TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE LABORATORIAL RELATÓRIO

Por:   •  31/12/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.053 Palavras (13 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E

TECNOLOGIA DO MARANHÃO

CAMPUS: CODÓ         TURMA – B4/ 1º PERÍODO

CURSO: LICENCIATURA EM QUÍMICA

DISCIPLINA: QUÍMICA EXPERIMENTAL I

PROFESSOR (A): Dra. LIDIANE DA SILVA ARAÙJO

ALUNOS (AS): NÁGILA DAIANE VIEIRA BRITO

     DATA DA ATIVIDADE: 2019                                 DATA DE ENTREGA: 03/07/19

ATIVIDADE LABORATORIAL

RELATÓRIO 03

CODÓ (MA)

1º SEMESTRE/2019

ALUNOS (AS): NÁGILA DAIANE VIEIRA BRITO, [pic 3]

ATIVIDADE PRÁTICA: PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS

[pic 4]

CODÓ (MA)

1º SEMESTRE/2019

SUMÁRIO[pic 5]

  1. Introdução5
  2. Objetivos6
  3. Materiais e Reagentes 6
  4. Procedimento Experimental 6
  5. Resultados e Discussão 8
  6. Conclusão14

  Referências15

RESUMO[pic 6]

O presente trabalho foi realizado a partir de uma prática laboratorial realizada nas dependências do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA – campus Codó, no laboratório de química, para a disciplina química experimental I, cujo objetivo foi conhecer os processos de separação de misturas e, separar os componentes de misturas homogênea e heterogênea. Essas separações foram feitas por meio de filtração simples, com o funil de filtração juntamente com o papel filtro, com uma solução de carbonato de cálcio (CaCO3) + agua, pelo processo de decantação, com o funil de decantação como reagentes agua e óleo, e o processo de centrifugação, colocando no equipamento centrífuga, uma solução de leite com vinagre, e outra com agua, somente para haver um equilíbrio no equipamento. No decorrer desse trabalho estão expostos alguns processos de separação de misturas, e suas características. E por fim cada processo de separação tem sua utilidade, e especificidades, pois as misturas e suas características são variadas, portanto se faz necessário conhecer, e realizar todos os processos de separação de misturas.

1. INTRODUÇÃO

O processo de separação pode ocorrer de várias formas e o método a ser utilizado depende dos seguintes aspectos:

  • Tipo de mistura: homogênea ou heterogênea;
  • Natureza dos elementos químicos que formam as misturas;
  • Densidade, temperatura e solubilidade dos elementos.

Para obter os componentes de um sistema heterogêneo usam – se os processos mecânicos de separação, e os processos físicos de separação para obter os componentes de uma mistura homogênea. Alguns processos utilizados para separação de misturas heterogêneas são: filtração, decantação, levigação, e peneiramento. Já para misturas homogêneas tem – se os processos de: destilação, liquefação, dissolução, e recristalização.

A necessidade de separar substâncias surge por diversos motivos. São exemplos, a separação da água para obter sal, a separação de poluentes no tratamento da água e a própria separação de lixo. Os processos de separação são utilizados para separar substancias misturadas, podendo ser homogêneas, contendo aspecto uniforme, e ou heterogêneas exibindo duas ou mais fases visivelmente.

São muitos os processos de separação, no entanto, nesse relatório tem – se mais ênfase as que foram realizadas na prática laboratorial. Sendo filtração simples, utilizando – se o funil de filtração com papel filtro, a decantação com o funil de decantação, pela densidade dos líquidos, pois o que fica por baixo é retirado, enquanto o outro componente da mistura permanece no recipiente, e a centrifugação, utilizando – se a centrífuga.

Contudo, foi possível conhecer os processos de separação de misturas, e realiza – los na prática, além de identificar a utilidade de cada processo, entendendo sua importância, tanto para os químicos, quanto para a sociedade. Já que esses processos facilitam, e aceleram muitos processos para obter componentes que são necessário no cotidiano.

2. OBJETIVOS

  • Conhecer os processos de separação de misturas.
  • Separar os componentes de misturas homogênea e heterogênea.

3. MATERIAIS E REAGENTES

  • Materiais:

Béquer, tubo de ensaio, bastão de vidro, erlenmeyer, papel filtro, funil de decantação, funil de filtração simples, pipeta graduada, suporte universal, garra, e centrifuga.

  • Reagentes:

Carbonato de cálcio (CaCO3) + agua, óleo, agua, acido acético( vinagre), e leite.

4. PROCEDIMENTO EXPERIENTAL

  • Filtração Simples
  • Para esse processo de separação, primeiramente foi montada a estrutura: no suporte universal com garra, colocou – se o funil de filtração simples juntamente com o papel filtro, depois, mediram – se 50 mL da mistura de carbonato de cálcio (CaCO3) + agua, em um béquer, e em seguida essa mistura foi adicionada no funil, passando a um  erlenmeyer. Foram feitas anotações. [pic 7]

                                                 

                                                IMAGEM 01 – Representa os processos descritos acima.

  • Decantação
  • Nesse processo também foi utilizado o a estrutura: suporte universal com garra, e o funil de decantação, em seguida mediram – se 30 ml de agua, e 10 mL de óleo, para serem colocados no funil de decantação.[pic 8]

                                        IMAGEM 02 – Representa o processo de decantação realizado no Laboratório

  • Centrifugação
  • Nesse processo, inicialmente foram medidos 5 ml de agua colocados em um tubo de ensaio, e 5 mL de leite juntamente com 3 gotas de acido acético (vinagre)  e colocado em outro tubo de ensaio, em seguida os dois tubos foram colocados na centrifuga.    [pic 9][pic 10]

                                                         

IMAGEM 3, e 4 – demonstram os processos realizados.

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (554.5 Kb)   docx (630.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com