TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ligação covalente

Artigo: Ligação covalente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Artigo  •  201 Palavras (1 Páginas)  •  224 Visualizações

1s2s2p

De acordo com a Teoria do Orbital Molecular, uma ligação covalente é a sobreposição de orbitais. Quanto mais efetiva for esta sobreposição, mais forte e mais estável será a ligação. Ao ligar-se com outros átomos, o carbono sofre um fenômeno chamado de hibridização, que consiste na passagem de um elétron do orbital 2s para o orbital 2pz que está inicialmente vazio. Deste modo, o carbono pode fazer ligações mais estáveis e mais fortes, ou seja, os orbitais atômicos podem se sobrepor mais facilmente com o de outros átomos após a hibridização.

Dependendo da reorganização dos orbitais após a passagem de um elétron 2s para o orbital 2p podemos classificar as hibridizações em sp3, sp2 e sp.

4 orbitais híbridos sp33 orbitais híbridos sp22s22px2 orbitais híbridos spHibridização sp3:Hibridização sp2:Hibridização sp:2py2pz2s22px2py2pz2s22px2py2pz2 orbitaisp purosorbitais p puro

A hibridização resulta na formação de orbitais híbridos, que podem se sobrepor de maneira mais efetiva em ligações covalentes, formando ligações σ. As ligações σ são aquelas que ocorrem ao longo do mesmo eixo entre dois núcleos. Já os orbitais p puros, que não são hibridizados, são paralelos entre si e perpendiculares aos orbitais híbridos. Estes orbitais não conseguem se sobrepor de maneira efetiva, formando ligações mais fracas, denominadas ligações π.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com