TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidos

Projeto de pesquisa: Acidos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

1 – INTRODUÇÃO

Ácidos

São substâncias que têm certas propriedades em comum. Os ácidos possuem sabor azedo ou cáustico, facilmente identificado em frutas cítricas, como limão, laranja e maçã. Têm a capacidade de alterar a cor de certas substâncias orgânicas, denominadas indicadores. Conduzem a corrente elétrica em solução aquosa e reagem com as bases produzindo sal e água.

Bases

Também chamadas de álcalis, faz parte de um outro grupo de substâncias com um jogo diferente de propriedades. Existem muitas bases fracas e inofensivas no nosso cotidiano, dentre as muitas podemos citar o sabonete que faz muita espuma e desliza facilmente pela pele. Por outro lado, existe também bases fortes e corrosivas tanto quanto os ácidos, como por exemplo: hidróxido de sódio, hidróxido de amônio, etc. As bases possuem sabor amargo (adstringente), modificam a cor dos indicadores ácido-base. Conduzem corrente elétrica quando fundidos ou em solução aquosa. Reagem com ácidos produzindo sal e água. Obs: Nunca tentar identificar um ácido ou uma base provando!

Indicadores

A propriedade mais notável dos ácidos e bases, sem dúvida, é a habilidade que eles tem em mudar a cor de certos vegetais. Os sucos de alguns vegetais e algumas plantas podem funcionar como indicadores de ácido-base (pH), ou seja, indicam quanto ácido ou básica é uma substância.

O repolho roxo, encontrado em supermercados funciona como indicador de substâncias ácidas e básicas. Quando um pouco do extrato do repolho roxo é adicionado a uma solução ácida a mesma apresentará coloração vermelha. Já em uma solução básica, a solução se tornará azul ou verde.

Escala de pH

Os Químicos usam uma escala de PH para expressar quão forte é uma substância ácida ou básica. Um valor de PH abaixo de 7 (sete) indica que a substância é ácida e, quanto menor for o número (6, 5, 4, 3, 2 ..) mais forte será o ácido. Um valor de PH acima de 7 (sete) indica que a substância é alcalina (básica) e, quanto maior for o número (8, 9, 10 ...) mais forte será a substância alcalina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com