TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS SUBSTÂNCIAS COVALENTES E IÔNICAS

Por:   •  3/8/2020  •  Relatório de pesquisa  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

SUBSTÂNCIAS COVALENTES E IÔNICAS

Resumo: O intuito do trabalho seguinte é proporcionar conhecimento a respeito de substâncias covalentes e iônicas fazendo com que possamos compreender melhor o comportamento molecular através da eletroatividade de cada substância.

Palavras-Chave: Polar. Apolar. Heterogenia. Homogenia.

Abstract

The purpose of the next paper is to provide knowledge about covalent and ionic substances so that we can better understand molecular behavior through the electroactivity of each substance.

Keywords: Polar. Apolar. Heterogeneous. Homogeneous.

referencial teórico  

        As moléculas se comportam de uma forma completamente peculiar, pois, elas podem fazer diversos tipos de ligações como a ligação covalente onde compartilham elétrons entre ametais e ametais e o hidrogênio, já as moléculas que fazem ligações iônicas ocorrem entre metais e ametais onde ocorre uma espécie de troca equivalente possibilitando a estabilidade das moléculas.

Procedimento Experimental:

  1. Ação de um campo elétrico em líquidos:

Material utilizado: bureta, copo de béquer, caneta, água, álcool e acetona.

Resultados, conclusões e observações: Foram carregadas três buretas: uma com água, uma com álcool e outra com acetona. Com os copos de béquer posicionados abaixo de cada bureta foi aberta a torneira de cada uma e se aproximou uma caneta, que estava eletrizada por sofrer atrito com o cabelo, e pôde-se observar que o campo elétrico formado mudava o percurso do filete tanto de água como o de álcool, já ao repetirmos o processo com a acetona nada aconteceu.

Isso pode ser explicado pela polaridade das moléculas. As moléculas apolares não sofrem desvios ao entrar em contato com um campo elétrico, mas as moléculas polares são desviadas por essa ação. Assim, como a água e o álcool são moléculas polares o líquido desviou, ao contrário do hexano que é apolar por isso ele não apresentou nenhuma variação.

  1. Determinação da polaridade de sólidos covalentes:

Material utilizado: tubos de ensaio, estante, espátula, água, hexano, naftalina, sacarose e iodo.

Resultados, conclusões e observações: Foram formados três grupos, cada grupo continha um tubo de ensaio com água e um com hexano. A água é polar e o hexano apolar, assim adicionamos separadamente naftalina, sacarose e iodo, depois agitamos e pudemos observamos os resultados:

No grupo 1 foi adicionada uma ponta de espátula de naftalina, que por ser uma substância apolar não se dissolveu no tubo que continha água, apenas ficando por cima da água. No tubo com hexano a naftalina primeiramente ficou acumulada no fundo e após a agitação se dissolveu.

No grupo 2 colocamos uma ponta de espátula de sacarose, no tubo de água após a agitação ela se dissolveu e no tubo com hexano ficou acumulada no fundo.

No grupo 3 adicionamos uma bolinha de iodo em cada tubo. A água apresentou uma coloração levemente amarelada, mas o iodo não se dissolveu por inteiro; o tubo que continha hexano ficou com uma forte coloração roxa e resultou em uma mistura homogênea.

  1. Classificação de compostos iônicos e covalentes pela condução de corrente elétrica:

Material utilizado: Água destilada, cloreto de sódio, ácido clorídrico, Acetona e eletrodos.

Letras

Substâncias

Taxa de condutividade

A

Água destilada

1

B

NaCl sólido

0

C

NaCl 1mol/L

1

D

HCl 3 mol/L

1

E

HCl 0,1 mol/L

1

F

Acetona(C3H6O)

0

Legenda: (0) não condutor, (1) para condutor.

Observações: A água destilada não conduz eletricidade, portanto provavelmente ela não se encontrava pura no momento do teste. O cloreto de sódio quando no estado sólido não passa corrente. No estado líquido quanto maior for a concentração maior a passagem de corrente. No ácido clorídrico quanto mais concentrado consequentemente terá mais íons positivos, assim borbulhando mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (96.2 Kb)   docx (552.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com