TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ligações Covalentes

Dissertações: Ligações Covalentes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

Ligações Química Existentes

.2-4 Ligação Iônica

A ligação iônica é formada pela atração eletrostática entre íons de cargas opostas, positivos (cátions) e negativos (ânions).Nesta ligação a transferência de elétrons é definitiva.

Para formar a ligação é necessário que um dos átomos possua uma tendência de ceder elétrons, enquanto outro tenha a tendência de receber elétrons. Os átomos com tendência a ceder elétrons são os metais das famílias IA, IIA, IIA, e os átomos que recebem elétrons são os ametais que apresentam quatro, cinco, seis e sete elétrons na camada de valência.

Arranjos entre compostos iônicos formam substâncias iônicas. Tudo começa quando os íons unem-se devido ás forças de atração eletrostática.

Os sais e outros grupos de minerais possuem íons que formam compostos iônicos e, consequentemente, substâncias iônicas. A formação do sal de cozinha (cloreto de sódio) a partir de átomos de sódio (Na) e de cloro (Ci) é o exemplo que mais representa uma ligação iônica. O átomo de sódio consegue a estabilidade eletrônica quando perde um elétron, originando o íon Na+. O átomo de cloro atinge a estabilidade quando recebe um elétron, originando o íon CI.

Cargas com sinal contrário se atraem.

Força que mantém os íons unidos quando um átomo cede definitivamente um ou mais elétrons para outro átomo.

.2-5 Ligação Covalente

As ligações covalentes representam a união entre átomos estabelecida por pares de elétrons. Elas ocorrem somente com átomos que tem a tendência a ganhar elétrons.

Também denominadas ligações homopolares ou moleculares, são aquelas que ocorrem entre átomos de elementos eletronegativos, ou seja, com tendência de receber elétrons, estabelecendo uma ligação de compartilhamento de elétrons das suas camadas de valência.

A ligação covalente pode ocorrer entre os seguintes elementos: hidrogênio, ametais e semimetais. Os metais nunca participam desse tipo de ligação.

Vamos considerar um exemplo simples de ligação covalente: a ligação de formação do gás hidrogênio (H2):

H + H → H2

Observando o desenho , os átomos precisavam receber um elétron para completar a sua camada de valência – segundo a Regra do Octeto – e para, dessa forma, ficarem estáveis. Portanto, eles compartilharam seus elétrons e, desse modo, ambos passaram a dispor de dois elétrons, ficaram com sua camada K completa e adquiriram configuração do gás nobre hélio.

Esse compartilhamento de elétrons é o que diferencia esse tipo de ligação da ligação iônica, na qual há transferência de elétrons.

União entre átomos estabelecida por pares de elétrons ( compartilhamento ).

.2-6 Ligação Metálica

Ligação metálica é a ligação entre metais e metais. São chamadas de ligas metálicas que são cada vez mais importantes para o nosso dia-a-dia.

No estado sólido, os metais se agrupam de forma geometricamente ordenados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com