TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acetanilida

Por:   •  29/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  1.674 Visualizações

Página 1 de 4

Nomes:


Yara Rafaela Maia                                        RA:158520

Raquel

Introdução:

        Nesta 6º aula pratica realizamos a síntese e purificação da acetanilida através de uma reação de acilação, entre a anilina e o anidrido acético, em uma relação aproximada de 1:1. Após a etapa de purificação por recristalização, pesamos o material, obtendo um rendimento aproximado de 66,6% e medimos sua faixa fusão, aproximadamente 110ºC a 114ºC. Ademais, foi realizada uma espectroscopia no IV que será analisada brevemente neste relatório

Resultados e discussão:

A síntese da acetanilida ocorreu a partir de uma reação aproximadamente equimolar entre a anilina e anidrido acético. Foram adicionados aproximadamente 0,022 mol de anilida em agua, posteriormente reagidos com 0,026 mol de anidrido acético. Evidencias reacionais foram notadas tais como: formação de um precipitado branco, aumento da temperatura- reação fortemente exortermica- e geração de odor avinagrado devido formação de ácido acético como subproduto.

O mecanismo dessa reação baseia-se no ataque nucleofílico da anilina (amina primária) sobre o carbono carbonílico do anidrido acético, provocando a protonação do nitrogênio e o fenômeno de ressonância no oxigênio. Há assim a formação de um intermediário tetraédrico e posteriormente da acetanilida e do ácido carboxílico conforme ilustra a Figura 1.

[pic 1]

Figura 1: Mecanismo da reação de síntese de acetanilida a partir de anilina e anidrido acético.

O experimento proporcionou a obtenção de 1,9826g de acetanilida, enquanto que a massa esperada era, de acordo com a estequiometria e com um rendimento hipotético de 100%,  cerca de 2,9718 g, revelando rendimento de 66,7%. A perda de massa durante o processo deveu-se principalmente a manipulação do composto, que foi transferido repetidas vezes entre os aparelhos usados (Kitassato/folhas de filtro/espátula/vidro de relógio).

A etapa de purificação foi feita com agua destilada pois a acetanilida sintetizada é solúvel em água , mas pouco solúvel em água a frio- conforme ilustra a Figura 2- configurando-se como um bom solvente para a recristalização.

[pic 2]

Figura 2: Curva de solubilidade- Massa em gramas de acetanilida dissolvidas em 100 mL de agua em função da temperatura.

Foi utilizado carvão ativo durante a etapa de aquecimento para recristalização da acetanilida com o objetivo de retirar as impurezas. A solução foi filtrada a quente, e esperamos o inicio da cristalização para um resfriamento a banho de gelo por cerca de 30 minutos. Em seguida a solução foi filtrada a vácuo, os cristais foram lavados a frio e for fim deixados na estufa a 80ºC para secagem por mais 30 minutos.

Com os cristais já secos, foi realizada a pesagem para calculo de rendimento, uma liquota foi retirada para o técnico e foi realizada o teste de fusão com o aparelho de Fischer Johns para determinação da pureza da substancia sintetizada. Obtivemos uma faixa de 110ºC a 114ºC, diferindo pouco ao intervalo de temperatura teórico, de 114ºC a 116ºC. Tal fato revela que a acetanilida obtida tinha certo grau de impureza.

No que diz respeito à espectroscopia de infravermelho, foi separada uma porção da acetanilida para análise do técnico de laboratório. De posse do espectro e de acordo com o catálogo SDATLER, entende-se que os cristais produzidos eram realmente de acetanilida.

Analisando os picos do espectro (Anexo I), percebe-se, especialmente, que:

1. A forte absorção em torno de 1660/70 representa a ligação dupla C=O.

2. A fraca absorção em torno de 3050/3060 representa a ligação num carbono aromático C-H.

3. Em torno do comprimento de onda 3200, há indicação da ligação N-H.

Raquel precisamos fazer a tabela requerida no relatório com base nesse catalogo, fazer uma capa e terminar a conclusão. Sera que vc conseguiria fazer isso sozinha? Caso não, me liga. Estou muito cansada, são quase 4 horas e fiz o que pude . Qualquer coisa vou a BIQ ou ao SIFEQ mais tarde, mas não sei se conseguirei te encontrar as 10 lá.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (236.2 Kb)   docx (111.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com