmeyer, gota a gota (lentamente), marcando o tempo de escoamento dos primeiros 25 ml. Aguardaram-se 30 segundos e leu-se novamente o volume ecoado. Continuou-se o escoamento da água para um erlenmeyer, gota a gota ( acelerada), até completar 50 ml e leu-se novamente na bureta o volume escoado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (130.7 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com